Momento da decisão: posto bandeira branca ou embandeirado?

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Momento da decisão: posto bandeira branca ou embandeirado?

Para uma pessoa leiga ou com pouca expertise no setor, decidir por um posto bandeira branca ou por um posto embandeirado pode até parecer algo simples. “É apenas uma bandeira”, alguns diriam. Porém, o dono de posto sabe o quanto essa decisão pode fazer diferença na continuidade e no sucesso do seu negócio.

A complexidade na definição passa justamente pelas vantagens e desvantagens de cada caminho. Cada um dos modelos de negócio apresenta prós e contras que devem ser analisados cuidadosamente.

Para ajudar você a tomar a melhor decisão, preparamos este artigo explicando mais sobre o posto bandeira branca e o posto embandeirado, bem como as vantagens e desvantagens de cada modelo. Continue a leitura e tenha informações importantes para te auxiliar nessa escolha. Confira!

Como funciona um posto bandeira branca?

Você já ouviu falar dos “navios sem bandeira”? Basicamente, eram aqueles que navegavam pelos sete mares sem nenhum vínculo com nações ou grandes organizações. Trazendo para o setor de combustível, podemos dizer que um posto bandeira branca segue um regime semelhante.

Um posto bandeira branca é aquele que não está vinculado a nenhuma distribuidora de combustível. Na prática, ele conta com uma marca própria e trabalha com o modelo de gestão que classifica o mais adequado. O seu funcionamento é baseado nessa liberdade de escolhas, podendo negociar: parceiros, distribuidores, preços dos combustíveis, produtos etc.

Assim, um posto bandeira branca consegue gerir a sua operação sem precisar do aval de outras empresas, possibilitando que ajustes sejam feitos de acordo com a sua realidade local, por exemplo.

Mas é claro que a opção pelo posto bandeira branca traz ônus e bônus para o empreendedor – como explicado na introdução. Confira alguns benefícios e dificuldades.

Benefícios do posto bandeira branca

Layout

Todo estabelecimento que lida diretamente com os clientes precisa definir qual o melhor layout a ser aplicado para impulsionar as vendas. Esse tipo de escolha é totalmente livre em um posto bandeira branca. Você pode decidir por:

  •    Posicionamento dos produtos;
  •    Rota de entrada e saída;
  •    Tipo de arrumação.

Tipo de negociações 

Além dos itens da loja de conveniência, um posto precisa negociar os preços dos combustíveis – seu principal produto. Outro benefício nesse modelo de gestão é justamente a flexibilidade para a escolha dos fornecedores e para o tipo de negociação que será feita em cada acordo.

Dificuldades do posto bandeira branca

Necessidade de maior investimento individual

Ao “navegar” sem bandeira no setor, um posto também acaba arcando com todos os investimentos de maneira solitária. O proprietário não conta com o aporte financeiro de nenhum parceiro, resultando em um gerenciamento do negócio muito mais oneroso.

Empecilho nas negociações

De fato, um posto bandeira branca é livre para negociar com quem quiser e da forma que achar adequada. Porém, ao fazer isso de maneira individual, ele se vê com pouco imobilizado durante as conversas.

Na prática, há uma dificuldade em conseguir menores preços ou flexibilizações nos pagamentos, pois os revendedores nem sempre estão dispostos a fazer concessões a um único posto.

Credibilidade no mercado pode ser afetada

Não é incomum ouvir clientes falarem: “Eu só abasteço em postos conhecidos”. Essa baixa credibilidade junto aos clientes e ao próprio mercado é uma das maiores dificuldades enfrentadas por um posto sem bandeira.

Nem sempre os consumidores estão dispostos a dar um voto de confiança e abastecer em estabelecimentos de pouca expressão nacional.

Como funciona um posto embandeirado?

Basicamente, o posto embandeirado segue uma linha contrária ao do posto sem bandeira. Voltando ao exemplo dos navios, é como as embarcações que navegavam empunhando as bandeiras de nações e precisavam seguir protocolos previamente estabelecidos.

Um posto embandeirado funciona em um regime já definido, pois está vinculado a uma marca ou distribuidor de combustível. Com isso, ele fica limitado a negociar somente com um fornecedor ou com parceiros indicados pela marca principal.

A limitação não se restringe à aquisição dos combustíveis. Os pontos mais importantes do posto já são acordados previamente, por exemplo:

  • Produtos da loja de conveniência;
  • Identidade visual;
  • Políticas internas.

É claro que esse cenário mais fechado tem suas vantagens e desvantagens, devendo o empreendedor analisá-las bem antes de uma decisão. Entenda mais logo abaixo.

Benefícios do posto embandeirado

Credibilidade poderá ser maior

A dificuldade encontrada no modelo anterior é uma das maiores vantagens de um posto bandeirado. Ao estampar uma marca renomada no seu empreendimento, o proprietário traz para o seu negócio toda a credibilidade e confiança da empresa principal.

Não é necessário convencer os clientes da qualidade e segurança do combustível e demais produtos, pois o elo de confiança já foi criado anteriormente.

Estratégias estabelecidas

Estudar o mercado e definir estratégias de marketing e atração de cliente é vital para qualquer negócio. Mas, não há como dizer que se trata de tarefas simples.

Nesse quesito, o posto embandeirado leva a vantagem. O estabelecimento já conta com uma estrutura de marketing consolidada, tendo o trabalho apenas de aplicar e seguir as campanhas pré-determinadas.

Redução de custos

Como explicado, ações de marketing demandam mão de obra e investimento em pesquisas. Caso precise fazer isso sozinho, um proprietário acaba gastando até mais do que o planejado. Mas, caso seja um posto embandeirado, a maioria dos investimentos é feita pelo detentor da marca.

Além disso, a empresa principal consegue trazer melhores negociações e preços mais baixos de combustíveis para o seu filiado, diminuindo os gastos do posto e aumentando o volume de produtos. 

Dificuldades do posto bandeirado

Falta de liberdade nas decisões

Por estar vinculado a uma marca, o posto embandeirado precisa seguir as políticas do parceiro. Como vimos, isso é vantajoso em alguns pontos, porém, o posto fica praticamente impedido a tomar decisões visando melhorias pontuais. Tudo precisa ser negociado previamente.

Obrigatoriedade de negociações e preços

Ainda que conseguisse encontrar fornecedores flexíveis, um posto embandeirado não poderia fechar negócio, pois há limitações impostas pela marca principal. Os preços aplicados nas bombas e nas lojas de conveniências devem ser tabelados de acordo com a matriz.

Como um bom sistema de gestão pode ajudar em ambos os casos?

Com maior ou menor flexibilidade nas negociações diárias, o fato é que a gestão local ainda é responsabilidade do dono do posto. Afinal, mesmo o embandeirado precisa produzir e dar lucros por conta própria.

Por isso, independentemente do modelo de negócio, uma gestão segura e bem construída é extremamente essencial para o sucesso do posto. E com tantos processos e burocracias presentes na rotina de um posto de combustível atualmente, o proprietário precisa da ajuda tecnológica para ter o controle total.

É aí que um ERP especializado em seu segmento poderá te ajudar nos desafios de gestão, como:

  • Manter obrigações fiscais e legais em dia (PAF-ECF, SAT-CF-e, NFC-e, NF-e, Sped Fiscal, LMC, Pis/Cofins, EFD ICMS/IPI);
  •  Integração e velocidade de comunicação entre os processos de negócio;
  •  Maior controle sobre os custos da empresa.

Enfim, a decisão entre um posto bandeira branca e um posto embandeirado nunca será simples para o proprietário. Porém, como explicado no último tópico, garantindo uma gestão segura e estabilizada, a adaptação para qualquer das escolhas tende a ser mais fácil e as chances do novo passo dar certo são muito maiores.

Gostou do artigo? Aproveite e leia agora nosso próximo conteúdo sobre como ter maior liberdade sendo um gestor de posto de combustível.

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