fbpx

10 erros que podem estar impedindo o sucesso da sua loja de material de construção

10 ERROS QUE PODEM ESTAR IMPEDINDO O SUCESSO DA SUA LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

 

Sua loja de material de construção não está indo bem como você gostaria? Chegar ao sucesso em qualquer negócio é algo que exige muita dedicação, não é verdade? 

Mas, por mais que você se esforce, parece que sua empresa não sai do lugar? Talvez você esteja cometendo algum (ou alguns) erros que estão impedindo o seu sucesso.

Para te ajudar a identificar se a sua loja de material de construção está passando por isso, elaboramos uma lista que aponta os 10 erros mais cometidos nessa área de atuação.

Assim, fica mais fácil você saber o que está fazendo errado para corrigir logo e melhorar os resultados financeiros da sua loja.

Continue a leitura e descubra!

 

Conheça 10 erros que podem estar sendo cometidos pela sua loja de material de construção

 

1. Não estabelecer o posicionamento da empresa

O posicionamento é algo que precisa estar claro para sua empresa. Se você não se dedicou a defini-lo ainda, está cometendo um erro.

Então, observe o mercado, faça pesquisas, encontre o seu diferencial e estabeleça bem o seu público-alvo. Essas ações deverão nortear as suas estratégias de compras e precificação, com base no perfil dos seus clientes e no perfil da sua loja de material de construção.

 

2. Não fazer gestão de produtos da loja de material de construção

Os produtos da sua loja estão organizados de que maneira? Sempre que você procura um item, é fácil encontrá-lo? Você sabe exatamente quantos itens você tem no estoque e quando precisará fazer a próxima compra?

Essas informações são facilmente levantadas por quem faz uma boa gestão de produtos. Por isso, se você ainda não começou a fazer, inicie agora!

Analise as necessidades dos seus clientes e faça um controle rígido do seu estoque de mercadorias. Assim, você terá uma visão mais segura de como está caminhando sua loja de material de construção.

 

3. Não fazer controle financeiro

As finanças da sua loja de material de construção estão fora de controle? Você não sabe bem exatamente quais são as contas a pagar e a receber da sua empresa neste mês? Não tem ideia de qual é o preço mínimo que pode colocar em cada item para que não tenha prejuízo?

Se você respondeu “sim” a pelo menos uma dessas questões, você está cometendo um dos principais erros do mercado varejista

Portanto, comece urgentemente a fazer o controle financeiro da sua loja, atente-se ao fluxo de caixa e planeje os investimentos necessários para melhorar os seus resultados financeiros.

 

4. Não oferecer diversidade de opções de pagamento

Quais são as formas de pagamento que a sua loja de material de construção aceita? Esse pode parecer um detalhe pequeno perto de tantas outras ações maiores que você precisa se atentar para o sucesso da sua empresa.

Mas não se engane! A facilidade de pagamento para os clientes é um dos principais fatores que farão com que eles comprem na sua loja. Não adianta ser a loja que oferece a maior variedade de itens da cidade, se você também não oferecer opções de pagamento que atendam as necessidades dos clientes.

Sendo assim, avalie as diversas opções de pagamento que sejam interessantes tanto para os clientes quanto para a sua loja e passe a oferecê-las. Você verá como serão ampliadas as chances de retorno para a sua empresa!

 

5. Não ter um bom relacionamento com fornecedores

Não ter uma boa parceria com seus fornecedores é outro erro que pode estar impedindo o sucesso da sua loja de material de construção.

É fundamental que esse relacionamento seja de confiança para que você consiga melhores preços e até mesmo melhores prazos.

No entanto, você precisa ser um bom pagador para conquistar essa confiança e esse bom relacionamento. E você só conseguirá isso se estiver fazendo corretamente o controle financeiro da sua empresa.

 

6. Não conhecer bem os clientes

Não cometa o erro de considerar que sabe o que o seu cliente quer sem consultá-lo. É preciso conhecer a fundo o perfil do seu público-alvo.

Por isso, faça pesquisas, dedique-se a conhecer as necessidades e as expectativas de compra dos seus clientes, trabalhe uma estratégia de relacionamento com eles e colha bons frutos dessas ações.

 

7. Não investir em gestão de processos

Sua loja de material de construção tem processos bem definidos? Investir na melhoria dos processos de compra e venda da sua loja não é um luxo. É uma necessidade.

Afinal, como você poderá identificar alguma falha se não souber direito como os processos estão ocorrendo?

Por isso, invista na gestão de processos da sua loja de material de construção e mantenha um controle dos indicadores do negócio, para conseguir atingir metas de vendas e de redução de custos, por exemplo.

 

8. Não fazer controle de estoque

Como está o estoque da sua empresa? Você tem o registro de tudo o que entra e tudo o que sai automaticamente ou faz isso manualmente?

O controle de estoque é essencial a uma loja de material de construção. Não cometa o erro de fazer esse controle de qualquer jeito.

Mantenha um registro dos fornecedores e dos produtos do estoque, controlando as baixas e a necessidade de novas mercadorias, por meio de um software de gestão para facilitar os processos e evitar falhas.

 

9. Não se preocupar com o layout da loja

A sua loja de material de construção deve estar devidamente organizada, com os produtos separados por categoria. Os de maior fluxo de vendas devem ficar em pontos estratégicos, para o que cliente possa visualizá-los com mais facilidade.

Isso garante fluidez na circulação dos seus clientes e praticidade durante o seu processo de venda.

Então, se a sua loja estiver desorganizada, esse é um grande erro para o seu sucesso. Comece a organizá-la agora! 

 

10. Não treinar a equipe de vendas

A capacitação dos seus colaboradores é um investimento. Por isso, promova treinamentos com frequência para que a atuação deles esteja de acordo com o que você espera.

Os treinamentos devem ser sobre os produtos e serviços oferecidos e também sobre técnicas de venda. Dessa forma, é possível conseguir gerar vendas adicionais, oferecendo um bom atendimento e que antevê a necessidade do comprador.

Portanto, se você não investe em capacitação contínua, é preciso fazê-lo o quanto antes para garantir o sucesso da sua loja de material de construção.

 

Pare de errar e tenha sucesso

E, então, você está cometendo algum desses 10 erros? Não adie mais o sucesso da sua loja. Siga essas dicas e garanta resultados melhores para a sua empresa.

Para te ajudar a dar um primeiro passo, sugerimos que você leia um guia prático que preparamos para você reduzir os seus custos.

 

Leia agora e comece a alavancar o sucesso do seu negócio!

Descobrir os segredos da redução de custos

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!