Donos de postos de combustível, podem até não saber, mas têm uma oportunidade de ampliar seus negócios sem nem mesmo precisar sair do lugar: abrir uma loja de conveniência pequena.
Tal empreendimento expande o leque de serviços oferecidos e tem potencial de encantar clientes, ao mesmo tempo em que pode utilizar a mesma infraestrutura do posto de combustível para realizar suas operações.
De fato, o mercado de lojas de conveniência aumenta a cada ano, com destaque para aquelas de pequeno porte. De acordo com o DataHub, das 11.438 lojas ativas no país em 2021, 79% são lojas de conveniência pequenas, uma vez que são enquadradas como microempresas.
Assim, podemos afirmar que o segmento de lojas de conveniência está em amplo crescimento, com aumento de 27% nas aberturas de lojas apenas entre 2020 e 2021. Aliás, a tendência de popularização se manteve também como atividade secundária, com aumento de 9% de lojas de conveniência em postos de combustível: são 18.143 postos com lojas de conveniência em todo o país!
Diante de tais dados, atualmente, você está avaliando o que precisa para abrir a uma pequena loja de conveniência no seu posto de combustível? Então continue a leitura deste artigo para saber quais diferenciais pode oferecer ao seu cliente e, ainda, veja nossas recomendações para iniciar o seu negócio com o pé direito.
Vantagens de ter uma loja de conveniência pequena
Se os números acima não te convenceram, basta olhar para a realidade do seu posto na atualidade para ver as vantagens de abrir uma loja de conveniência pequena.
Para começar, com um pequeno negócio você pode validar se há interesse pelo novo serviço. Então, para facilitar, uma loja de conveniência pode ser um complemento aos serviços de combustível oferecidos por um posto. Isto é, os clientes podem abastecer seus veículos e, em seguida, comprar alimentos, bebidas, lanches ou outros itens úteis para suas viagens e para o dia a dia.
Além disso, se o seu posto opera 24 horas, você também pode oferecer flexibilidade nos horários de funcionamento. Podendo estar aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, você atrai ainda mais clientes em busca de comodidade e praticidade.
Mas não é só a comodidade oferecida aos clientes que torna este segmento do mercado interessante.
Por exemplo, você pode beneficiar-se duas vezes da localização estratégica. Os postos de combustível estão geralmente localizados em áreas de grande fluxo de pessoas e veículos, o que significa que há um grande potencial de clientes para uma loja de conveniência.
Somado a este fator, também há um câmbio de clientes, já que muitas pessoas param em postos de combustível para abastecer seus veículos e podem aproveitar para comprar algo na loja – aumentando o ticket médio das suas vendas.
Por fim, a loja de conveniência pode impactar até mesmo no faturamento do posto de combustível. Muitas vezes os lucros provenientes da venda de combustível são baixos, mas a margem de lucro dos itens vendidos na loja de conveniência pode ser maior.
8 dicas estratégicas para abrir uma loja de conveniência
Apesar do crescimento de 79% na abertura de lojas de conveniência, o DataHub identificou um fechamento expressivo de negócios já ativos. Assim, o levantamento revelou que entre 2019 e 2021 houve um aumento de 93% de fechamentos, com 2.053 lojas fechadas em 2021, em comparação aos 1.061 fechamentos de 2019.
Por isso, antes de pensar em abrir uma loja de conveniência pequena é preciso iniciar um planejamento estratégico. A seguir, confira nossas recomendações para fazer sua loja de conveniência ser um sucesso.
1. Realize uma pesquisa de mercado
Antes de abrir uma loja de conveniência, é importante realizar uma pesquisa de mercado para entender as necessidades e desejos dos consumidores da região onde a loja será aberta. Diante disso, descubra quais produtos e serviços são mais populares e quais são oferecidos pelos concorrentes, então saia na frente.
2. Defina o mix de produtos
O mix de produtos é a variedade de produtos que serão vendidos na loja. É importante escolher as mercadorias que atendam às necessidades dos clientes e que tenham uma boa margem de lucro.
Lembre-se: você pode aproveitar o fluxo de clientes do posto de combustível para entender o que eles esperam encontrar em uma loja de conveniência.
3. Estabeleça boas parcerias
Depois de definir o mix de produtos, procure criar parcerias estratégicas com fornecedores que oferecem produtos de qualidade.
Ainda, dependendo da sua localização, aproveite para também abrir espaço para produtores artesanais locais. Além de fazer parte da preferência de 75% dos consumidores, marcas locais tendem a se fortalecer com a indicação de clientes e a criação de uma rede de consumidores.
4. Desenvolva um plano de negócios
Pode parecer que um plano de negócios só é indicado para negócios maiores, mas esta é uma ferramenta importante para ajudar a definir metas, estratégias e a viabilidade financeira da loja de conveniência. Ele deve incluir uma análise de mercado, projeções financeiras e estratégias de marketing.
5. Invista em uma boa gestão de estoque
A gestão de estoque é essencial para o sucesso de uma loja de conveniência. Um software de gestão de estoque pode ajudar a controlar o inventário, evitar perdas e garantir que os produtos mais populares estejam sempre disponíveis.
Além disso, a atenção a este item deve ser redobrada se você oferecer produtos perecíveis. Por exemplo, em uma pequena estufa, fique alerta às quantidades ideais para atender à demanda dos clientes, sem causar desperdícios e prejuízos.
6. Ofereça um bom atendimento ao cliente
O diferencial das lojas de conveniência pequenas é a proximidade com o cliente. Por isso, o atendimento é fundamental para garantir a satisfação dos clientes e aumentar as vendas.
Dessa maneira, treine os funcionários para serem prestativos, cordiais e conhecedores dos produtos. Eles poderão ser divulgadores do novo serviço oferecido.
7. Crie promoções e programas de fidelidade
Dentro do seu planejamento estratégico, considere incluir promoções e programas de fidelidade. Tais ações podem incentivar os clientes a comprar mais na sua loja. Portanto, ofereça descontos, brindes ou pontos que podem ser trocados por produtos.
Aliás, uma boa estratégia é investir na comunicação visual na pista para incentivar os clientes a entrarem e conhecerem as promoções que estão acontecendo dentro da loja de conveniência. Anote aí!
8. Utilize softwares de gestão para otimizar o funcionamento
Softwares de gestão (ERP) podem ajudar a otimizar o funcionamento da loja, facilitando processos como controle de estoque, gestão financeira e emissão de notas fiscais. Essas ferramentas podem aumentar a eficiência da loja e reduzir os custos operacionais.
Softwares de gestão especializados como o Adaptive Business para lojas de conveniência podem ainda integrar a operação do posto de combustível com a loja de conveniência, otimizando as análises financeiras e estratégicas.
Dê os primeiros passos
Com nossas dicas em mãos, é hora de colocar o plano em ação. Que tal começar por uma pesquisa informal com seus clientes? Anote o que eles gostariam de ver em sua loja de conveniência e utilize este material em seu planejamento estratégico.
Por fim, aproveite para conhecer os recursos do Adaptive Business que vão ajudar a sua loja de conveniência pequena sair do papel e contribuir com o sucesso do seu negócio.