5 dicas essenciais para montar uma troca de óleo no posto

Manter a competitividade dos postos de combustíveis é um dos grandes desafios dos gestores, assim como aumentar a rentabilidade. Montar uma troca de óleo pode ser uma das formas de conquistar vantagem competitiva e ainda melhorar seu ticket médio.

Um dos principais objetivos dos empresários no momento da implantação do serviço de troca de óleo é montar uma troca gastando pouco, mas sem perder a boa experiência e excelência no atendimento ao cliente.

Sendo assim, para começar a estruturação desse novo serviço, será preciso planejar bastante e escolher bem seus parceiros, além de ouvir seu público-alvo para entender como é possível se diferenciar no atendimento e na entrega.

Continue a leitura e aproveite nossas dicas para montar uma troca de óleo de sucesso e se diferenciar da concorrência!

1. Tenha instalação e espaço propícios

O primeiro passo para a estruturação da troca de óleo é analisar se em seu posto existe um local adequado para a instalação, com espaço reservado para esse serviço, de acordo com as regulamentações ambientais.

Esse ponto precisa de atenção, pois, ao manipular óleo lubrificante, ele não deve se misturar com demais produtos químicos, e se isso acontecer, o lubrificante não poderá ser reaproveitado.

Em relação ao espaço propício para a prestação do serviço, a sugestão é de que se tenha pelo menos 50m² para atender com conforto. Essa medida já é suficiente para comportar o carro do seu cliente, seu funcionário e um pequeno estoque para agilizar o atendimento.

2. Invista na infraestrutura, equipamentos e produtos

Tendo o espaço disponível, é o momento de buscar os itens de infraestrutura necessários, como o elevador automático ou a construção de uma vala para suspensão do carro. Também é preciso ter demais equipamentos à disposição, como chave de remoção de filtro, seringa de sucção e funil de duas curvas, por exemplo.

Além disso, este é o momento de decidir sobre quais marcas você representará e quais produtos você revenderá em sua troca de óleo. Essa decisão é importante, pois, algumas marcas costumam auxiliar os postos com treinamentos e recursos para alavancar vendas.

3. Busque um sistema para gerenciar sua troca de óleo

Outro ponto importante na estruturação da troca de óleo é contar com um sistema para gerenciar os itens que podem ser comercializados, controlar o estoque e trazer recomendações para toda a linha de veículos de passeio, utilitários leves, utilitários pesados e motocicletas.

O sistema também será capaz de trazer insights sobre seus clientes, frequência de compras e até mesmo enviar informações de promoções e incentivos para aumentar suas vendas.

Para isso, é importante contar com uma empresa especializada neste tipo de software e que já possua expertise no segmento de postos, em específico.

Esse sistema também precisa ser integrado ao seu ERP para consolidar as suas informações gerais da operação, rentabilidade da troca de óleo e proporcionar a previsibilidade de compra e venda de produtos e serviços.

4. Treinamento do seu time

Seus colaboradores também precisam ser muito bem treinados para conhecer a fundo os problemas dos automóveis de seus clientes e antecipar soluções. A proatividade irá se tornar um fator fundamental para a fidelização do seu público e para agregar valor na entrega do serviço.

Além do treinamento, fique atento aos detalhes como a apresentação pessoal do funcionário, que precisa estar sempre uniformizado, com a higiene em dia e barba e cabelo aparados.

Leia também: Apresentação pessoal do frentista: o cartão de visita do posto de combustível 

5. Considere a opção do modelo de franquias

Uma das possibilidades na hora de prestar o serviço de troca de óleo aos seus clientes é incorporando um modelo de franquia.

Essa modalidade proporciona mais agilidade e estruturação robusta da operação, além de obter apoio de marketing e vendas da franqueadora para alavancar suas vendas.

Confira as principais vantagens em montar sua troca de óleo no modelo de franquia.

Representa uma marca consolidada

Uma grande dificuldade das trocas de óleo é se posicionar como referência e melhor opção para os clientes sendo uma marca ainda pouco conhecida. Isso é resolvido quando se incorpora o modelo de franquia, já que o seu negócio já começa com uma marca renomada e reconhecida por seus clientes.

Variedade de produtos e serviços

Geralmente, as franqueadoras conseguem proporcionar ainda outros produtos e serviços complementares para seus clientes, e que ajudam a aumentar o seu ticket médio. Você conseguirá comercializar itens e serviços como:

  •   Extintor de incêndio
  •   Fluído do arrefecimento
  •   Fluído da direção hidráulica
  • Troca de filtro de óleo
  • Troca de filtro de ar
  • Troca de filtro do combustível

Essa diversificação do mix de produtos é uma estratégia certeira para fidelizar clientes e aumentar a lucratividade do seu posto.

Apoio de marketing e vendas

A divulgação para seu público-alvo é essencial para o sucesso da sua troca de óleo, e as estratégias poderão ser potencializadas quando se tem o apoio da franqueadora. Normalmente elas possuem planos de comunicação unificada, identidade visual já definida e compartilham formas de aumentar seus resultados.

 Investimento em um modelo de negócio estruturado

Investindo em uma franquia, você terá à sua disposição um modelo de negócio já validado e que está proporcionando resultados para outros empresários. De certa forma, é uma garantia de que você não começará de forma errônea, e poderá colher bons frutos mais rapidamente.

É importante lembrar que no modelo de franquia, sua troca de óleo precisará de um investimento inicial um pouco maior, e você poderá verificar com a franqueadora qual o prazo médio para o ROI – retorno sobre o investimento e qual a média de faturamento mensal dos franqueados.

Neste conteúdo, discutimos alguns pontos importantes para que você se planeje melhor e monte uma troca de óleo promissora. A prestação desse tipo de serviço especializado poderá se tornar um excelente diferencial competitivo e fazer com que seu posto se destaque da concorrência. 

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