Análise de Rentabilidade: você sabe calcular?

A análise de rentabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão financeira assertiva das empresas, que permite aos gestores avaliar a eficiência e lucratividade do negócio.

Dessa maneira, os gestores utilizam essa análise para identificar áreas que precisam ser melhoradas, ajustar preços e custos, maximizar a lucratividade e tomar decisões estratégicas mais informadas para o negócio. 

Esta análise econômica da empresa é fundamental para o sucesso de qualquer empresa e pode ser realizada por meio de diferentes indicadores financeiros e software de gestão. Continue acompanhando este texto para aprender mais sobre o tema e aplicá-lo ao seu empreendimento.

O que é rentabilidade?

A rentabilidade de um negócio é a capacidade da empresa de gerar lucro em relação ao capital investido. Ela pode ser medida de diversas maneiras. Podemos citar: retorno sobre o investimento (ROI), o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) ou a margem de lucro líquido.

Diante disso, a rentabilidade é uma medida importante do desempenho de um negócio, porque indica se a empresa está gerando lucro suficiente para cobrir seus custos e investimentos, e se é capaz de proporcionar um retorno adequado aos seus acionistas ou proprietários. 

Ou seja, uma empresa com alta rentabilidade é considerada mais atraente para investidores e pode ter mais facilidade em obter financiamento para seus projetos.

Quais são as diferenças entre rentabilidade e lucratividade?

Balança: do lado esquerdo dinheiro e pensando mais, do outro barras de gráfico.

Embora esses termos estejam relacionados, a rentabilidade e a lucratividade são conceitos diferentes e que você certamente precisa compreendê-los para realizar uma gestão financeira eficaz.

Dessa maneira, como falamos anteriormente, a rentabilidade é uma medida de eficiência do investimento em gerar retorno financeiro em relação ao capital investido.

Por outro lado, a lucratividade é a capacidade da empresa de gerar lucro em relação ao faturamento. Portanto, ela pode ser medida por meio da margem de lucro líquido, que indica a porcentagem de cada venda que se transforma em lucro líquido para a empresa.

Dessa forma, enquanto a rentabilidade se concentra no retorno financeiro gerado pelo investimento, a lucratividade se concentra na geração de lucro em relação ao faturamento da empresa.

Ambas as medidas são importantes para avaliar o desempenho de um negócio, mas são usadas para fins diferentes e podem ser afetadas por diferentes fatores, como custos operacionais, estratégias de precificação, entre outros.

Quais são os índices de rentabilidade e como calcular?

Existem vários índices de rentabilidade que os gestores podem utilizar na administração de empresas de produtos e/ou serviços. Aqui estão alguns dos principais:

  • Retorno sobre o investimento (ROI): este índice mede o retorno financeiro em relação ao capital investido em um projeto ou empreendimento. É calculado dividindo o lucro pelo investimento e multiplicando por 100.
  • Retorno sobre o patrimônio líquido (ROE): este índice mede o retorno financeiro em relação ao patrimônio líquido da empresa. É calculado dividindo o lucro líquido pelo patrimônio líquido e multiplicando por 100.
  • Margem de lucro líquido: este índice mede a porcentagem do faturamento que se transforma em lucro líquido para a empresa. É calculado dividindo o lucro líquido pelo faturamento e multiplicando por 100.
  • Margem de contribuição: este índice mede a margem de lucro de cada produto ou serviço vendido. É calculado subtraindo os custos variáveis do preço de venda e dividindo-o pelo preço de venda.
  • Ponto de equilíbrio: este índice mede o faturamento mínimo necessário para cobrir todos os custos fixos da empresa. É calculado dividindo os custos fixos totais pela margem de contribuição unitária.

Cada um desses índices oferece uma perspectiva diferente sobre a rentabilidade da empresa. Assim, ajudam os gestores a avaliar o desempenho financeiro e a tomar decisões estratégicas para melhorar a rentabilidade da empresa.

Leia também: 10 dicas para começar o ano com uma gestão inteligente 

Como otimizar os lucros a partir da análise de rentabilidade?

Mulher à frente de uma mesa, sentada, analisando gráficos em um papel e utilizando o computador.

Se você está buscando otimizar os lucros do seu negócio, saiba que a análise de rentabilidade pode trazer importantes informações para sua tomada de decisões. Confira algumas das ações que você pode colocar em prática na sua empresa, abaixo.

Identificar os produtos ou serviços mais rentáveis 

Ao analisar a rentabilidade de cada produto ou serviço oferecido pela empresa, o gestor pode identificar aqueles que geram mais lucro, e concentrar seus esforços na promoção desses produtos ou serviços. 

Também pode descontinuar produtos ou serviços com baixa rentabilidade ou ajustar sua estratégia de preços para melhorar a rentabilidade.

Reduzir custos operacionais 

Uma análise de rentabilidade pode ajudar a identificar áreas nas quais a empresa está gastando mais do que deveria. Então, tomar medidas para reduzir esses custos, tais como renegociar contratos com fornecedores, reduzir o estoque ou otimizar processos produtivos, por exemplo.

Identificar oportunidades de melhoria 

Uma análise de rentabilidade pode evidenciar as áreas da empresa as quais apresentam baixa rentabilidade, e que podem ser melhoradas com mudanças na estratégia de preços, aquisição de novas tecnologias ou reorganização de processos internos.

Fazer investimentos inteligentes

A análise de rentabilidade pode ajudar o gestor a tomar decisões de investimento mais informadas. Assim ele pode investir em áreas que geram o maior retorno financeiro, e evitando investimentos em áreas com baixa rentabilidade.

Monitorar e avaliar regularmente

A análise de rentabilidade é um processo contínuo, portanto o gestor deve monitorar e avaliar regularmente os resultados obtidos para identificar novas oportunidades de otimização de lucros.

Ou seja, a análise de rentabilidade é uma ferramenta importante para a identificação de oportunidades de otimização de lucros e decisões estratégicas mais informadas para melhorar a rentabilidade do negócio.

Dessa maneira, empresas que já contam com um sistema de gestão empresarial (ERP) saem na frente na análise estratégica e aplicação destas ações. 

Você já utiliza esse tipo de software? Entenda, a seguir, quais funcionalidade do ERP podem ser utilizadas para contribuir com a rentabilidade da sua empresa.

Como um ERP ajuda na análise de rentabilidade?

Imagem representando como é um ERP em realação à análise de rentabilidade

A análise de rentabilidade é um conceito tradicional da análise econômica, mas nem por isso deixa de ser utilizada pelos negócios em transformação digital. 

Pelo contrário, usar um software de gestão empresarial pode ajudar gestores e diretores na análise de rentabilidade e dar insumos para ações estratégicas e operacionais.

Integração de informações

O ERP integra informações de diferentes áreas da empresa em um único sistema, tornando o acesso às informações necessárias para analisar a rentabilidade do negócio. Quando usa um módulo de relatórios, o gestor pode, ainda, configurar relatórios personalizados e atualizados em tempo real.

Análise de desempenho financeiro

Os módulos de relatório do software podem fornecer relatórios detalhados sobre o desempenho financeiro da empresa, incluindo indicadores de rentabilidade, tais como ROI, margem de lucro e ROE, entre outros.

Análise de vendas

Com as vendas registradas no ERP, o gestor pode identificar quais produtos ou serviços estão vendendo mais e gerando mais lucro para a empresa, permitindo que o gestor concentre seus esforços em produtos mais rentáveis.

Análise de custos

O ERP pode ajudar a identificar os custos envolvidos na produção de cada produto ou serviço, permitindo que o gestor tome decisões inteligentes sobre ajustes de preços ou redução de custos.

Análise de performance de fornecedores

 O ERP pode ajudar a avaliar os fornecedores em relação à qualidade, prazos de entrega e preços. Assim, o gestor pode tomar decisões estratégicas de compra com base em informações mais precisas, escolhendo os fornecedores e produtos mais vantajosos com base no histórico de relacionamento e vendas.

Aprovação financeira baseada no histórico do cliente

ERPs que oferecem funcionalidade de aprovação financeira, como o RZ Business, apresentam dados do histórico do cliente como base para a aprovação financeira de vendas a prazo ou liberação de crédito. Assim, a empresa pode reduzir o risco de inadimplência e perdas financeiras. 

Com menos clientes inadimplentes, a empresa pode reduzir suas perdas e aumentar sua rentabilidade. Além disso, ao monitorar o histórico do cliente, a empresa pode identificar os clientes mais rentáveis e desenvolver estratégias de fidelização para aumentar as vendas e lucratividade.

Controle de comissão de vendedores

Um controle efetivo de comissão de vendedores pode ajudar a incentivar o desempenho de vendas e direcionar a equipe para vender produtos ou serviços mais rentáveis.

Com um ERP, o gestor pode implementar um sistema de remuneração variável que recompense a equipe de vendas de acordo com o desempenho em vendas de produtos ou serviços mais rentáveis. 

Assim, é possível incentivar a equipe a concentrar-se em produtos ou serviços de maior rentabilidade. Esta ação leva a uma melhoria significativa na rentabilidade do negócio.

O que podemos concluir sobre análise de rentabilidade?

Homem à frente de um laptop e digitando. Atrás dele aparece parte de uma planta.

Neste texto, ensinamos a você que um sistema ERP fornece informações importantes para análise de rentabilidade e ajuda os gestores a tomar decisões estratégicas inteligentes para melhorar a rentabilidade do negócio.

Por fim, se você está buscando por um software de gestão empresarial para otimizar a rentabilidade, conheça mais sobre o Adaptive Business e fique à vontade para tirar dúvidas com um consultor via WhatsApp.

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