fbpx

Entenda a importância da expedição logística na sua distribuidora

Entenda a importância da expedição logística na sua distribuidora

Toda distribuidora precisa ter processos muito bem definidos e executados para não prejudicar seu relacionamento com os clientes. Entre os desafios, está realizar a Expedição Logística, ou também chamada Expedição de Mercadorias, de forma maestral, sem furos ou gargalos que comprometeriam toda a cadeia logística.

Se você atua no ramo de distribuidoras, mas ainda precisa entender melhor esse processo, continue lendo este post, pois ele será bastante útil para o seu dia a dia.

O que é a Expedição Logística?

Você deve saber que a Logística, de forma resumida, é a área de mercado responsável pelo transporte e armazenamento dos produtos a serem comercializados. Desde pequenas distribuidoras de materiais descartáveis a grandes produtores de soja, toda empresa que precisa guardar e mover seus produtos de lá para cá deve ter um setor de Logística internamente.

Dentro de toda essa cadeia, existem quatro processos principais que são os responsáveis por receber o produto, cuidar dele enquanto está sob o teto da empresa e despachá-lo para o cliente. São eles: Recebimento, Armazenagem, Separação e Expedição.

Cada um tem seus profissionais qualificados, processos bem definidos e desafios a serem transpassados. Um não existe sem o outro e, se um falhar, todos falham.

O último desses processos – a Expedição Logística – é, para muitas empresas, a que denota maior cuidado. Essa etapa é a responsável por, enfim, fazer a mercadoria chegar ao destino final. No caso do contexto das distribuidoras, fazer os produtos chegarem nas lojas das empresas-clientes.

Não estamos falando apenas em contratar frete e despachar por rotas. Cabe a esse setor definir as embalagens corretas para cada tipo de produto, mapear todas as possibilidades de meios de transporte, considerando tempo de viagem, distância, valores e grau de urgência, emitir os documentos comerciais e fiscais necessários para o traslado das mercadorias e muito mais.

Como é possível perceber, é um processo bastante denso e que exige muito planejamento para que tudo saia dentro do esperado e não haja prejuízos nem para a sua empresa nem para seu cliente.

Vantagens de uma expedição bem realizada 

Não precisamos falar que, se sua empresa falha na hora de entregar seus produtos aos clientes, além de ambos terem um bom prejuízo, eles vão perder a consideração e respeito pelo seu negócio.

Com isso, vem a quebra do contrato e, consequentemente, impactos financeiros negativos e, em muitos casos, ranhuras irreversíveis na imagem do seu negócio. Nenhuma distribuidora quer ficar conhecida como aquela que atrasa a entrega das mercadorias aos seus clientes.

Então, para começar, já podemos dizer que um dos principais ganhos ao se ter uma cadeia logística bem desenhada com uma área de Expedição Logística bem estruturada é a satisfação do seu cliente.

Mas, podemos ir além. Outros benefícios que podem até passar despercebidos, mas que são extremamente importantes para o seu negócio são: redução de custos e desperdícios, identificação imediata de gargalos na operação, acompanhamento das equipes correlatas (vendas, expedição, transporte) e muito mais.

Ao fazer um trabalho feito na área de Expedição, muitos desses ganhos e outros já aparecem logo no início para sua empresa. A parte boa é que você pode potencializar ainda mais esses resultados e fazer com que eles cheguem mais rápido ao automatizar a Expedição Logística com a ajuda de um ERP. Entenda como.

Como um software de gestão pode auxiliar na Expedição Logística

Você deve estar se perguntando se todo esse trabalho pode ser realizado com a ajuda de ferramentas automatizadas. Felizmente, podemos dizer que sim. O setor logístico é um dos que mais cresceu em termos de inovação tecnológica.

No ano passado, por conta da pandemia, o e-commerce sofreu um boom, crescendo mais de 70%, conforme dados da Câmara Brasileira da Economia Digital. Logo, esses produtos precisavam ser entregues para as pessoas nas suas casas, dentro do prazo esperado.

Quem ajudou para que o crescimento contínuo das entregas mundo afora não ocorresse de maneira desordenada foi a tecnologia. Inclusive, especialistas apontam o uso de um ERP para processos logísticos como uma das grandes vantagens que a tecnologia trouxe para o setor.

Não é de se espantar porque um ERP seria tão importante para a Expedição de mercadorias em uma distribuidora. Por ser um software integrado de gestão, que reúne em um só ambiente informações importantes de diversos setores, a comunicação se torna bem mais fluida e segura.

Com um ERP, a Logística se integra melhor com o Fiscal, com o Comercial, com o time de Compras e por aí em diante. Além disso, podemos citar também que esses sistema fornecem dashboards e relatórios gerenciais com um panorama amplo e assertivo de toda a operação logística. 

Com dados corretos, informação em tempo real e garantia de que os processos estão sendo realizados à risca, gestores não têm com o que se preocupar. 

Gostou do texto? Então leia também: Saiba como o RZ Business pode trazer mais agilidade para sua expedição de mercadorias em seguida.

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!