fbpx

Guia completo para uma gestão de frotas eficiente

Sua empresa possui uma frota veicular e precisa controlar a aquisição, manutenção, monitoramento e controle dos veículos, bem como o gerenciamento dos motoristas além do planejamento de rotas, o controle de combustível e manutenção, a gestão de riscos, o controle de custos e a otimização da utilização dos veículos?

O que é gestão de frotas?

A gestão de frotas é o processo para gerenciar todos os veículos utilizados pela empresa, e envolve uma série de atividades. Assim, é preciso estar atento a todos os pontos simultaneamente para garantir o bom funcionamento da frota veicular.

Como funciona a gestão de frotas?

Normalmente essa tarefa de gestão já r era ealizada por meio de planilhas alimentadas manualmente, no entanto, nos tempos atuais, é uma atividade facilitada por sistema inteligentes que ajudam a monitorar a rotina das frotas.

Estes sistemas de gestão de frotas agilizam o trabalho do gestor, tornando, então, essa atividade mais estratégica e eficiente. Afinal, o foco da gestão de frotas é manter os veículos em bom estado de utilização e seus condutores sempre disponíveis.

Por que fazer a gestão de frotas?

A gestão de frotas é uma atividade de extrema importância para evitar prejuízos e perda de receitas com veículos parados ou apresentando falhas, que interfiram na entrega eficiente do serviço.

Como fazer uma boa gestão de frotas?

Os 4 pontos mais importantes para a realização do gerenciamento de frotas, são:

Infográfico sobre os 4 pontos mais importantes do gerenciamento de frotas.

Vantagens de uma gestão de frotas eficiente

São inúmeros os benefícios da gestão de frotas para sua empresa. Os que mais se destacam são: planejamento estratégico, redução de custos e segurança.

Além disso, outras vantagens que se destacam são:

  • gerenciamento fácil de insumos;
  • economia de combustível;
  • operação eficiente;
  • entrega rápida;
  • menos horas extras para motoristas;
  • maior segurança e bem-estar da equipe;
  • menos custos com seguro de frota;
  • prevenção de roubo, furto e acidentes;
  • menos custos de manutenção de veículos;
  • controle de custos por viagem;
  • operação logística mais precisa;
  • menos tempo gasto em paradas e pedágios;
  • aumento da vida útil das peças e componentes da frota;
  • apoio para tomada de decisões e liderança estratégica aprimorada.

Qual tipo de empresa pode ter frota?

Toda empresa que usa veículos regularmente já possui uma frota, independentemente do seu tamanho. 

O termo frota significa um ou mais veículos comerciais de qualquer porte, utilizado com objetivos comerciais. Assim, mesmo que sua empresa tenha apenas um veículo para atender às demandas do seu negócio, essa é a frota do seu negócio.

Ou seja, independente do tamanho dessa frota, o gerenciamento correto e eficiente é de extrema importância para a boa saúde da empresa.

Quem é responsável pela gestão?

A gestão de frotas pode tanto ser uma área dentro da empresa quanto ser uma tarefa diária realizada por um setor. Envolve a parte estratégica e operacional da administração dos veículos e de seus condutores, garantindo que tudo funcione com eficiência.

CTE e MDFe em um lugar só 

Se a sua empresa utiliza frota para transporte de carga, então você já deve estar familiarizado com essas siglas. 

  • CTe – Conhecimento de Transporte Eletrônico, e
  • MDFe – Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais. 

Tais documentos fiscais são essenciais para o controle de cargas que circulam no país, os quais têm como função principal gerenciar todo o trajeto do transporte, desde sua origem até seu destino final, garantindo que as cargas cheguem sempre em boas condições.

E nada melhor do que contar com a tecnologia para facilitar também essa atividade e evitar irregularidades no deslocamento de sua carga.

Além disso, um sistema ERP pode também facilitar para sua empresa atender às obrigações fiscais do CTe e MDF. Através de módulos ou funcionalidades que centralize, emita e controle esses documentos, seu negócio conta com muito mais organização e uma gestão eficiente.

O sistema ERP RZ Business, por exemplo, possui um módulo especializado para gestão de frotas. Nosso ERP para transportadoras oferece funcionalidades que qualificam e agilizam processos para aumentar o seu lucro.

Dessa maneira, com ele sua empresa integra em um único sistema: acompanhamento detalhado da frota, expedição de mercadorias, operação financeira e fiscal, otimização de processos, redução de custos e ainda outros recursos que aumentam sua produtividade e lucro do seu negócio

Por fim, se quiser continuar aprendendo sobre o tema, saiba mais no artigo no qual falamos sobre Como otimizar o processo de gestão da sua transportadora.

Arte para divulgar a Adaptive Business para transportadoras. Na imagem temos um caminhão e está escrito; solução integrada para gerenciamento completo de frotas

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!