Aumento do ticket médio no posto de combustível: foque nesta meta!
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Aumento do ticket médio no posto de combustível: foque nesta meta!

Aumento do ticket médio no posto de combustível: foque nesta meta!

O baixo movimento de clientes têm sido a principal dificuldade dos empresários no período da pandemia do coronavírus, algo que se reflete também nos postos de gasolina. A boa notícia é que existem alternativas para escapar desse gargalo e mesmo elevar as vendas. Uma delas é o aumento do ticket médio no posto de combustível.

Para que isso seja feito, é necessário um bom planejamento e um pouco de criatividade. Neste texto, vamos te explicar como. Continue a leitura e confira!

O que é ticket médio?

O primeiro passo é entender o que é o ticket médio: um indicador de performance de vendas, que mostra a média do valor que cada cliente, que esteve no seu posto de combustíveis, consumiu em um determinado período.

Na prática, a conta é simples, basta dividir o faturamento líquido total pelo número de clientes que visitou e consumiu no estabelecimento no dia, e você terá o resultado do ticket médio diário do seu posto.

Essa conta pode considerar só as vendas de combustíveis ou incluir outros itens que você oferece, como produtos automotivos, serviços diversos e até a loja de conveniência. Mas, para explorar as estratégias que vamos te mostrar nesse texto, o ideal é que essas análises sejam feitas separadamente.

E por que é importante aumentar o resultado desse cálculo? Calcular a média de faturamento do seu negócio é estar atento às tendências, necessidades e prioridades do seu cliente. Além disso, essas informações permitem identificar o que mais tem aumentado a lucratividade do seu posto e onde é possível melhorar.

Outro resultado importante é a assiduidade da sua clientela. A partir do ticket médio, você saberá qual parcela dos clientes tem gastado menos, e assim criar estratégias para atraí-los e fazê-los comprar novamente, como promoções e programa de vantagens.

Por isso, ticket médio deve estar na pauta de análise dos indicadores de todo gestor, afinal, para alavancar as vendas é preciso oferecer produtos e serviços de qualidade, além de prestar um atendimento de excelência e destacar o seu posto de combustíveis da concorrência.

Como ter aumento do ticket médio no posto?

Existem várias formas de fazer com que seus clientes aumentem o consumo em seu estabelecimento e resultem no aumento das suas vendas. Fique atento e aplique todas as dicas em seu posto!

Ofereça variedade e qualidade

Diversificar o negócio é essencial para fidelizar os consumidores, afinal, hoje um posto de combustíveis é bem mais que um local para o abastecimento do carro ou da moto, e pode oferecer outros serviços, tanto para os veículos quanto para os motoristas.

Lojas de conveniência, lavagem de carros e até farmácias são algumas das opções para atender o cliente de forma personalizada, além de valorizar a estrutura do seu negócio.

Quanto mais opções de produtos e serviços, maior a chance de aumentar seu ticket médio. A dica é investir em itens que podem atrair a atenção do público e facilitar o cotidiano dos clientes.

Mas lembre-se: a segurança e a qualidade do que você está oferecendo, além de sua responsabilidade, é crucial para garantir uma boa experiência do consumidor, por isso, atente-se aos limites e capacidades do seu negócio e da sua equipe.

Conheça seu público

Um olhar cuidadoso para o perfil dos seus consumidores permite que o seu negócio se antecipe às necessidades e interesses dos clientes. A dica é estar sempre em contato com o seu público, procurando saber do que ele precisa e personalizando o atendimento.

Essa estratégia ajuda ainda a identificar oportunidades de vendas no seu posto, investindo e oferecendo aquilo que seus clientes realmente precisam, e aí é rentabilidade na certa.

Observe quais são os produtos e serviços mais adquiridos pelos consumidores, e quem são eles. A segmentação ajuda na escolha assertiva do que oferecer para despertar o interesse da clientela: são mais motoqueiros? Motoristas profissionais? Caminhoneiros? Idosos? Mulheres ou homens?

Entender e segmentar o seu tipo de cliente irá trazer insights para a venda de produtos que solucionam a dor específica do seu público-alvo.

Programas de fidelização e promoções

É aqui que pode estar o segredo para aumentar seu ticket médio e alavancar o faturamento. Você precisa encontrar formas de valorizar seus clientes mais assíduos, e garantir que eles se tornem cada vez mais frequentes em seu posto.

Para isso, você pode oferecer brindes e descontos para quem abastecer determinada quantidade de combustível, comprar algum serviço específico ou ainda aproveitar datas comemorativas para suas premiações. Com criatividade, você pode planejar ofertas interessantes para fidelizar o consumidor.

No mercado, já existem soluções que facilitam o processo de fidelização, criando um incentivo para aumentar tanto a recorrência, quanto a quantidade das compras no seu negócio, aumentando assim o ticket médio da clientela.

Essas ações refletem não só no seu faturamento, mas na imagem positiva do seu posto, aumentando assim a visibilidade da sua marca. Você pode baixar gratuitamente nosso e-booke saber mais como um programa de fidelidade pode atrair ainda mais clientes para seu posto de combustível.

Valorize sua equipe

Por último, e não menos importante, é garantir a qualidade no atendimento do seu negócio. Capacitar os seus colaboradores é fundamental para o sucesso da sua empresa, já que um funcionário atencioso e prestativo contribui para o retorno do cliente.

Além de ser o vendedor do posto, o frentista é com quem o consumidor tem mais contato, por isso, uma dica certa pode fazer com que o cliente opte em comprar determinado combustível, produto ou serviço do seu posto.

Incentive sua equipe a estar por dentro dos serviços e promoções que seu posto oferece. Assim, o frentista pode, além de abastecer o veículo, convidar o motorista para conhecer os demais serviços, ir até a loja de conveniência ou aproveitar alguma promoção, aumentando o ticket médio desse cliente.

Com o sistema de gestão ideal, ainda, é possível calcular o ticket médio por vendedor e avaliar o desempenho de cada um, facilitando na resolução de problemas e na possibilidade de premiações.

Agora é com você!

A última dica é inovar constantemente. Para isso, é necessário que o cálculo do ticket médio seja rotina no seu posto, percebendo quais estratégias estão dando resultado, e com isso, facilitar na escolha de onde investir.

Você viu a quantidade de benefícios em calcular o ticket médio e as ferramentas para aumentar seus resultados. Continue acompanhando nosso site para ficar sempre por dentro das tendências que podem revolucionar a gestão do seu posto!

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