fbpx

Saiba como um programa para fluxo de caixa pode impactar o seu negócio

Descubra como um programa para fluxo de caixa pode impactar o seu negócio

O controle financeiro é uma prática fundamental em qualquer negócio e todo gestor sabe disso. Descubra com a Razem como um programa para fluxo de caixa pode garantir a organização e a assertividade necessárias para a saúde financeira da sua empresa.

Afinal, uma empresa que não faz esse controle pode desestabilizar todos os processos administrativos e desorganizar o planejamento estratégico para a continuidade do negócio. 

E fazer esse processo de forma manual pode aumentar, e muito, os erros de cálculos e de registros do fluxo de caixa. 

Além disso, é preciso que o profissional da área de gestão utilize muito do seu tempo para preenchimento de agendas, cadernos e planilhas de controle. Dessa forma, a empresa pode ter um impacto negativo nos lucros e até mesmo prejuízos. 

A seguir, vamos mostrar o que é e qual a importância dessa prática e como um programa para fluxo de caixa pode ser o diferencial para alavancar os negócios da sua empresa. 

 

O que é fluxo de caixa e por que ele é importante?

O fluxo de caixa é o controle do fluxo de recursos para definir a disponibilidade de capital de giro na sua empresa. 

Assim, o objetivo do fluxo de caixa é conhecer com exatidão a entrada e a saída de recursos para apurar e projetar o saldo disponível para o funcionamento da empresa, assim como os lucros. 

Por isso ele é tão importante, pois é uma ferramenta básica de planejamento e controle financeiro do negócio. 

 

Leia também: Planejamento financeiro para pequenas empresas: 10 ideias para pôr em prática já!

 

Portanto, é necessário registrar com detalhes todas as movimentações financeiras de obrigação da empresa e dos clientes. Por exemplo: 

  • Todos os recebimentos à vista e os previstos 
  • Todos os pagamentos de fornecedores 
  • Custos com a equipe (salários, benefícios e comissões)
  • Impostos
  • Contabilidade
  • Contas fixas de consumo (água, luz, aluguel etc.) e gastos variáveis (manutenção de computadores etc.)

 

Além disso, é preciso fazer esse controle com frequência, seja mensal, semanal ou diária. Este monitoramento permite projeções para períodos maiores, por semestre ou anualmente, permitindo inclusive a análise da viabilidade econômica da empresa, também chamado de fluxo de caixa descontado.

Dessa forma, é possível analisar e estabelecer uma média dos pagamentos e recebimentos para que a gestão do negócio aconteça de forma assertiva. 

Sem essa visão do todo, é impossível saber se o faturamento da empresa irá cobrir todos os gastos, obter o capital de giro e ainda garantir o lucro desejado. 

Além do mais, essas são informações essenciais para importantes tomadas de decisão, tais como:

 

  • Redução de custos: é possível reconhecer quais despesas são essenciais ou não para o funcionamento do negócio, realizando um corte de gastos de forma mais efetiva.

 

  • Investimentos: da mesma maneira, é possível planejar, a partir do fluxo de caixa, quando e quanto a empresa pode investir.

 

  • Organização: o fluxo de caixa proporciona o gerenciamento não só de toda a movimentação financeira do negócio, mas também, por exemplo, o controle de entrada e saída de mercadorias do estoque.

 

  • Controle da inadimplência: sabendo exatamente todos os recebimentos previstos, é possível identificar clientes inadimplentes e agir de forma a diminuir prejuízos com negociações assertivas.

 

Assim, vemos como o fluxo de caixa é essencial para o dia a dia da empresa e também para tomadas de decisão a curto, médio e longo prazo. 

Embora esse controle possa ser feito manualmente, um programa para fluxo de caixa oferece benefícios que podem trazer qualidade da gestão e até maior lucratividade, como mostraremos a seguir.  

 

Qual a importância de um programa para fluxo de caixa?

Um programa para fluxo de caixa permite o acompanhamento em tempo real de todas as movimentações financeiras do negócio.

Dessa maneira, além do ganho de tempo na gestão, erros de preenchimento e de cálculos ficam no passado. 

Além disso, clientes que utilizam o RZ Business observam um aumento de 9% na qualidade do fluxo de caixa.

Mais do que isso, um sistema de gestão tem as mais diversas funcionalidades aplicáveis para todos os processos de uma empresa. 

Assim, o negócio garante agilidade e assertividade para além do fluxo de caixa também. 

Todos os processos gerenciais – como Markup, curva ABC de vendas, limite e aprovação de crédito de clientes, assim como a análise de cada um deles (compra, preço praticado e histórico) –  e fiscais – como conciliação bancária e de cartões automáticas, livros e notas fiscais  – podem estar na palma da sua mão. 

E não é só isso. Com um sistema de gestão, também é possível realizar o controle de estoque, da contabilidade, de todas as rotinas diárias e aumento da produtividade da equipe, além de relatórios e gráficos, para citar apenas alguns dos benefícios. 

Um sistema de gestão empresarial possui todos os benefícios de um programa para fluxo de caixa e vai muito além. O RZ Business oferece essas e diversas outras funcionalidades certas para o seu tipo de negócio. 

Solicite uma demonstração gratuita do RZ Business e entenda quais os benefícios que podemos levar para a sua empresa. O seu crescimento é o nosso negócio. 

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!