fbpx

Posto de combustível sustentável: Modismo ou responsabilidade?

Publicado em:
Posto de combustível sustentável é uma realidade?
Posto de combustível sustentável é uma realidade?

Você já ouviu falar de posto de combustível sustentável? É uma tendência que está surgindo, devido ao desenvolvimento sustentável ser uma das principais pautas de responsabilidade social em empresas, sobretudo nos ramos de atividade que dependem de recursos não renováveis, como é o caso do petróleo.

Mas será que isso é modismo ou é realmente uma responsabilidade? Se você quer entender sobre o impacto do desenvolvimento sustentável nos postos de combustíveis, continue lendo este artigo.

O que é o desenvolvimento sustentável?

Desenvolvimento sustentável é uma política mundial de conscientização sobre o uso de recursos naturais, renováveis e não renováveis. São recursos como água, energia, minérios, madeira e também o petróleo.

O objetivo do desenvolvimento sustentável é continuar empregando avanços tecnológicos sem comprometer os recursos para as gerações futuras. Ou seja, é uma prática consciente de utilização de tudo o que temos em nosso planeta, sabendo que, se usarmos tudo de uma vez, ficaremos sem daqui alguns anos.

O desenvolvimento sustentável foi abordado pela primeira vez em 1972, na Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiental, promovida pela ONU. Desde então, já se observava a necessidade de se preocupar com a utilização dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

Como funciona o desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável possui três fatores, ou três pilares: social, ambiental e econômico. No social, há a preocupação em suprir as necessidades para a sobrevivência, bem como o envolvimento da sociedade em todas as variáveis do desenvolvimento sustentável.

No ambiental, trata-se da correta utilização dos recursos, minimizando o desperdício e efetuando o correto descarte ou reutilização dos mesmos. Já no âmbito econômico, buscam-se resultados lucrativos, competitividade saudável e boa relação entre clientes e fornecedores.

É preciso alinhar os três fatores para que uma empresa seja realmente sustentável. Os postos de combustíveis têm um dever crítico com o desenvolvimento sustentável, pois utilizam um dos recursos não renováveis mais valiosos do nosso planeta, o petróleo.

Postos de combustíveis sustentáveis são uma realidade

Nos postos de combustíveis, encontramos diversos produtos químicos inflamáveis, tóxicos e que podem contaminar o solo. Se houver um vazamento de combustível, toda a área precisa ser interditada para avaliar a contaminação do solo, que pode gerar graves consequências ambientais.

Os produtos inflamáveis podem ser responsáveis por um início de incêndio, o que pode acabar evoluindo para um desastre fora de controle, destruindo uma área inteira. Além disso, as explosões são outro grande risco.

Produtos químicos podem degradar a natureza, matar animais e até as pessoas que transitam pelo posto todos os dias. Por isso, a responsabilidade de um posto de combustível com o desenvolvimento sustentável é crítica.

Postos de combustíveis sustentáveis são uma realidade e já existem pelo Brasil e pelo mundo. Entretanto, aproximadamente metade dos postos de combustíveis no Brasil ainda não estão adequados à responsabilidade ambiental.

Vem daí a importância da conscientização sobre a sustentabilidade. Quanto mais difundido for o conhecimento sobre os postos de combustíveis sustentáveis, mais esses estabelecimentos se preocuparão em evoluir sua gestão para o desenvolvimento sustentável.

Como deve ser um posto de combustível sustentável?

Abaixo, você encontra algumas diretrizes que são essenciais para a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável nos postos de combustíveis.

Economia na utilização de água

Uma enorme parte do desperdício de recursos é representado pelo uso inconsciente e indiscriminado da água. Em postos de combustíveis, a água também é utilizada dessa forma.

Muitas atividades do posto requerem o uso de água e, portanto, existe a necessidade urgente de pensar de maneira sustentável. Do contrário, a região pode sofrer com a falta de água, o racionamento ou a diminuição da pressão da água.

Boas dicas para economizar água são:

  • Reaproveitar água da lavagem;
  • Armazenar água da chuva;
  • Avaliar quais atividades realmente requerem o uso de água;
  • Instalar sensores de presença nas torneiras;
  • Instalar descargas com acionamento duplo (3 ou 6 litros).

 

Economia de energia elétrica

A energia elétrica é, em sua maioria, proveniente de usinas hidrelétricas. Isso quer dizer que é utilizada água para gerar energia, e esse processo acaba fazendo parte da cadeia de produção.

Para economizar energia, os postos de combustíveis sustentáveis podem:

  • Trocar as lâmpadas por lâmpadas de LED;
  • Instalar sensores de luz natural;
  • Troca de equipamentos antigos por equipamentos certificados com baixo consumo de energia;
  • Aproveitamento da ventilação natural;
  • Utilizar painéis solares para aquecimento de água.

 

Ações sociais sustentáveis

Algumas ações sociais sustentáveis também fazem parte do desenvolvimento sustentável. Um posto de combustível sustentável pode, por exemplo, disponibilizar um local adequado para o descarte de pilhas e baterias, óleo usado, entre outros materiais que não podem ser descartados na natureza ou no lixo comum.

Além disso, o próprio óleo utilizado no posto pode ser recolhido e deve ter a destinação correta, bem como sua embalagem. São ações que parecem pequenas e insignificantes, mas que, quando somadas ao montante, fazem muita diferença para o meio ambiente.

Os clientes também percebem o compromisso do posto com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, tendo uma visão mais atrativa da marca. Seu posto se torna um ponto de referência e ganha relevância em sua região.

Diversas ações sustentáveis podem ser promovidas, incluindo eventos e encontros abertos para a população. O desenvolvimento sustentável é um compromisso de todo posto de combustível e uma questão de responsabilidade social.

Os resultados estão na lucratividade do posto, que aumenta com sua popularidade, além da economia com os recursos naturais, o aumento na segurança e na saúde dos clientes e colaboradores.

Agora que você já sabe tudo sobre os postos de combustíveis sustentáveis e já entendeu que se trata de um compromisso com a responsabilidade social, acompanhe nossas mídias sociais e mantenha-se atualizado com as melhores dicas e práticas para seu posto!

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário