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Gestão de empresas: 7 estratégias para o sucesso do seu negócio

Gestão de empresas: 7 estratégias para o sucesso do seu negócio

O sucesso de uma empresa não está no desempenho operacional, mas sim na atuação estratégica de seus gestores. Administrar uma empresa demanda alto grau de dedicação e empenho e os gestores enfrentam desafios todos os dias.

Mas uma empresa que somente sobrevive aos desafios tende a permanecer estagnada. Para crescer, é necessário buscar estratégias de desenvolvimento. A responsabilidade disso cabe ao gestor, que deve estar interessado em buscar melhorias e crescimento.

A gestão estratégica é imprescindível para conduzir bem os negócios. É a gestão que vai ajudar na tomada de decisão a fim de alcançar os objetivos estipulados no planejamento estratégico da empresa.

Para alcançar tal resultado, é preciso que as ações estratégicas, gerenciais e operacionais estejam em perfeita harmonia, rumando para o mesmo objetivo. Hoje, vamos te mostrar 7 estratégias para o sucesso do seu negócio através da gestão de empresas.

 

7 estratégias para o sucesso de sua empresa

1 – Encontre o seu diferencial 

Toda empresa existe por um motivo. Entretanto, além de saber o por quê de sua empresa existir, você deve também conhecer seu diferencial em relação ao que já existe no mercado. Esta é a primeira estratégia para o sucesso do seu negócio.

Certamente, você sabe quem são seus concorrentes e conhece minimamente o trabalho deles. Mas  somente quando você identifica o seu diferencial é que pode explorar esse fator a seu favor.

Sabendo quais benefícios sua empresa  pode oferecer aos clientes que os concorrentes não oferecem, você consegue focar suas estratégias em torno de suas forças, potencializar os resultados de suas ações de marketing, além de segmentar melhor a sua empresa.

 

2 – Análise 360° da oportunidade de negócio

Quando temos uma ideia para iniciar um negócio, geralmente nos apaixonamos por ela e a colocamos em um lugar intocável. Porém, o bom gestor sabe que uma das estratégias para o sucesso do seu negócio é fazer a análise de viabilidade de maneira completamente imparcial.

Essa análise é conhecida como análise 360° da oportunidade de negócio. Trata-se de uma ferramenta que te permite identificar o quão viável é uma ideia ou um negócio como um todo. Basicamente, ela possibilita analisar a empresa por todos os lados, incluindo o ambiente interno e o externo.

O que você tem que fazer é simples. Em uma folha de papel ou no computador, se preferir, trace um círculo e o divida ao meio. De um lado, os fatores internos. Do outro, os externos. Depois, você deverá traçar 10 linhas a partir do centro do círculo, puxando-as para a borda.

Cada uma das linhas representa uma frente que impacta no seu negócio. Como um exemplo, você pode colocar no ambiente interno linhas para recursos financeiros, aptidão para o negócio e conhecimento do ramo, ao passo que no ambiente externo, podem estar questões como demanda do mercado, mão-de-obra especializada e satisfação do cliente.

Em cada linha, devem haver níveis representados por um ponto que vão desde o pior cenário, no centro do círculo, até o melhor cenário, na borda. Por fim, marque o ponto correspondente à situação referida pela linha e ligue esses pontos entre si com um traçado. Quanto maior a área formada pelo traçado, maior a probabilidade de sucesso do seu negócio.

 

3 – Análise SWOT 

A análise SWOT é uma das estratégias para o sucesso do seu negócio. SWOT é uma sigla em inglês (strengths, weaknesses, opportunities, threats) que significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Em português, também é conhecida como FOFA.

Trata-se de mais uma ferramenta que te ajuda a encontrar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao seu negócio. Para utilizar, basta criar uma planilha bastante simples.

Você deve preencher os campos com os fatores correspondentes ligados à sua empresa (forças geram oportunidades e fraquezas geram ameaças). Com isso, fica fácil entender e analisar o cenário de um ponto de vista que você dificilmente enxergaria de outra forma.

Além de prevenir que você caia em armadilhas formadas pelo descuido, a análise SWOT é uma estratégia para o sucesso do seu negócio, trazendo à tona suas melhores oportunidades baseadas naquilo que você faz de melhor.

 

4 – Conheça seu público

Conhecer o seu público é saber quem você quer atingir com suas ações. Esta é mais uma estratégia para o sucesso do seu negócio. Você deve conhecer a fundo quem são seus clientes, quais suas dores, quais seus problemas e o que eles gostariam que existisse para resolver essas situações.

Para isso, o desenvolvimento de uma persona é o melhor caminho. A persona ilustra o seu cliente ideal. Aquele que tem as dores mais frequentes e representa o cenário perfeito para a compra dos seus produtos ou serviços.

 

5 – Definição de metas para pequenas e médias empresas

Definir metas é essencial para que você possa acompanhar o crescimento e o desenvolvimento de sua empresa. Essa estratégia para o sucesso do seu negócio te ajuda a se manter motivado, focado e empenhado em alcançar seus objetivos.

As metas devem ser desafiadoras, porém, possíveis de alcançar. Estabeleça prazos e verifique frequentemente para acompanhar o desenvolvimento, tanto da gestão quanto da operação.

 

6 – Priorize a satisfação do cliente

O cliente é literalmente quem paga para sua empresa existir. Sem ele, não seria necessário que você estivesse fazendo o que faz hoje. Por isso, coloque seu foco principal na satisfação do cliente.

Para isso, você deve garantir que as necessidades do cliente estão sendo atendidas da melhor forma possível. Além disso, o cliente satisfeito traz novos clientes, o que gera crescimento e se torna uma estratégia para o sucesso do seu negócio.

 

7 – Valorize seus funcionários 

Finalmente, a última estratégia para o sucesso do seu negócio, mas não a menos importante. Valorizar seus funcionários é uma forma de agradecer pela dedicação deles em dar o melhor de si e os manter motivados a continuar fazendo um bom trabalho. Equipes são compostas por pessoas e merecem reconhecimento como tal.

Não é apenas o salário que representa a valorização dos seus funcionários, mas também a atenção que você dá a eles. Escute o que eles têm a dizer, invista em melhorias das condições de trabalho, faça programas de recompensas, entre outras ações que mostrem o quão bom é trabalhar em sua empresa.

 

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