Parar em um posto de combustível uma vez por semana, quinzenalmente ou ao menos uma vez ao mês já se tornou algo comum para a maioria dos brasileiros. E justo por se tratar de uma ação rotineira, os consumidores podem observar várias vezes os detalhes da comunicação visual que o posto apresenta.
Não é por acaso, portanto, que os gestores de marketing e administração de postos de combustíveis devem investir em estratégias visuais que encantem o consumidor e passem todas as informações necessárias sobre promoções e pontos de entrada, saída e permanência, por exemplo.
Acompanhe as próximas informações e entenda melhor. Vamos lá!
Comunicação básica
De modo primário, um projeto visual para postos de combustíveis deve contemplar os seguintes elementos: totens e testeiras infláveis, placas de preços, demarcação da área de abastecimento e banners promocionais.
Trata-se do material “básico” para garantir que o consumidor identifique rapidamente os preços e as áreas pelas quais ele deve entrar, permanecer e sair.
É importante ressaltar que cada um destes elementos deve ter a aparência de “novo”, com cores vívidas e letras e números claros. Isso porque materiais velhos e desgastados podem passar uma péssima impressão para o consumidor, fazendo com que ele busque um concorrente mais comprometido e preocupado com a sua comunicação visual.
Combinação de cores
É impossível falar em comunicação visual sem citar o conceito de harmonização de cores. Elementos publicitários, uniformes de funcionários, tapetes, testeiras entre outros ornamentos devem estar em total “sintonia” de tons para que a identidade da marca não seja vista de forma distorcida.
Por isso, é fundamental que as peças de comunicação e merchandising sejam criadas por um designer especializado, uma vez que somente este profissional poderá garantir uma perfeita harmonização de cores desde a fase de projeção até a confecção das peças.
O mesmo vale para as estruturas arquitetônicas do ponto de venda: se não houver sintonia de cores, formas e funcionalidade, a imagem da entrada e saída do posto pode ganhar um aspecto negativo. Na dúvida, é aconselhável buscar o auxílio de um arquiteto.
Atenção à experiência de compra
Quando o objetivo é surpreender o consumidor e aumentar a competitividade do posto de combustível, os gestores devem investir não só nos elementos básicos de comunicação visual, mas também em estratégias que tornem a experiência de compra mais agradável e geram mais valor.
Suponhamos que, ao chegar a um posto para abastecer, o consumidor descobre que pode ganhar futuros descontos com um cartão de fidelidade oferecido de forma gratuita.
Evidentemente, as chances de que ele retorne ao local e recomende-o para amigos serão muito maiores a partir de então. Ofertar recompensas como um copo de água mineral após o abastecimento ou uma lavagem do veículo também pode ser interessante para criar um “pacote de valor” e incitar o retorno do cliente.
A importância da comunicação visual para postos de combustíveis fica clara, por fim, quando consideramos a concorrência cada vez mais acirrada do setor. Assim, quanto mais investimentos forem feitos para encantar os olhos do cliente, maiores serão as taxas de retorno em atração e fidelização.
Fonte: Arxo