fbpx

Usar um sistema especializado ou criar um ERP próprio? Tire todas as suas dúvidas sobre essa questão

Usar um sistema especializado ou criar um ERP próprio? Tire todas as suas dúvidas sobre essa questão

Desenvolver o próprio sistema de gestão ou contratar um já consolidado no mercado? Se essa é a sua dúvida, vamos tentar te mostrar agora se criar um ERP é realmente estratégico para o seu negócio. 

Se você está considerando a utilização de um sistema de gestão empresarial, muito provavelmente é porque a sua empresa precisa agilizar processos para seguir com o seu crescimento. 

E isso é ótimo, não é mesmo? 

Mas, ao analisar os custos de um software ERP, a dúvida chegou: vale mesmo a pena investir em um sistema de uma empresa terceira?

Além disso, em uma busca pelas soluções que existem no mercado, você pode achar que nenhuma delas se adapta exatamente ao que a sua empresa precisa. Outra opção são os softwares de gestão sob medida, mas o custo é ainda mais alto. 

Assim, muitos gestores começam a considerar a criação do seu próprio sistema de gestão empresarial, a partir de uma equipe interna. 

Porém, uma empresa com visão estratégica que considera o esforço, o tempo e os custos para essa atividade não segue por este caminho.

Isso porque o desenvolvimento próprio de um sistema ERP impacta diretamente na quantidade de tempo e de dinheiro que poderiam ser empregados em outras ações.

Muitas vezes essa opção é considerada por causa da crença em alguns mitos sobre os sistemas de gestão empresarial

Por isso, vamos te mostrar que a opção ideal é ter um software ERP especializado no seu mercado de atuação.

Para te mostrar que este é o caminho certo, entenda melhor as dificuldades em criar um ERP. 

 

4 desvantagens de se criar um ERP próprio

O maior gasto do tempo e de investimento financeiro ao criar um ERP é uma preocupação que tem fundamento. Afinal, são diversos passos para que um sistema seja realmente efetivo e atenda às suas necessidades de agilidade na gestão do negócio. 

A seguir, destacamos 4 desvantagens que precisam ser consideradas antes de criar um ERP, e porque essa pode não ser uma boa ideia. Vamos lá:

 

1. Equipe de desenvolvedores 

A sua empresa pode já contar com uma equipe de TI que, teoricamente, poderia iniciar a empreitada de criar um ERP. 

Porém, serão horas e horas de trabalho para que o gestor e os desenvolvedores possam chegar num sistema ERP ideal e customizado para deixar a ferramenta como o desejado. 

Além disso, a equipe de desenvolvedores precisa ter o conhecimento e experiência necessárias para desenvolver um sistema de gestão empresarial sofisticado e robusto.

 

2. Tempo e caixa para o custo de desenvolvimento

Já vimos que para criar um ERP é necessário investimento de tempo e na equipe de desenvolvedores. 

Isso pode exigir treinamentos e investimento em computadores de ponta para o bom desempenho dos profissionais.

Ao mesmo tempo, é preciso que a equipe de TI dê conta das outras tarefas cotidianas e, para isso, talvez seja necessário trazer profissionais capacitados só para criar um ERP, envolvendo ainda mais custos

 

3. Falta de estabilidade do ERP

Se um software ERP funciona, isso quer dizer que passou por vários erros e correções. Ou seja, foi testado diversas vezes, teve partes de seu código reescrito para melhor adaptação e passou por várias melhorias. 

Se isso não acontecer, o sistema ERP vai apresentar menor estabilidade do que um sistema de gestão empresarial já existente no mercado.

No final das contas, vai trazer mais problemas do que soluções em uma constante necessidade de corrigir e melhorar os processos do sistema ERP

O desenvolvimento de um bom software, que atenda todas as necessidades da sua empresa, vai levar tempo.

 

4. Manutenção e suporte em tempo real

Além do risco da falta de maturidade da solução, surge também a dificuldade com suporte e evolução ao criar um ERP. 

Um sistema ERP exige constantes atualizações devido às mudanças das obrigações fiscais, por exemplo.

Assim, além de gerenciar o software, é preciso fazer com que toda a equipe interna responsável forneça suporte, manutenção e atualizações necessárias para o seu funcionamento.

 

Por que investir em um ERP especializado no seu segmento? 

Investir em um sistema especializado no seu mercado de atuação, em vez de criar um ERP, garante que os processos da empresa sejam totalmente operacionalizados com eficácia e eficiência, considerando a experiência de uso da ferramenta. 

A principal sacada é investir em um sistema ERP que conta com funcionalidades de acordo com o mercado de atuação da sua empresa. 

Empresas diminuem consideravelmente os custos ao utilizar um sistema de gestão empresarial adequado.

Dessa forma, é muito provável que a solução terá as funcionalidades verdadeiramente úteis e que atendam as reais as necessidades do seu negócio.

Além disso, atuar junto a parceiros de tecnologia que contam com especialistas altamente qualificados no seu mercado de atuação, fornece maior segurança e o apoio necessários.

Confira outras vantagens em investir em um ERP especializado no seu segmento.

 

Otimização de tempo

Ao investir em um sistema ERP especializado no seu mercado de atuação, é possível focar em outras demandas e estratégias para o crescimento do negócio. 

Criar um ERP gera muitas demandas de tempo e investimento financeiro, isso é fato. 

Ao utilizar um sistema pronto e adequado, o seu foco é muito mais estratégico, além de não precisar se preocupar com a necessidade de equipe interna, manutenção e infraestrutura próprios. 

 

Atendimento e suporte

Ao adquirir um software ERP, você terá à disposição o atendimento e suporte necessários e com disponibilidade para a resolução de problemas de forma profissional e ágil.

 

Experiência e customização 

Um software ERP já consagrado no mercado já passou por várias melhorias, considerando a experiência com diferentes empresas, sempre trazendo aperfeiçoamento necessários. 

Além disso, é possível trabalhar em customizações adequadas para o seu negócio e garantir a integração com outros sistemas, garantindo alta aderência aos processos da empresa. 

Criar um ERP só faz sentido se este for o coração da sua empresa, ou seja, se essa solução for o seu principal diferencial de atuação no mercado. E isso geralmente só acontece se o seu negócio vende este tipo de tecnologia. 

Pequenas, médias e grandes empresas utilizam sistemas ERP consagrados no mercado, e isso não é à toa, concorda?

 

Se a gente te convenceu que investir em uma ferramenta especializada no seu segmento é melhor do que desenvolver um ERP, fale com um de nossos especialistas para conhecer o nosso sistema com uma demonstração gratuita! Aqui, temos especialidade em lojas de material de construção, varejo, indústrias, distribuidoras, transportadoras e muitos outros segmentos. Conte conosco para uma gestão de ponta. 

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!