Há tempos a Receita Federal tornou obrigatório o eSocial nas empresas. Assim, leia o nosso artigo para saber tudo o que você precisa sobre o assunto e garantir conformidade com a lei.
Saiba mais sobre o eSocial nas empresas
O eSocial é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Portanto, para quem já trabalha com o SPED Fiscal, os sistemas têm similaridades.
Logo, o objetivo do eSocial é unificar o envio de informações fiscais e trabalhistas do funcionário aos órgãos responsáveis. Além disso, visa coibir a sonegação dos tributos.
Desse modo, em um único ambiente, o empregador poderá registrar o empregado, fazer o IR, assim como a legislação trabalhista, FGTS e a Previdência Social. Assim, o projeto eSocial é uma ação conjunta dos órgãos e entidades do governo federal:
- Secretaria da Receita Federal do Brasil
- Caixa Econômica Federal
- Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
- Ministério do Trabalho
Importância do eSocial nas empresas
As empresas devem adaptar sua infraestrutura de tecnologia da informação. Isso porque, a digitalização de processos e documentos é uma tendência mundial e todos os negócios, grandes ou pequenos, precisaram evoluir para esta realidade.
Vale lembrar que é super importante conversar com o seu contador sobre o caso específico da sua empresa. A melhor maneira de cumprir todas as obrigações fiscais do negócio é se manter informado e pedir que a contabilidade avalie as melhores condições para sua empresa.
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