5 vantagens da antecipação de recebíveis para o seu negócio
5 minutos
5 vantagens da antecipação de recebíveis para o seu negócio

Suponha que sua empresa tenha vários compromissos a honrar, como férias de funcionários, contas administrativas ou pagamento de fornecedores, mas não possui dinheiro em caixa suficiente para isso. Uma saída viável seria a antecipação de recebíveis, um modelo de captação de recursos no curto prazo mais vantajoso do que empréstimos ou financiamentos.

Ela é muito utilizada quando as empresas começam a entrar no amarelo e precisam de estratégias para não cair no vermelho. No auge da pandemia, muitos negócios recorreram à antecipação de recebíveis para sobreviver ao isolamento social rígido.

Há muito benefícios, porém a antecipação deve ser utilizada com cautela para não virar uma bola de neve e acabar trazendo prejuízos.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Como o nome já sugere, a antecipação de recebíveis consiste no recebimento adiantado de pagamentos realizados pelo cliente via cartão de crédito/débito, cheques ou duplicatas. Em todos esses casos, os valores levam, no mínimo, 30 dias para serem liquidados. 

Por exemplo, suponha que um cliente do seu posto fez um abastecimento e comprou alguns produtos, tendo como valor final a ser pago por ele R$ 300,00. Então, ele decide parcelar esse valor em três vezes. Portanto, você receberá o valor total somente após três meses.

Com a antecipação, você pode solicitar que as demais parcelas caiam logo na sua conta, com o porém de que haverá a cobrança de taxas. A vantagem é que elas costumam ser mais brandas que as praticadas em financiamentos.

Em que situações pedir antecipação de recebíveis?

Antecipação é uma opção interessante para quem está com a saúde financeira do negócio abalada ou precisa sanar problemas de imediato.

As situações mais comuns de solicitação ocorrem quando há necessidade de:

  • quitar dívidas com fornecedores quando seus vencimentos são anteriores ao recebimento das parcelas pagas pelos clientes;
  • obter mais capital giro para aquecer o caixa da empresa e mantê-la funcionando;
  • pagar outras dívidas que estão com juros mais altos;
  • suprir a falta de entrada no caixa, quando o fluxo de clientes diminui.

O que você precisa considerar

Como você adianta o recebimento de valores que só entrariam na sua conta nos meses subsequentes, é preciso pensar bem e ter a certeza de que esse montante não fará falta. 

Portanto, ao pensar em solicitar uma antecipação de recebíveis, primeiro você deve analisar bem como está o funcionamento do seu fluxo de caixa. 

Dessa forma, você consegue vislumbrar se nos meses seguintes haverá entrada suficiente para cobrir esse valor que foi adiantado e não comprometer sua empresa. 

Além disso, é importante também avaliar o quanto pagará de juros. Não há um valor fixo para os juros aplicados, pois eles variam conforme o valor solicitado, a quantidade de parcelas e o tempo de liquidação de cada uma. Você precisa entender bem como calcular a taxa de antecipação de recebíveis.

5 vantagens da antecipação de recebíveis para a gestão financeira

Se após analisar o fluxo de caixa do seu posto de combustíveis, a quantidade de compromissos que devem ser honrados no curto prazo e a sazonalidade dos clientes, você decidiu que a antecipação de recebíveis é a melhor opção para evitar entrar no vermelho, é hora de olhar para os seus benefícios. 

Dinheiro certo no caixa

Na antecipação você traz para uma data mais próxima valores pagos pelos clientes que só seriam recebidos adiante. Portanto, seu caixa fica “cheio” mesmo se o volume de vendas no seu estabelecimento estiver baixo.

Juros mais amigáveis

Como na antecipação você está captando um dinheiro que já é seu, as taxas acordadas com as operadoras são mais suaves. Caso você fosse solicitar um empréstimo bancário do mesmo valor, os juros seriam mais altos.

Dispensa de novas dívidas

Nesse esquema, você paga somente os juros, que são automaticamente aplicados na hora do recebimento das parcelas adiantadas. No cenário de solicitação de empréstimo, além de pagar juros bem mais agressivos, você recebe um determinado valor, mas ainda cria uma nova dívida para o seu negócio, o que pode se tornar um problema.

Processos mais ágeis e descomplicados

Por ser uma prática bastante comum e importante, as operadoras oferecem serviços próprios para facilitar a antecipação por parte dos clientes. 

Por exemplo, com o Adaptive Antecipa, os gestores que utilizam o Petros e são clientes da Rede, conseguem solicitar a antecipação de forma prática e simples no próprio site da adquirente. 

Capacidade de desenvolvimento

Com o dinheiro em caixa mais rápido do que originalmente estava previsto, você tem insumos para quitar dívidas que estavam pendentes, cobrir despesas administrativas e até mesmo negociar com fornecedores mediante pagamento antecipado.

Este último ponto merece destaque porque muitas empresas oferecem condições melhores quando veem o dinheiro logo, portanto utilize essa estratégia para barganhar nas negociações para o seu posto.

Como você deve ter percebido, a antecipação de recebíveis é uma opção viável principalmente quando a gestão financeira da sua empresa precisa de uma injeção para voltar a funcionar.

Ela é uma estratégia viável, com uma série de benefícios para o seu negócio. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe! E não deixe de assinar nossa newsletter. 

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!