fbpx

Inteligência de mercado: o que é, principais funções e como aplicar

pessoas usando um tablet.

Inteligência de mercado é o nome que se dá a processos utilizados para coleta, análise e interpretação de informações relevantes sobre o mercado de atuação de uma empresa, com o objetivo de orientar decisões estratégicas baseadas em dados concretos.

É uma prática importante para negócios que desejam manter-se inovadores, além de ser uma importante vantagem competitiva. Afinal, com dados e informações capazes de antecipar tendências, a tomada de decisão estratégica é muito mais assertiva e facilitada.

Dessa maneira, por ser uma ferramenta estratégica para o negócio, deve ser realizado de maneira abrangente e criteriosa. Assim, o processo pode envolver diferentes temas, como:

  • mercado;
  • tendências;
  • concorrentes;
  • produtos;
  • vendas;
  • marketing.

Principais funções da inteligência de mercado

arte em que uma mão está selecionando com o dedo um ícone digital, representando a inteligência de mercado

A prática ajuda a empresa a entender melhor o mercado em que atua, ou pretende atuar. Ao identificar oportunidades de crescimento e melhorar sua posição competitiva, promove melhoria nas tomadas de decisões estratégicas, com foco no crescimento da empresa.

Uma das principais vantagens em utilizar a inteligência de mercado é a possibilidade de conhecer com mais detalhes o público-alvo da marca. Mas não para por aí. Outros benefícios obtidos com essa estratégia são:

  • antecipar movimentações adaptar-se rapidamente;
  • detectar falhas de concorrentes e evitar cometê-las;
  • criar novos diferenciais competitivos;
  • identificar novas oportunidades de negócios;
  • estimular a inovação;
  • aumentar atração e retenção de clientes;
  • aperfeiçoar processos de venda.

Abaixo, confira detalhadamente cada uma das ações acima para você aplicar em sua empresa.

1- Antecipar movimentações e adaptar-se rapidamente

Baseada na análise profunda do mercado no qual a empresa está inserida, é possível prever as movimentações do setor de atuação.

Dessa forma, é possível identificar de maneira mais rápida e assertiva a forma como essas mudanças podem afetar o seu negócio e, com isso, preparar-se para o que está por vir

2- Detectar falhas de concorrentes e evitar cometê-las

A ideia aqui é aprender com o erro dos outros. Por meio da análise de concorrentes, sua empresa consegue identificar os pontos fortes e fracos das estratégias que utilizaram, e ajustar o caminho do seu negócio para aumentar as chances de sucesso.

3- Criar novos diferenciais competitivos

Diferencial competitivo é tudo aquilo que distingue a sua empresa das outras no mesmo mercado. Com pesquisa de Inteligência de Mercado, seu negócio passa a conhecer melhor seus clientes e criar soluções mais atrativas. Assim aumenta as chances de sair na frente dos concorrentes e eleva o seu diferencial competitivo.

4- Identificar novas oportunidades de negócios

Assim como os diferenciais competitivos, com as pesquisas de inteligência de mercado sua empresa consegue identificar oportunidades que outras companhias ainda não enxergaram. Saia na frente!

5- Estimular a inovação

Por fim, outro benefício das pesquisas de Inteligência de Mercado é apresentar aos gestores as tendências do seu segmento e, assim, possibilitar que inovem em vários aspectos dentro do negócio.

Como aplicar a inteligência de mercado no seu negócio

homem 30 + com os braços cruzados a frente de telas de computador representando a inteligência de mercado

Já houve um tempo em que o custo para esse tipo de pesquisa era bastante elevado. Mas com o avanço das plataformas e alternativas digitais, a inteligência de mercado tornou-se acessível, possibilitando que as empresas dos mais variados portes e vertentes se beneficiassem.

Atualmente, através de plataformas de pesquisa automatizada a empresa tem acesso a toda estrutura necessária para criar questionários de pesquisa, além de enviar e analisar os dados coletados.

Assim também essas informações podem incluir dados sobre tendências do mercado, concorrência, perfil do consumidor, oportunidades de negócios, preços, entre outros fatores que possam impactar os negócios da empresa.

A Adaptive, por exemplo, possui soluções efetivas para sua empresa seguir sempre à frente da concorrência. Com elas você traça as melhores estratégias para fazer com que o seu negócio:

  • conquiste mais agilidade nas decisões e competitividade de mercado;
  • tenha uma visão completa de todo o processo empresarial;
  • acompanhe em tempo real as atividades, à distância;
  • identifique pontos de falhas com rapidez;
  • antecipe soluções e resolva problemas com mais facilidade;
  • conte com dados centralizados sobre a performance das operações.

Diante de tais informações, comece a aplicar agora a inteligência de mercado no seu negócio. Tenha sempre seus dados atualizados em tempo real e na palma da mão para as decisões mais estratégicas e assertivas.

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!