Você já parou para analisar o resultado das vendas dos produtos não combustíveis no seu posto? Produtos como, lubrificantes, filtros, fluidos, aditivos, flanelas e outros, podem agregar valor ao mix de produtos do seu posto, criando uma familiaridade entre o cliente e o estabelecimento.
Oferecer um serviço diferenciado no seu posto é preocupar-se com a experiência do usuário, porque ofertar eventualmente produtos não combustíveis a preços baixos já não é mais uma ação sustentável a longo prazo para manter o cliente. Nada melhor que atender às necessidades do consumidor no momento esperado, e efetuar uma venda com sucesso e agilidade.
Saiba como Transformar os funcionários do posto em vendedores de alta performance.
Então, qual a relação entre controlar o estoque destes produtos não combustíveis com o atendimento que você pode oferecer ao cliente? Primeiramente, a gestão de estoque é importante pois é a grande responsável pela disponibilidade dos produtos ofertados aos clientes. Quantas vezes você já passou pela situação de ir a uma loja e não encontrar produto que procurava? Você não vai querer que seus clientes passem pela mesma situação. Não adianta você ser atencioso e simpático no momento de abordar o cliente se não possui o produto para oferecer. Por isso, seu negócio precisa estar bem alinhado, controlando os produtos que foram adquiridos, evitando falta ou produtos encalhados no estoque, sem previsão de venda.
Controlar e conferir o estoque destes produtos não combustíveis demanda tempo e muita atenção. Porque, normalmente, não são dispostos de forma estratégica e podem estar distribuídos por toda área do posto, seja na pista de abastecimento, junto ao caixa central, em gôndolas ou ilhas ou até mesmo dentro da loja de conveniência.
Faça o controle de estoque de produtos não combustíveis
Para realizar esse controle, o ideal é contar com o auxílio de um software de gestão. O sistema fará todo o monitoramento das compras e entregas, lançamentos de entradas e saídas do estoque, acompanhamento dos locais de armazenagem dos produtos não combustíveis do seu posto, oferecendo a análise necessária para que você seja assertivo nas suas tomadas de decisões.
Com a ajuda de um ERP, você fará a organização necessária do estoque para controlar as entradas e saídas dos produtos, dessa forma, será mais fácil entender quais produtos não combustíveis estão com dificuldades de venda e quais saem com mais facilidade, evitando desperdícios. Para maior efetividade, este controle de estoque de produtos não combustíveis deve estar integrado com o sistema de gestão do posto, resultando em benefícios financeiros para o seu posto de combustível.
É muito desconfortável perceber que o seu estoque está sofrendo com desvios de mercadoria, não é mesmo? Mas não se preocupe, com o software ideal, você poderá realizar o inventário do estoque, mantendo todo o fluxo de entradas e saídas atualizado, trazendo a clareza necessária para que o seu estoque não sofra com desvios de produtos não combustíveis do seu posto.
Utilize um software para gestão de estoque
Com o auxílio do software de gestão você poderá automatizar os processos e rotinas operacionais. Ou seja, com uma visão bem detalhada de todas as operações realizadas no estoque dos produtos não combustíveis, você terá o controle de:
- Entrada e saída de itens
- Inventário
- Ajustes
- Perdas
- Sobras
Concluímos que, utilizar o ERP para efetuar a gestão do estoque de produtos não combustíveis do seu posto, trará diminuição de despesas, otimização de tempo e além disso, a fidelização do cliente.
Ficou surpreso com tantas funcionalidades e deseja adquirir o software para a sua empresa? A Adaptive convida você a conhecer melhor o sistema Petros para posto de combustíveis, acesse o nosso site e peça já a sua demonstração.