Apresentação pessoal do frentista: o cartão de visita do posto de combustível

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Apresentação pessoal do frentista: o cartão de visita do posto de combustível

Você já deve ter ouvido aquele velho ditado: “nunca julgue um livro pela capa”, certo? Mas fique sabendo que essa regra não vale pra tudo: uma boa apresentação pessoal do frentista é essencial na difícil tarefa de agradar os clientes do seu posto de combustível.

Isso porque, estudos em psicologia apontam que muitas vezes a primeira impressão é a que fica. Portanto, os cuidados devem ir além do bom atendimento, aparência do funcionário também é critério na hora do cliente avaliar o seu negócio.

Neste conteúdo, te mostramos porque isso deve ser uma preocupação dos gestores e como garantir que seu frentista seja o cartão de visitas do seu posto.

 Por que a apresentação pessoal do frentista é tão importante?

Um erro que a maioria dos donos de postos de combustível cometem é investir somente em estrutura, equipamentos e serviços de qualidade, esquecendo-se do colaborador.

São eles que estão em contato direto com seu público-alvo, e por isso, são essenciais para criar uma imagem positiva entre os clientes e o seu negócio.

E não é novidade que para conquistar os clientes, e com isso, aumentar as vendas do seu posto de gasolina, um bom atendimento do frentista é fundamental.

Ou seja, não bastam preços atrativos ou variedade nos serviços. Valorizar a cortesia, educação e a boa apresentação pessoal do frentista é essencial para agradar a clientela, e assim, aumentar a fidelização e lucratividade do posto de combustível.

Por onde começar?

Já que os frentistas são o primeiro contato que o cliente tem durante o atendimento, e às vezes o único, é preciso saber aproveitar bem esse momento para conquistar seu público.

Na prática, algumas características são essenciais para garantir uma boa apresentação pessoal do frentista, confira:

Equipe treinada

O primeiro passo é oferecer um bom treinamento para seus frentistas, sejam eles novos na empresa ou com mais experiência.

A sua equipe precisa ser treinada para minimizar os riscos e evitar acidentes com inflamáveis e combustíveis (NR20). Também é necessário que eles tenham capacitações no aspecto financeiro para conferir troco, explicar as modalidades de pagamento e entender a relevância do fluxo de caixa para o negócio.

Além de abordar as boas práticas, técnicas e procedimentos durante o abastecimento, é a chance de mostrar ao seu colaborador a importância dos cuidados com a higiene e apresentação para um bom atendimento.

Higiene pessoal

O cuidado com a higiene é um dos principais pontos de atenção, já que é peça-chave na hora de causar uma boa impressão.

Então, lembre-se de conversar com seus colaboradores sobre a importância dos cuidados pessoais, cabelo feito e atenção para o comprimento, principalmente por questão de segurança.

Também é importante manter as unhas limpas e aparadas, estar de banho tomado e que a higiene bucal esteja em dia.

Uniforme

A escolha das roupas também chama a atenção dos clientes e além de serem funcionais, os uniformes carregam a imagem da empresa. Os frentistas são, na verdade, os vendedores do seu posto de combustíveis, e precisam passar a imagem adequada para seus consumidores.

Por isso, os uniformes devem estar sempre limpos e passados, sapatos engraxados e, se forem essenciais em seu posto, não esquecer dos outros elementos, como crachá e boné. E, é claro que também não pode faltar um belo sorriso no rosto na hora do atendimento.

Cordialidade

Não se restrinja a aparência: o cliente espera do frentista não só uma boa educação, mas que ele esteja preparado para ajudá-lo com eventuais dúvidas e tenha uma atitude proativa, por isso, é importante uma postura sempre gentil, ética e prestativa.

Os frentistas precisam estar preparados para tirar dúvidas básicas sobre mecânica, saber as principais rotas da cidade e conseguir abordar os clientes sobre serviços agregados, como troca de óleo e calibragem, por exemplo.

Não podemos esquecer do essencial: sempre cumprimentar os consumidores, desejando um bom dia/boa tarde, manter a educação e o sorriso em todos os momentos e se despedir com cordialidade.

Essas atitudes proativas e afáveis com certeza são diferenciais para um atendimento mais humanizado e diferenciado para seus clientes.

Leia também: Como motivar os frentistas do seu posto de combustível 

Profissionalismo

Você, provavelmente, já foi em algum estabelecimento fazer suas compras onde os vendedores ficaram de conversinha entre si e não prestaram um bom atendimento, certo?

Sabemos que atitudes como essa são frequentes e muito ruins para seu posto, e você precisa ensinar seu time a manter uma postura profissional.

Os frentistas devem evitar ficar escorados na bomba, sentados no chão ou de costas para a entrada do posto. Fazer rodinhas de conversa e comer na pista também pode atrapalhar o atendimento ao cliente e passar uma imagem de ambiente desorganizado.

 Conclusão

Você viu como a aparência pessoal é um fator relevante na lucratividade do seu negócio, mas ele não é o único. Vale lembrar que a apresentação pessoal do frentista também pode ser um quesito para concessão de benefícios e promoções no quadro de funcionários do posto, ou seja, todos saem ganhando.

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