Lucratividade e rentabilidade no posto: veja a importância

Lucratividade e rentabilidade no posto

A gestão de postos de combustíveis engloba diversos conceitos de administração de empresas, finanças, contabilidade, entre outras áreas. Dessa forma, dois conceitos da área de finanças que são extremamente importantes são lucratividade e rentabilidade do posto. 

Será que você sabe o real significado desses dois conceitos? Lucratividade é diferente de lucro e rentabilidade é diferente de faturamento. É necessário entender a diferença entre esses dois conceitos, além do seu real significado e como eles se aplicam ao seu negócio.

Então, se você quer obter crescimento e trabalhar para alcançar o sucesso, veja no post de hoje os conceitos de lucratividade e rentabilidade. Portanto, entenda de uma vez por todas como são utilizá-los na administração de empresas.

O que é lucratividade?

O conceito de lucratividade indica a taxa percentual que a empresa está lucrando com as operações, ou seja, com as vendas. Para considerar o lucro, é preciso saber quanto a empresa ganha (faturamento) e quanto a empresa gasta (custo) em cada operação.

A fórmula da lucratividade é:

Lucratividade = (lucro líquido/receita bruta) x 100

Vamos considerar como exemplo algo bem simples, para que você entenda o conceito de lucratividade. Imagine uma fábrica de espelhos. Cada espelho é vendido a R$80. Para fabricar este espelho, a empresa gasta R$25 com matéria-prima, além de R$15 reais com salários de funcionários e R$10 para manter as contas da fábrica em dia.

O lucro, portanto, é de R$30 por peça vendida. Vamos considerar que, em determinado mês, a fábrica vendeu 300 espelhos. O faturamento foi de R$24 mil (300 x R$80). O lucro líquido, então, foi de R$9 mil (subtraindo o faturamento do custo total de R$15 mil).

Então temos:

Lucro líquido: R$9 mil

Receita bruta: R$24 mil

Agora, podemos calcular a lucratividade:

  • Lucratividade = (9.000/24.000) x 100
  • Lucratividade = 0,375 x 100
  • Lucratividade = 37,5%

Lembre-se de que a lucratividade é sempre indicada em porcentagem. Esse conceito indica se as vendas estão sendo suficientes para pagar as despesas. Uma lucratividade igual a zero significa que a empresa não está tendo prejuízo, mas também não está ganhando nada. Quanto maior o índice de lucratividade, melhor.

É importante comparar sua lucratividade com a de outras marcas do mesmo segmento no mercado, para verificar se a sua lucratividade está compatível com a categoria. Um bom software de gestão para seu posto de combustível pode te ajudar a acompanhar a lucratividade com muita facilidade.

Como aumentar a lucratividade?

Se você perceber que sua lucratividade está muito baixa, ou em níveis muito abaixo se comparada aos concorrentes, algumas ações podem ser tomadas para elevar este índice:

  • Alterações no quadro de funcionários;
  • Modificação de regime tributário;
  • Renegociar contratos de serviços (internet, por exemplo);
  • Unificar os softwares em uma única solução, entre outros.

O que é rentabilidade?

Assim como a lucratividade, a rentabilidade também se baseia no lucro líquido e tem sua apuração em valor percentual. A diferença é que este indicador serve para entender qual o retorno que a empresa está tendo sobre um investimento.

O cálculo pode ser feito tanto para o investimento inicial, quanto para investimentos pontuais feitos pela empresa. A fórmula da rentabilidade é:

Rentabilidade = (lucro líquido/investimento) x 100

Vamos utilizar o mesmo exemplo acima para continuar o cálculo. Vimos que a fábrica de espelhos teve um lucro líquido de R$9 mil. Imaginemos que, para fazer a divulgação desse produto e da empresa, a fábrica tenha investido R$5 mil em publicidade e propaganda direcionada a revendedores.

Então, o cálculo da rentabilidade ficaria assim:

  • Rentabilidade = (9.000/5.000) x 100
  • Rentabilidade = 1,8 x 100
  • Rentabilidade = 180%

Isso significa que, a cada R$1 investido na divulgação, a empresa ganhou de volta R$1,80.

Por meio deste cálculo, podemos entender que, em apenas 1 mês, a fábrica já recuperou o investimento de R$5 mil em divulgação, e ainda gerou mais lucro. O mesmo cálculo pode ser feito com um período maior, como o ano inteiro, para calcular o retorno anual sobre o investimento inicial para abrir uma empresa, por exemplo.

Além disso, o cálculo de rentabilidade também pode indicar a projeção de sucesso em um planejamento estratégico, demonstrando quais as chances de um investimento dar certo e o retorno esperado.

Como aumentar a rentabilidade?

Uma rentabilidade muito baixa indica ineficiência do investimento. Se o retorno demorar muito tempo para chegar, a empresa corre o risco de enfrentar desafios financeiros muito maiores no futuro.

Rentabilidade baixa também prejudica o funcionamento da empresa como um todo. Não obstante, o gestor fica impossibilitado de realizar novos investimentos até que tenha obtido o retorno sobre o investimento mais recente.

Entre as formas de aumentar a rentabilidade, estão:

  • Fazer investimentos bem planejados;
  • Diminuir os valores investidos;
  • Trabalhar no aumento dos lucros líquidos.

Qual a importância dos conceitos de lucratividade e rentabilidade do posto?

Utilizando os conceitos de lucratividade e rentabilidade, a empresa se torna capaz não somente de prever o retorno que receberá sobre seus investimentos e avaliar os investimentos que já estão em andamento, como também entender a relação entre as vendas e o lucro.

É preciso avaliar se o negócio está compensando os custos e ainda gerando lucro para o empreendedor. Um posto de combustíveis deve ser capaz de gerar lucros e receber de volta o investimento em pouco tempo.

Esses são cálculos que podem contribuir para a tomada de decisão, bem como para encontrar melhorias e solucionar problemas.

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