7 dicas infalíveis para tornar o lava-rápido do seu posto mais lucrativo

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Muito se fala em criar novos espaços nos postos de combustível que possam atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar a lucratividade do seu negócio. Dentre as diversas possibilidades, uma delas é a instalação de um lava-rápido (ou lava a jato). Mas apenas instalar um lava jato não é o suficiente, é preciso fazer desse serviço um negócio de alta performance.  

É um investimento que vale a pena ser considerado, pois todo motorista, alguns com mais, outros com menos frequência, necessitam de cuidar da limpeza do veículo. E lá estará o seu lava-jato, à disposição e com serviços de qualidade para todos eles. 

Para não ficar refém da sazonalidade do serviço ou de um punhado de clientes mais assíduos, é preciso criar estratégias que ajudam a aumentar o faturamento do seu negócio. Selecionamos algumas dicas para você. Veja!

Confira 7 ideias para vender mais no seu lava-rápido

Construa um espaço agradável

No geral, as pessoas gostam de conforto, comodidade e de se sentirem bem onde quer que estejam. A apresentação é a porta de entrada de todo e qualquer negócio.

Muitos ambientes de postos de combustível podem não ser tão chamativos e agradáveis para boa parte da clientela, mas adequações podem ser feitas para mudar essa percepção acerca do local. 

Mesmo sendo um “lava-rápido”, o cliente vai esperar por alguns minutos até que a lavagem do seu carro seja finalizada. Sabendo disso, crie um espaço com uma decoração moderna, aconchegante, e que ofereça conforto suficiente para que a espera não seja desagradável para o cliente. Vale lançar mão de música ambiente, TV, internet ou até mesmo jornais e revistas. Não se esqueça também da água e do cafezinho. 

As percepções sensoriais são fatores importantes para contribuir com a construção de uma boa experiência do cliente. Se ele não se sentir bem, mesmo que o serviço tenha sido bem executado, ele não voltará.

Invista no bom atendimento

Já falamos bastante na importância de ter equipes bem treinadas e receptivas nos postos de combustível e lojas de conveniência. No lava-rápido não é diferente. Os profissionais que dele fazem parte devem zelar pelo bom atendimento, afinal a experiência do cliente também depende disso.

Para ter equipes de excelência, invista em treinamentos sobre relacionamento com o cliente, oferta de novos produtos e serviços e vendas em geral. Quem lava também pode vender outro serviço ou algum produto que ajude a aumentar a vida útil da lavagem.

Vale lembrar que o atendimento não se inicia quando o cliente deixa seu carro para lavar. Existe o que poderíamos chamar de “pré-venda”, que pode ser feita via aplicativos de mensagens, como o WhatsApp Business. Nesse cenário, você mantém o canal aberto com os seus clientes para repassar valores e agendar as lavagens. 

Agregue outros serviços ao lava-rápido

Convenhamos, é mais difícil para um posto de combustível sobreviver se somente vender etanol, diesel e gasolina. Da mesma forma, lava-rápido dificilmente terá longevidade se apostar apenas em uma boa ducha. Vale aqui, portanto, a oferta de outros serviços que podem ser consumidos pelos seus clientes junto com a lavagem do carro.

Às vezes, as pessoas deixam de fazer determinados serviços, como polimento, higienização do ar condicionado ou impermeabilização dos estofados, por falta de tempo ou de oportunidade, por não saber onde nem quem poderia oferecer esses serviços.

Aproveite que o cliente está propenso a investir na higiene do seu automóvel e ofereça outros serviços de limpeza, inclusive com a possibilidade de haver descontos graduais na aquisição de mais serviços.

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Faça promoções e parcerias

Cliente adora uma promoção, e qualquer vantagem, mesmo que seja mínima, lhe salta aos olhos. Em um mercado que pode ser bastante competitivo a depender do local, investir em promoções sempre tende a trazer bons retornos.

Nesse meandro de possibilidades, você pode executar coisas bastante simples, como oferta de brindes em lavagens, descontos progressivos ou vinculados a algum outro serviço ou mesmo lavagens grátis. 

Você pode, ainda, firmar parcerias com outras empresas próximas do local onde seu lava-rápido está instalado, como prédios comerciais, supermercados e instituições de ensino, para oferecer descontos ou serviços aos colaboradores dessas empresas. 

Essas ações podem servir de gancho para que o pessoal conheça seu negócio, aprovem o atendimento, desfrutem do serviço realizado e, assim, passem a divulgar sua empresa.

Crie programas de fidelidade

Segundo a Endeavor, clientes fidelizados podem responder a 65% do faturamento das empresas. Por isso, na hora de escolher onde investir, procure focar naqueles clientes que já conhecem seu trabalho e tendem a continuar usufruindo dele. Clientes “da casa” ajudam a elevar o ticket médio e são potenciais propagandistas da sua marca.

A fidelização é, portanto, uma boa solução para potencializar o lucro do seu negócio,  e isso pode ser feito por meio de programas de fidelidade, cujo principal objetivo é garantir que o cliente continue sendo seu cliente por um bom tempo. 

Nesse tipo de programa, o cliente ganha pontos à medida que usa o serviço. Se ele apenas lava o carro, ganha X pontos; já se, além disso, impermeabiliza os bancos, ganha Y pontos. O ideal é que ele ganhe mais pontos à medida que utiliza mais serviços de uma única vez.

Para contabilizar os pontos, você pode utilizar um sistema de gestão que registre os pontos acumulados de cada cliente. Os famosos cartõezinhos, além de serem ultrapassados, podem se perder no meio de tanta papelada que as pessoas recebem diariamente.

E para que servirão esses pontos? Essa é a razão de ser do seu programa. Você precisa oferecer algo que seja vantajoso para o cliente e, ao mesmo tempo, não deixe seu negócio no prejuízo. As possibilidades são diversas: lavagem grátis a cada X pontos, descontos progressivos de Y em Y pontos… use sua imaginação, e o bom senso.

Defina estratégias de divulgação

Faixas e placas de divulgação na frente da empresa hoje em dia já não são suficientes para fortalecer a divulgação da sua empresa. Hoje o mundo está digital, a empresa que não estiver nesse meio, pode estar perdendo clientes.

As mídias sociais hoje são um terreno fértil para prospecção de novos clientes, fidelização dos atuais e construção de uma marca mais sólida. O Facebook e Instagram, inclusive, oferecem recursos que impulsionam suas postagens, fazendo-as chegar a mais pessoas.

Nesse sentido, você deve utilizar as mídias sociais com postagens que mostrem ao cliente o que você oferece e porque ele deveria ir até você. Frases curtas e de efeito, vantagens do serviço, diferenciais e até mesmo promoções servem como conteúdo para serem aplicados nestes posts. Nessas redes, você decide o quanto gastar, pois esse valor varia de acordo com o tempo que deseja manter o anúncio ativo e quantas pessoas pretende impactar. 

O “boca a boca” hoje está na web. Portanto, se alguém gostou do serviço realizado, vai curtir, compartilhar, marcar algum amigo indicando o serviço.

Tenha um diferencial competitivo no seu lava-rápido

Lava-rápidos não são tão difíceis de se encontrar pelas cidades. Desde as menores às mais cosmopolitas, haverá concorrência. Então, você precisa criar estratégias que se configurem como diferencial competitivo diante da concorrência.

Uma boa notícia é que essa tarefa não é tão complicada quanto pode parecer. Muitas empresas de lava-rápido ainda são pequenas e têm processos tradicionais, sem muitas inovações. Fazer um pouco mais pode se tornar muito aos olhos do cliente.

Entre essas possibilidades, você pode promover um serviço de busca do automóvel no local do cliente, pois todos sabemos que muitas pessoas postergam a lavagem de seu carro por falta de tempo ou por não ter um serviço que atenda às suas necessidades.  Ainda nesse quesito, opte também por funcionar aos domingos e feriados. Considere também aceitar cartões de crédito e débito ou até mesmo as novas formas de pagamento, como PicPay. Acredite: há lava-rápidos ainda aceitam apenas dinheiro. 

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