Tudo o que você precisa saber sobre as mudanças na NR 20

Publicado em:

Tudo o que você precisa saber sobre as mudanças na NR 20

O que é a NR 20?

A NR 20 é norma regulamentadora do Ministério do Trabalho que regula as atividades com inflamáveis e líquidos combustíveis. Em 2012, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou Portaria que altera alguns itens da Norma com o objetivo de prevenir acidentes e garantir a saúde e segurança no trabalho de quem atua com líquidos combustíveis e inflamáveis.

 

Por que eu, proprietário de Posto de Serviço, devo me preocupar com a NR 20?

O comerciante que atua no mercado de varejo de combustíveis deve estar atento às normas dos órgãos de regulamentação e fiscalização do setor, como a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o MTE. Em um Posto de Serviço, a fiscalização é mais intensa por se trabalhar com uma grande quantidade de inflamáveis. Além disso, o número de pedestres e veículos em circulação é elevado. Assim, estas normas são estabelecidas com o objetivo de garantir o bem-estar dos funcionários e clientes e também a preservação do meio ambiente.

O não cumprimento destas normas pode acarretar multas gradativas, que podem diferir de acordo com o número de funcionários do estabelecimento e da quantidade de itens da NR 20 não atendidos pela empresa. Além das multas, o MTE terá autoridade para notificar e até mesmo interromper o funcionamento dos postos.

Mas, afinal, quais são as principais mudanças da NR 20 e que providências você deve tomar para adequar-se a elas?

 

Principais mudanças da NR 20

Um dos itens mais importantes da Norma é o treinamento de empregados e contratados do estabelecimento. Toda capacitação prevista pela NR 20 deve ser realizada a custo e cargo do empregador, durante o expediente normal da empresa. O objetivo do treinamento é preparar e capacitar os funcionários na prevenção de acidentes, medidas de segurança e manipulação de inflamáveis.

Cada trabalhador do posto terá que receber um treinamento de capacitação e posterior reciclagem em intervalos de tempo determinados, em um nível compatível com a sua função. Os empregados da loja e escritório, que estão fora da área de manipulação de produtos, por exemplo, receberão um treinamento de 4 horas. Já os funcionários da pista terão uma carga maior.

Além disso, o revendedor deve estar atento aos outros itens da NR 20 que serão fiscalizados pelos auditores, como, por exemplo, a análise de riscos e projeto de instalação do posto que devem estar documentados no prontuário de instalação.

 

Como eu devo proceder para capacitar meus funcionários?

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis) preparou um material de treinamento destas normas que está disponível nos Sindicatos Regionais da Revenda. Procure informar-se no Sindicato da sua região quando serão aplicados os treinamentos referentes à NR 20. A Fecombustíveis também recomenda que o comerciante procure o sindicato regional para a indicação de profissionais qualificados para a organização e instrução do treinamento previsto pela NR20, que poderão atender todas as recomendações técnicas deste item da Norma.

 

Mais informações

Para tirar dúvidas sobre a NR20, acesse a página da Fecombustíveis ou assista este vídeo para obter mais informações.

 

Qual sua opinião sobre estas mudanças? Conte para a gente nos comentários!

Quer receber conteúdo informativo como este diretamente no seu e-mail? Cadastre-se no formulário abaixo e faça parte da nossa lista VIP!

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário