fbpx

Automação industrial: o que é e quais suas vantagens?

4 minutos
Automação industrial: o que é e quais suas vantagens?

É claro que buscar eficiência é sempre o foco dentro das indústrias. E desenvolver processos que inibam acidentes e aumentam a produtividade dentro de manufaturas é um objetivo contínuo.

Por isso, a automação industrial é tão importante. E ela vem transformando a produção e as relações de trabalho dentro das fábricas. Mas o que essa expressão significa exatamente? E quais benefícios proporciona ao setor fabril? Continue lendo para descobrir!

 

O que é automação industrial?

É o conjunto de tecnologias destinadas a reduzir o esforço humano na fabricação de diferentes produtos, visando melhorar a produtividade.

O termo automação acompanha toda a história da indústria, porém, com o advento da Quarta Revolução Industrial ou Indústra 4.0, o conceito ganhou força.

Hoje falamos em sistemas conectados à internet que fazem as máquinas operarem, por exemplo. O operador não aciona botões físicos, é por meio de comandos de seu computador que ele liga e desliga equipamentos.

Dentro das principais diretrizes da automação industrial estão:

  • Interação entre o trabalho humano e as ferramentas digitais;
  • Maior conformidade com as demandas de produção;
  • Monitoramento da manufatura remotamente;
  • Processamento e coleta de dados em tempo real;
  • Aumento da flexibilidade com intuito de melhorar processos como o tempo de setup.

 

Quais as vantagens da automação industrial?

Otimizar o trabalho dentro de fábricas é sem dúvida o maior benefício da automação industrial. Mas existem outras vantagens relevantes, confira!

 

Mais segurança

Como há uma diminuição do trabalho manual, a interação no chão da fábrica ganha mais segurança. O operador tem menos contato direto com áreas de risco, o que resulta numa redução de acidentes.

Fica mais fácil de se atingir metas descritas em normas trabalhistas como a NR 12 (que regula o trabalho com máquina e equipamentos), por exemplo. O setor de segurança do trabalho pode focar em outras ações.

Porém, alinhar esses avanços aos programas de treinamento da empresa é fundamental. Todos os funcionários precisam aprender como conviver com essas novidades.

 

Gestão otimizada

Por meio da conexão com softwares, as máquinas repassam dados que são analisados de forma quase imediata. O gestor passa a ter controle maior da produção, podendo tomar decisões mais rapidamente.

Além disso, todas essas informações são guardadas, e posteriormente darão origem a relatórios, incrementando mais ainda a análise.

 

Sem gastos desnecessários

A automação industrial reduz consideravelmente os erros provocados pelo trabalho manual. O resultado é uma economia nos custos da produção, que refletem de maneira direta na parte financeira da fábrica.

Esse benefício possibilita oferecer ao mercado preços mais interessantes, o que significa uma maior capacidade de competir com a concorrência.

 

Maior precisão e qualidade

As ferramentas tecnológicas aplicadas na atividade industrial oferecem mais exatidão aos processos. O corte, a montagem, o peso… Todas as medidas que forem programadas no sistema pelos profissionais responsáveis são efetivamente aplicadas.

E a consequência disso é a elaboração de produtos com alto padrão de qualidade, outro fator primordial para se manter competitivo no segmento de atuação.

Vale dizer que esse ganho também se dá porque todas as fases de testes da produção puderam ser automatizadas. Os profissionais podem simular a produção antes, em um ambiente virtual.

 

Melhor uso do tempo

A fábrica pode operar 24 horas diariamente, pois as máquinas automatizadas conseguem repetir o mesmo padrão sem alterar as características do produto.

Mais agilidade, sem prejudicar os operadores, que continuam seguindo a escala de trabalho normal.

E, assim, o tempo que se gasta na fabricação dos diferentes utensílios é reduzido.

 

A importância de um sistema de gestão na indústria

É preciso dizer que a automação industrial não se trata apenas de investir em robôs. Ela se complementa com ferramentas de gestão digitais.

A verificação de dados da indústria é essencial, e coletá-los só será possível utilizando um software de gestão.

Se as máquinas apresentam problemas, por exemplo, é somente comparando o desempenho delas que o gestor programará uma manutenção.

Da mesma maneira, um sistema de gestão possibilita o acompanhamento de toda cadeia produtiva dentro da empresa, desde a venda dos produtos até a compra de matéria-prima. Assim, se alguma destas etapas apresentar algum problema, com um software ERP, o gestor poderá facilmente identificá-lo.

É por essas e outras vantagens que o investimento em automação industrial se mostrou essencial aos empreendedores do segmento. 

Hoje, é até difícil pensar em indústria sem pensar em automação. O que você está esperando para aprimorar os processos da sua fábrica? Não se esqueça que para automatizar a sua gestão, um software ERP é essencial!

O que achou do nosso post? Conte para nós nos comentários! E não deixe de nos seguir no FacebookInstagramLinkedinTwitter e Youtube para ficar por dentro de diversos assuntos importantes para a sua indústria!

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!