Estratégia DRP: o melhor planejamento para distribuidora

Estratégia DRP

A estratégia DRP é uma ferramenta de gestão que pode auxiliar distribuidoras a organizarem seus processos. Portanto, o método une toda a cadeia de distribuição. Assim, neste artigo, vamos te mostrar como aplicar este método na sua empresa. Confira!

DRP é a sigla para Distribution Requirements Planning, ou Planejamento das Necessidades de Distribuição. Desse modo, o objetivo dessa estratégia é ter um controle de estoque eficiente para atender todas as demandas dos clientes. 

Com a estratégia DRP, é possível organizar o processo de distribuição. À vista disso, é preciso considerar as transações da distribuidora entre os fabricantes dos produtos e os clientes. Além disso, é necessário garantir a disponibilidade de itens em estoque e atendimento das demandas.

Dessa forma, a distribuidora é capaz de prevenir a falta de mercadorias para atender os pedidos de todos os seus clientes, equilibrando disponibilidade e volume de compras do mercado. 

Também, ao aplicar a estratégia DRP, é possível minimizar prejuízos com o excesso de produtos em estoque, considerando que mercadorias paradas na prateleira também não é uma situação ideal. 

Como funciona a estratégia DRP

A estratégia DRP é um processo composto por três etapas principais, que devem ser colocadas em prática de forma alinhada. 

Além disso, ela requer também o investimento em tecnologias que automatizam a gestão de mercadorias para a reformulação da execução das atividades da distribuidora. 

Veja como a DRP funciona:

  • Primeira etapa – Levantamento de produtos

Em um primeiro momento, é preciso realizar o levantamento dos produtos disponíveis no centro de distribuição e nos pontos de venda. 

Esta etapa pode ser realizada por contagem manual ou conferência no sistema, se for o caso.

Assim, é possível determinar informações importantes, como:

  • Previsão de demanda
  • Estoque do centro de distribuição disponível para venda
  • Pedidos de entrega atuais e futuros
  • Produção pendente
  • Lead time dos pedidos
  • Fluxo de entrega – frequência e prazos
  • Quantidades mínimas para compra, armazenagem e distribuição
  • Segunda etapa – Recursos necessários 

Então, o segundo passo é criar um modelo para definir os recursos necessários para desenvolver as estratégias da logística, tais como:

  • Identificar os produtos com maior saída, considerando quantidade, lugares e períodos com maior demanda
  • Antecipar a necessidade de investimentos em estoque, considerando mão de obra, equipamentos e estrutura
  • Planejamento do transporte necessário para distribuição
  • Nível de compras por cada tipo de produto
  • Terceira etapa – Criação de estratégias

A última etapa da estratégia DRP consiste em definir ações planejadas para o melhor controle do estoque e organização do processo de distribuição. 

Assim, partindo de todas as etapas anteriores, é possível criar estratégias para garantir a aquisição ideal de produtos, considerando corretamente a oferta e a demanda, evitando falta ou excesso de mercadorias nos pontos de vendas. 

Leia também: Como montar um planejamento anual eficaz para distribuidoras

Principais benefícios da estratégia DRP

A estratégia DRP traz mais assertividade na distribuição dos produtos e dos envios do centro de distribuição para os pontos de venda. 

Dessa forma, as operações de uma distribuidora ficam mais organizadas e otimizadas, melhorando ainda mais o atendimento às demandas dos clientes. 

Além disso, a estratégia DRP traz também os seguintes benefícios:

Redução de custos

Uma operação mais eficiente também é uma operação mais econômica. 

A estratégia DRP auxilia a distribuidora a operar com os níveis de estoque de acordo com as demandas dos clientes, sem excessos nem desperdícios, em caso de descarte de itens que ficaram armazenados por muito tempo e perderam o prazo de validade, por exemplo. 

Assim, essa estratégia, quando bem planejada e executada, gera redução de custos, fator importante em qualquer negócio.

Aumento da eficiência 

Para aumentar a eficiência, além da estratégia DRP, é importante contar com um sistema de gestão inteligente para automatizar e, consequentemente, otimizar processos. 

Uma distribuidora pode contar com diversos produtos em quantidades diferentes para clientes variados, e realizar toda a operação de compra, venda e organização de estoques sem um software completo é bastante arriscado.

Contar com um bom sistema evita falhas de processo e ruptura de estoque, já que esses diferentes processos são automatizados. Além disso, o fluxo de trabalho fica mais organizado e preciso, aumentando a eficiência e a rentabilidade do negócio.

Otimização de rotas 

Como vimos, após organizar toda a estratégia de organização de estoques e demanda dos clientes, é possível identificar o produto necessário na quantidade ideal e nos lugares e períodos certos.

Assim, é possível também criar as melhores rotas para atender clientes com menores prazos e maior demanda, por exemplo, já que essa situação já vai estar prevista em toda a estratégia DRP.

Visibilidade ampla dos processos

O planejamento e a organização decorrentes da metodologia DRP também proporcionam uma melhor visibilidade da situação do dia a dia das operações de uma distribuidora. 

Questões como reposição dos pontos de venda, circulação de mercadorias, atendimento às demandas dos clientes são essenciais para o correto funcionamento do negócio, e nada melhor do que saber exatamente o que está acontecendo em cada uma dessas etapas.  

O que você achou do nosso artigo? Já aplicava a estratégia DRP na sua distribuidora? Comente!

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