4 estratégias para elevar seu posto bandeira branca ao topo

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Quando um empresário resolve abrir um posto de gasolina, ele tem pela frente uma enorme decisão: optar ou não por uma bandeira. Contudo, escolher ter um posto bandeira branca não é uma decisão fácil. 

Para os leigos no assunto, é só uma escolha: com bandeira ou sem. Mas, quem entende um pouco mais sobre esse universo sabe que a questão envolve outros fatores, como exclusividade, concorrência e marketing, por exemplo. 

De acordo com a ANP, em 2018, havia mais de 40.021 postos em funcionamento no Brasil. Desses, mais de 17 mil são bandeira branca, o que corresponde a mais de 43% de participação no mercado. 

Só para se ter uma ideia, as principais bandeiras, BR e Ipiranga, correspondem a 17% e 14%, respectivamente. Já em 2019, esse número aumentou para 18.608, o que representa um crescimento de 9.45%.

Um dos principais desafios dos gestores de postos bandeira branca é passar a mesma confiabilidade que os postos de grande marcas, como Shell, Ipiranga e BR. 

O que a maioria não sabe é que a qualidade do combustível depende muito mais da honestidade do dono do posto do que da qualidade da refinaria ou distribuidora. Acreditar que apenas as bandeiras mais famosas são confiáveis é um  mito perigoso e que serve de interesse às grandes empresas.

Por isso, para te auxiliar a elevar seu posto bandeira branca ao topo, preparamos esse texto com quatro estratégias para aplicar no seu negócio. Vamos lá!

1. Invista na identidade visual do seu posto bandeira branca

A identidade visual é extremamente importante para o seu posto, isso porque ela é a primeira coisa que o seu potencial cliente terá contato ao passar pela frente do seu ponto. Então, se o seu estabelecimento não agrada aos olhos à primeira vista, está mal iluminado ou com as coberturas e testeiras mal cuidadas, isso não será bom para você.

Mas, afinal, o que é a identidade visual? É o conjunto de elementos gráficos e visuais que tem como objetivo comunicar ao público as suas ideias, seus valores, seus produtos ou serviços. 

Quando pensamos em um posto bandeira branca, esse elementos da identidade visual podem ser: 

  • coberturas;
  • testeiras;
  • totens;
  • placas de preço;
  • comunicadores de bomba;
  • loja de conveniência;
  • material de merchandising;
  • entre outros. 

Você, como responsável pelo posto bandeira branca, tem total liberdade para escolher como fará tudo isso, desde o layout local até sua divulgação. Contudo, a sua mensagem deve ser clara, para chamar e fidelizar os clientes que ainda não conhecem seu posto.

Outro ponto importante é a confiabilidade. Como já explicamos anteriormente, a confiança é um dos principais desafios dos gestores de postos bandeira branca. Superar a credibilidade das grandes marcas pode ser um desafio, por isso, seu foco deve ser mostrar que o combustível não é adulterado e que o cliente pode confiar nele.

2. Faça parcerias para o seu posto

Parcerias entre empresas são uma ótima oportunidade para organizações aprenderem umas com a outras e prosperarem nos negócios. Com os postos bandeira branca não é diferente e a parceria tem como intuito providenciar vantagens para ambas as partes.

Por exemplo, você como dono de posto bandeira branca, pode fazer uma parceria com uma empresa de transporte escolar onde sua frota abastece e realiza serviços exclusivamente em seu posto. 

Assim, você ganha com os abastecimentos e serviços e o gestor da frota terá como administrar mais eficientemente os automóveis. Inclusive, nossa solução Portal do Cliente é um ótimo atrativo para conquistar clientes que possuem frota. 

Leia também: 5 motivos para utilizar o Portal do Cliente do sistema Petros no seu posto

Para uma parceria de sucesso, é preciso planejamento. Procure por objetivos em comum, como por exemplo oferecer um produto ou serviço que a outra empresa precise. 

Além disso, é necessário encontrar boas empresas parceiras, para isso deve-se:

  1. estudar o seu mercado;
  2. analisar o ambiente que a empresa está inserido;
  3. fazer um benchmarking dos seus principais concorrentes para entender como eles atuam.

Em nosso guia completo de parcerias, você encontra todas as informações necessárias para fazer uma parceria de sucesso.

3. Inove para deixar seu posto mais atrativo

Conforme vimos no tópico sobre identidade visual, você, como dono de posto bandeira branca, tem total liberdade para fazer o que considerar o melhor para o seu estabelecimento, e isso também inclui inovações. “Mas como inovar?”… você pode estar se perguntando agora. Inovar nada mais é do que fazer algo relevante de uma maneira diferente.

Todo o posto tem que receber pagamentos dos seus clientes, certo? Seja esse pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou de débito, ele deve ser feito. Mas que tal inovar e oferecer para o seus clientes pagamentos pelas carteiras digitais, como Mercado Pago, Ame Digital e PicPay?

Essas plataformas, além de permitirem o pagamento instantâneo, disponibilizam o cashback, um programa de recompensa por reembolso em que o cliente recebe uma porcentagem da sua compra de volta.

Atualmente, o Petros é integrado a 25 carteiras digitais. Se você quer saber como elas funcionam no nosso sistema e os benefícios dessa nova tecnologia para o seu posto,  leia nosso texto 7 vantagens de utilizar carteiras digitais no seu negócio

As inovações não precisam ser apenas tecnológicas, você também pode inovar no atendimento ao cliente, por exemplo, e treinar a sua equipe de frentistas para que eles ofereçam um atendimento diferenciado.

Você também pode inovar com estratégias de marketing por meio de ações estratégicas e prospectar novos clientes, além de fidelizar os que já existem.

4. Fidelize os seus clientes do seu posto bandeira branca

O pai do marketing, Philip Kotler, certa vez disse “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Muitas vezes, as empresas acabam se esquecendo disso e dirigem mais esforços para aquisição de novos clientes do que para mantê-los.

Uma boa maneira de você manter os seus clientes é por meio dos programas de fidelidade. Eles não são nenhuma novidade e existem de várias formas, seja um restaurante que oferece uma refeição de graça a cada 10 consumidas ou um posto bandeira branca que a cada 100 litros oferece um serviço gratuito.

Cada tipo de programa de fidelização tem um objetivo: fazer os clientes consumirem mais, atrair novos clientes etc. Cabe a você definir qual a melhor estratégia e quais benefícios o programa trará para o cliente. 

Outro ponto importante é oferecer benefícios reais com metas alcançáveis, isso porque se o desafio for muito grande, o cliente irá desistir de continuar no programa, então, trabalhe com metas possíveis. 

Um bom exemplo é premiar por litros abastecidos ou por compras. O que importa é o cliente perceber que quanto mais vezes ele usar o programa, melhor será para ele.

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