fbpx

O que é a ferramenta de BI – Business Intelligence e quais as vantagens de utilizar?

O que é a ferramenta de BI – Business Intelligence e quais as vantagens de utilizar?

A gestão de empresas vem evoluindo exponencialmente com o passar dos anos. A todo momento, surgem formas mais assertivas e consistentes de obter resultados, analisar dados e chegar a conclusões que levam a decisões mais seguras.

O Business Intelligence, ou BI, está entre essas novas metodologias de gestão. Atualmente, um relatório convencional já não é mais suficiente para a adequada coleta de informações, sendo que o uso de ferramentas mais avançadas possibilita uma análise mais consistente para a tomada de decisão.

Tendo isso em mente, no post de hoje você vai descobrir o que é a ferramenta de BI e quais as vantagens de sua implementação.

 

O que é BI – Business Intelligence?

O termo Business Intelligence significa inteligência de negócios. Podemos resumir o BI de uma forma bem simples: coletar, analisar, entregar e utilizar informações da forma correta, no tempo correto, com as pessoas corretas e para os processos corretos.

Uma vez que você implemente o BI em sua empresa, ele se torna um organismo vivo, que mantém a gestão em plena atividade inteligente de forma quase automática.

Trata-se de um conjunto de técnicas que visa entregar a informação certa para a pessoa certa no tempo certo, e garantir que essa informação seja utilizada da melhor forma possível.

 

E como isso é feito?

O caminho para o Business Intelligence passa por algumas etapas. São elas:

  • Coleta e organização de dados: coletar informações sobre todos os processos, objetos e recursos da empresa e os organizar de forma ordenada, para que façam sentido e estejam em uma progressão fácil de entender;
  • Análise e visualização: organizadas da forma adequada, as informações podem ser analisadas com mais facilidade pelas pessoas corretas, sem a necessidade de intermediar informações;
  • Monitoramento: o monitoramento é a hora de acompanhar a evolução e os acontecimentos, baseando-se na coleta e análise que já foram feitas. É a etapa onde você consegue ver os resultados começando a ganhar forma;
  • Planejamento: após a etapa de monitoramento, você consegue identificar resultados com facilidade. Isso te possibilita planejar o futuro com muito mais assertividade, tendo como base fatos concretos, e não suposições intuitivas.

 

Quais as ferramentas necessárias para o Business Intelligence?

O BI pode ser amplamente aproveitado com a utilização de uma única ferramenta, que é a ferramenta de Business Intelligence. Um software 100% desenvolvido e preparado para tomar conta da demanda de gestão de empresas de todos os portes.

Através da ferramenta de BI, uma nova porta se abre dentro da empresa, revelando um imenso mundo de informações que antes estavam invisíveis. Os relatórios de alta precisão revelam dados que nunca poderiam ser conseguidos de outra forma.

Assim, você tem o total controle sobre sua empresa, sem deixar nada passar despercebido.

 

Quais as vantagens da ferramenta de Business Intelligence?

Como você já pode imaginar, a implementação da ferramenta de BI traz muitas vantagens. Vamos elencar as principais a seguir.

 

1 – Ajuda você a gerenciar informações

A principal vantagem da ferramenta de BI é te ajudar a coletar, distribuir, analisar e utilizar informações. Se você tiver vários setores dentro de sua empresa, as informações chegarão separadamente a cada um deles, organizadas em um fluxo de fácil entendimento.

Isso acelera a produtividade e permite maior autonomia a todos os profissionais, tanto gestores quanto líderes e operadores. Além disso, nada sairá do controle, já que todos terão a ciência do que está acontecendo a todo momento.

 

2 – Avaliar a produtividade

Outra vantagem da ferramenta de Business Intelligence é poder avaliar a produtividade de sua equipe. Todos os colaboradores e gestores farão uso da ferramenta, através da qual é possível coletar dados qualitativos e quantitativos, com relatórios que apontam onde a produtividade está subindo e onde está caindo.

 

3 – Redução de riscos e problemas

Todo negócio possui riscos e cabe a você saber fazer a gestão desses riscos para evitar os problemas que possam surgir. Uma vantagem da ferramenta de BI é que ela evidencia os riscos e possíveis problemas que possam acontecer, para que você tenha conhecimento deles com antecedência e possa tomar as melhores decisões.

 

4 – Melhora as vendas 

Uma solução de Business Intelligence é capaz de identificar as mais variadas oportunidades de vendas, incluindo vendas casadas, vendas cruzadas e vendas diretas. Além disso, o trabalho dos vendedores se torna mais eficiente, pois a própria ferramenta lhes presta todo o suporte necessário em tempo real.

 

5 – Gestão baseada em fatos

Por que efetuar uma gestão com base em suposições sem fundamento, quando você pode gerenciar sua empresa partindo de um sólido alicerce formado por fatos? Mais uma vantagem da ferramenta de BI é poder gerenciar seu negócio através de fatos concretos do passado que te permitem melhorar no futuro.

 

6 – Segurança de dados

Quando você lida com um enorme volume de dados, é imprescindível garantir que essas informações estejam seguras. A ferramenta de Business Intelligence possui avançados protocolos de segurança de dados, que mantêm as informações de seu negócio sempre criptografadas atrás de senhas pessoais e outras formas de segurança.

 

Por que investir em uma ferramenta de BI – Business Intelligence?

Como você pode ver, se sua empresa ainda não faz uso de uma ferramenta de Business Intelligence, está ficando para trás. Com a aplicação de uma ferramenta de BI, o potencial de sua empresa será elevado a níveis nunca antes vistos.

Veja alguns dos principais motivos para investir em uma ferramenta de BI:

  • Ajuda você a conhecer o seu negócio;
  • Melhora o processo de tomada de decisão;
  • Facilita o acesso e o compartilhamento de informações que darão suporte à gestão;
  • Permite análise em tempo real com rápida navegação;
  • Ajuda a identificar perdas no sistema;
  • Reduz o risco de problemas e obstáculos;
  • Entrega os resultados certos, no tempo certo para as pessoas certas;
  • Identifica variadas oportunidades de vendas;
  • Possibilita respostas rápidas a qualquer consulta de negócios;
  • Obtém informações valiosas sobre o comportamento dos seus clientes;
  • Previsão de acontecimentos futuros e preparação para esses desafios.

 

Não sobram motivos para ter dúvidas quando você implementa uma ferramenta de Business Intelligence em seu negócio. A gestão do futuro já está acontecendo. Você quer ficar no passado?

Assine nossa newsletter e receba conteúdos relevantes para você e sua empresa.

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!