Em tempos de recessão, é preciso reavaliar processos e definir novas estratégias de como aumentar as vendas no seu posto. Já pensou que a tecnologia pode ser uma grande aliada para oferecer um atendimento ao cliente de ponta e fidelizar seu público, crescendo assim o seu faturamento?
Se você está interessado em crescer os números do seu posto de combustível, continue lendo esse artigo para definir estratégias de vendas usando a tecnologia a seu favor nessa empreitada. Vamos lá?
Preço ainda é um diferencial
O preço sempre será um dos critérios mais considerados na hora de abastecer, por isso, é necessário que você esteja sempre alerta aos preços praticados no mercado. A variação de alguns centavos pode te fazer ganhar ou perder clientes.
Uma boa alternativa para ter flexibilidade na alteração de preços do seu posto é utilizar soluções de tecnologia. Em alguns softwares de gestão, é possível o administrador fazer a alteração de preços do combustível por aplicativo ou computador de qualquer lugar que ele esteja.
Invista na praticidade para criar promoções imperdíveis para os seus clientes!
Ofereça descontos e vantagens para os clientes mais assíduos
É esperado que, ao longo do tempo, seu negócio atraia clientes fiéis. São eles que frequentam seu estabelecimento com regularidade, além de indicar seus produtos e serviços para amigos e familiares.
Por isso, invista em programas de fidelidade. Essa é uma forma de manter o público frequentando seu negócio com o intuito de conseguir vantagens. Soluções como cartões fidelidade estão geralmente integradas a softwares de gestão ERP. Dessa forma, com as informações dos relatórios de vendas do sistema, você pode verificar quais itens são mais procurados por seus clientes e criar uma estratégia de vendas mais assertiva.
Leia também: Como fazer promoções no posto e ter sucesso
Propaganda é a alma do negócio
Você já passou por um posto e, por conta do seu visual, deixou de abastecer ali? Acredite que seus clientes já fizeram o mesmo.
Por essa razão, é importantíssimo investir em comunicação visual. É preciso trabalhar o valor da sua marca e oferecer um ambiente limpo para a sua clientela. Faça o cliente se sentir seguro ao entrar no seu estabelecimento com uma fachada moderna e que comunique os valores da sua empresa.
Já que estamos falando de comunicação, não é novidade que não conseguimos mais imaginar o mundo do marketing e da propaganda sem a Internet. Por isso, é essencial que seu negócio esteja presente nas novas mídias. Essa tecnologia permite que você faça anúncios certeiros para moradores e frequentadores da região em que seu posto se encontra, utilizando plataformas como Facebook Ads e Google Adwords.
O melhor dessas soluções é que elas se ajustam aos valores que cabem em seu orçamento. Dessa forma, você consegue reduzir custos pois anúncios em mídias mais tradicionais como rádio, televisão e jornais são mais caros e não oferecem tanta precisão na definição do seu público quanto as plataformas de anúncios digitais.
Vale a pena procurar soluções de marketing digital para o seu posto!
Treine sua equipe de atendimento ao cliente
Quanto mais bem atendido o cliente for, maiores são as chances dele retornar e compartilhar sua experiência com amigos, que contarão para outros amigos e assim por diante.
Para isso acontecer, é preciso criar uma experiência positiva de compra para o cliente. Uma boa opção é evitar a formação de filas com soluções financeiras como o TEF sem fio que, além de facilitar as formas de pagamento, permite um checkout mais rápido e cômodo no seu estabelecimento.
Assim, sua equipe deve ser treinada para utilizar todos os recursos oferecidos por tecnologias como TEF e softwares ERPs. Ela também precisa estar bem informada sobre os produtos e serviços oferecidos no posto para ajudar os clientes a tomarem a melhor decisão de compra.
Com todas essas dicas, é certeiro haver uma mudança para aumentar vendas no seu posto. Pronto para colocá-las em prática?
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