Apuração da comissão de vendas: como economizar tempo ao fazer

Apuração da comissão de vendas

Vamos tratar aqui sobre com realizar a apuração da comissão de vendas. No nosso primeiro artigo, explicamos o que é e como calcular. Então, se você nos acompanha, sabe que essa não é uma tarefa tão simples quanto parece. Por isso, agora vamos falar de uma etapa ainda mais importante: como fazer esse processo sem gastar um tempo desnecessário. 

Definir e calcular a comissão de vendas são apenas partes de toda a estratégia de vendas do seu negócio. Todavia, impactam diretamente na meta de lucros. Por isso, essas tarefas precisam de atenção e planejamento. 

Por exemplo, para calcular o preço de venda de um produto ou um serviço, é preciso incluir todo o investimento com os profissionais que trabalham na sua empresa. Logo, as despesas com impostos, as despesas fixas proporcionais (água, luz, aluguel, etc.), taxas de cartões, taxas de juros para vendas a prazo, assim como a comissão de vendas, devem ser inclusas. 

E não é só isso. Ainda é preciso pensar em estratégias como: 

  • Análise da concorrência.
  • Capacidade de pagamento dos seus clientes.
  • Promoções.
  • Investir em marketing.
  • Investir em ferramentas de tecnologia.
  • Negociar de preço com fornecedores.

Entre outras coisas. E, ainda assim, garantir a margem de lucro esperada. 

Os empresários sabem muito bem que este planejamento exige muitas e muitas horas de dedicação, além de organização. Por isso, gastar muito tempo para fazer a apuração da comissão de vendas manualmente pode trazer falta de agilidade desnecessária para o seu negócio. 

Gastar muito tempo com a apuração da comissão pode ser prejudicial a sua empresa

Calcular a comissão de vendas é algo muito trabalhoso para ser feito manualmente e pode demandar dias de trabalho. Isso porque exige levantar uma série de dados que envolvem todo o faturamento da sua empresa. 

Não é impossível, claro. Mas, fazer o cálculo das comissões sem um software de gestão e sem a total integração com os processos de vendas e fiscais, só recomendamos às empresas que possuem uma regra de comissionamento simples, um baixo volume de vendas e um único vendedor.  

Pense dessa maneira: um centavo pode parecer pouco quando pensamos em um único produto. Mas, se consideramos um grande número de unidades  vendidas, este pequeno valor pode gerar uma diferença considerável nos resultados da empresa.

Apuração da comissão: manual ou automatizada?

Pode-se pensar a mesma questão em relação ao seu tempo. A comissão de vendas de um único funcionário pode funcionar se feita de maneira manual. 

Porém, para empresas que funcionam com um maior número de vendedores e até mesmo com diferentes formas de comissionamento,  utilizar um ERP é muito importante. Para um negócio com mais de uma loja, é impensável que se realize esse processo de forma manual. 

Ao mesmo tempo, além de considerar todo o processo operacional do cálculo da comissão de vendas, há muitas outras questões, como: formas de manter o time de vendedores motivados e a preocupação em manter e atrair clientes. Afinal, o objetivo da comissão de vendas é estimular o comportamento que se deseja nos vendedores. 

Estratégias de comissão de vendas: cada empresa com o seu contexto

Muitas empresas trabalham com diferentes tipos de comissionamento ao longo do tempo e até mesmo com estratégias de comissão desenvolvidas para cada time de vendas.

Há momentos em que é necessário investir em aquisição de novos clientes, e todos os vendedores podem ser incentivados com a mesma porcentagem de comissão de vendas. 

Mas também é preciso manter esses clientes e evitar que façam apenas uma compra. Assim, os vendedores podem ser divididos em grupos. Aqueles com a maior taxa de perda de clientes, também chamada de taxa churn, podem ter a comissão menor do que o time com a maior retenção de clientes. 

Claro que negócios que vendem produtos como calçados ou roupas podem não depender tanto dos mesmos clientes para a saúde financeira da empresa. Por isso, o modelo de comissão de vendas depende de cada negócio. 

Considerando todos esses detalhes importantes e que têm impacto significante em toda a gestão de vendas de uma empresa, gastar muito tempo fazendo a apuração da comissão de vendas ao optar por fazer esse processo de forma não automatizada é um risco desnecessário. 

Por que você deveria automatizar a apuração da sua comissão?

Automatizar a apuração da comissão de vendas não só traz agilidade para a sua empresa, mas também evita erros e confusões no momento de repassar o valor para os vendedores que, por outro lado, têm a garantia de receber tudo o que foi acordado com a empresa.

Um software integrado de gestão pode reconhecer e realizar o cálculo dos percentuais e dos valores da comissão de vendas de acordo com as regras escolhidas pela empresa. 

Ao mesmo tempo, um ERP que oferece esta funcionalidade pode vincular as informações sobre o comissionamento de acordo com a nota de um produto e incluir as despesas da comissão junto às contas a pagar do setor financeiro, e fazer o lançamento na folha de pagamento do vendedor. 

Um procedimento demorado pode se tornar simples e ágil. Basta investir na tecnologia correta para a sua empresa. 

Chegamos ao final da segunda parte da nossa série Comissão de Vendas. No nosso próximo post, você vai entender como um software de gestão inteligente vai fazer a diferença no seu negócio e transformar um processo trabalhoso em algo descomplicado. Confira aqui!

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