fbpx

Com ou sem bandeira – qual a melhor opção para seu posto de combustível?

Publicado em:

Ao abrir um posto de combustível, o gestor tem diante de si uma escolha que gera muita dúvida. Optar ou não por uma bandeira? Essa questão possui diversos detalhes que podem acabar pesando na balança, variando de caso para caso.

O que vamos fazer hoje é um comparativo entre os postos bandeirados e os de bandeira branca (não bandeirados), para que você entenda como funciona cada um e possa tomar sua decisão com mais segurança.

Então, sem mais demoras, vamos ao que interessa!

 

Quais as diferenças entre um posto bandeirado e um posto sem bandeira?

O posto bandeirado

Um posto bandeirado é aquele que está vinculado a uma parceria com determinado distribuidor de combustível, ficando limitado à exclusividade de comprar somente desse distribuidor, tanto o próprio combustível quanto produtos adicionais.

Em um posto bandeirado, é feito um acordo com a detentora da marca para utilização de sua identidade visual durante um período pré-determinado. Além disso, existe também uma reposição mínima de produtos que deve ser realizada mensalmente.

O posto bandeirado também deve respeitar alguns parâmetros administrativos da bandeira, como layout, exposição de produtos, políticas, métricas, entre outras questões.

Por último, mas não menos importante, podemos dizer que os preços da distribuidora não podem ser negociados. Ou seja, o posto bandeirado precisa, obrigatoriamente, pagar o preço exigido pela bandeira para receber o abastecimento.

 

O posto sem bandeira 

Os postos que não adotam nenhuma parceria com distribuidores, são chamados de postos de bandeira branca, ou postos sem bandeira. Esses são os que possuem uma marca própria e estão livres para pedir seu fornecimento quando quiserem, como quiserem e do distribuidor que preferirem.

Também é possível negociar preços com os revendedores, embora isso possa ser difícil em determinados períodos. O posto de bandeira branca também tem liberdade para gerenciar sua própria operação da forma que melhor lhe convir.

De forma geral, o posto sem bandeira consegue entregar uma experiência mais próxima da realidade do consumidor local. Entretanto, isso vem a um investimento e uma carga de trabalho muito maiores.

 

Vantagens e desvantagens de cada caso

Para que você entenda melhor essa diferença, vamos explicar as vantagens e desvantagens do posto bandeirado e do posto sem bandeira.

 

Vantagens do posto bandeirado

Orientação e apoio financeiro

O posto com bandeira conta com a facilidade da orientação prestada pela detentora da marca. Essa orientação diz respeito a indicação de fornecedores e suporte técnico para construção ou reforma.

Já no apoio financeiro, o posto pode obter recursos financeiros para investir em maquinário, equipamentos, projeto, entre outras tarefas que se tornam necessárias para a completa operação do posto. Esse apoio é conseguido por meio de uma negociação.

 

Qualidade

Em um país onde a procedência do combustível é de constante preocupação do consumidor, ter um posto bandeirado é a segurança da qualidade. Isso faz diferença diante de situações onde a procedência é duvidosa, com combustível adulterado, por exemplo. O posto bandeirado não tem esse problema, pois o nome da marca já precede sua qualidade.

 

Marketing pronto

Com um posto bandeirado, você não precisa investir nada em marketing. Todas as ações de marketing e divulgação são feitas pela própria detentora da marca. Isso significa economia de recursos financeiros e também de mão-de-obra, sem mencionar a preocupação em criar e administrar campanhas de marketing.

 

Inteligência de negócios agregada

As distribuidoras que oferecem a possibilidade de afiliação possuem uma gestão voltada para a inteligência de negócios. Quando seu posto se torna um posto bandeirado, essa inteligência de negócios é automaticamente aplicada à sua empresa, beneficiando de maneira permanente o seu posto.

 

Desvantagens do posto bandeirado

Exclusividade

A exclusividade é uma desvantagem dos postos bandeirados, já que, mesmo em tempos de alta de preços, você não poderá procurar por melhores oportunidades.

 

Concorrência

Mesmo que você tenha a melhor das distribuidoras em sua bandeira, postos de bandeira branca em sua região ainda representarão uma ameaça. Isso porque eles conseguem negociar preços, o que pode fazer com que os clientes os escolham ao invés do seu posto.

 

Vantagens do posto de bandeira branca

Liberdade de gestão

Gerenciar um posto sem bandeira é mais favorável, já que você consegue cuidar de tudo da melhor forma que for conveniente. Isso inclui desde a identidade visual do posto até o mix de produtos e a forma como a empresa funciona.

 

Preços competitivos

Como dito anteriormente, postos sem bandeira conseguem negociar preços com distribuidores para que isso se reflita no preço final para o consumidor. Assim, você ganha vantagem competitiva no que diz respeito aos preços.

 

Layout e operação

Tanto o layout quanto a operação de um posto sem bandeira estão desimpedidos. Você pode, literalmente, fazer o que quiser com esses fatores. É você quem determina escala de trabalho, posicionamento das bombas, layout da loja de conveniência, rotas de entrada e saída, entre outros detalhes.

 

Desvantagens do posto sem bandeira

Dificuldade nas negociações

Apesar de ser possível negociar, isso não quer dizer que é fácil. Especialmente em períodos de pré-alta, que são momentos decisivos para as estratégias dos postos e revendedores. Além disso, os revendedores possuem uma demanda garantida de postos bandeirados. Dessa forma, fica mais difícil abrir negociação para quem não faz parte de seus acordos.

 

Investimento próprio

Todo o investimento feito em um posto de bandeira branca parte do próprio posto. Isso significa que os recursos financeiros necessários para colocar o posto em operação são muito maiores, já que será necessário arcar com absolutamente tudo e não será possível conseguir apoio financeiro de distribuidores.

 

Hesitação dos clientes

Em postos sem bandeira, os clientes terão que confiar cegamente na qualidade do combustível oferecido. Isso é algo que pode impactar negativamente se você não se empenhar em transmitir segurança e autoridade.

 

Qual a melhor escolha: posto bandeirado ou posto sem bandeira?

No fim das contas, tudo depende de suas preferências comerciais. Você tem à sua disposição duas formas de trabalho que são bastante distintas. Para decidir, coloque lado a lado os prós e contras de cada opção e analise o que tem mais peso para você.

Assine nossa newsletter para continuar recebendo conteúdos importantes para a gestão do seu posto de combustíveis.

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário

Saiba quais foram nossas medidas e ações para proteger e garantir o bem-estar de nossos colaboradores e parceiros durante a pandemia. Leia as atualizações mais recentes.