fbpx

Sistema PDV: como escolher o melhor para seu negócio

homem sendo atendido por uma mulher utilizando um pdv ilustrando o texto

Se você é proprietário de um negócio, sabe como é importante manter o controle das vendas e finanças. E para facilitar essa tarefa, muitos empresários utilizam um Sistema PDV (Ponto de Venda). Esse tipo de software é fundamental para quem deseja ter maior eficiência nas operações de vendas, controle de estoque e gestão financeira.

Porém, com tantas opções no mercado, escolher o melhor sistema PDV pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, é preciso avaliar diversos fatores, como as funcionalidades oferecidas, a facilidade de uso, o custo-benefício e o suporte oferecido.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas valiosas para ajudar você a escolher o sistema PDV ideal para o seu negócio. Continue acompanhando!

O que é um sistema PDV e por que ele é importante?

mulher realizando o pagamento em uma máquina de cartões

O PDV ou Ponto de Venda é o dispositivo ou sistema em que o consumidor final faz a aquisição de produtos ou serviços. Estes contam com diversas estratégias para que se possa direcionar e aprimorar a tomada de decisão do cliente.

Pdvs físicos usam de alternativas como organização de prateleiras, expositores,  recursos de merchandising ou ações promocionais para guiar a decisão do consumidor.

Já os Sistemas de PDVs são softwares que contam com diversas ferramentas para facilitar todos os processos envolvidos nas vendas de um negócio, desde a gestão de estoque até a emissão de documentos fiscais, em um único lugar para facilitar a gestão do empreendimento.

Além de auxiliar diretamente no registro das vendas e em outras transações, o PDV on line também ajuda na:

  • identificação e registro do método de pagamento;
  • registro de quantidade, preço e ofertas dos produtos;
  • integração com um TEF (sistema de máquina de cartão);
  • integração com áreas de finanças, estoque e contabilidade.

TEF: Saiba tudo sobre este poderoso recurso para o seu negócio.

Como funciona o Sistema PDV?

caixa de um mercado que possui pdv

Com todas as funcionalidades, o PDV vai além de ser apenas uma ferramenta que ajuda o seu vendedor a fechar uma compra.

Assim também, essa tecnologia auxilia muito na jornada de compra dos clientes, unificando tarefas e automatizando processos para que haja uma gestão verdadeiramente integrada do negócio

Além de ajudar no processo de venda como um caixa normal, o PDV oferece recursos para administração da empresa. Como controle de estoque e financeiro. Tal solução faz com que o atendimento seja mais ágil, já que todo o processo é registrado automaticamente. 

Da mesma forma, o PDV auxilia no controle financeiro em tempo real. Assim os gestores acompanham exatamente como está a situação da empresa, além de ter apoio de dados sempre atualizados para planejar as finanças do empreendimento.

Ainda, a Adaptive conta com o PDV Mobile, um sistema para frente de caixa que pode ser implementado em tablets e smartphones para que os clientes realizem suas compras com mais rapidez e facilidade.

Com essa tecnologia, é possível realizar todo o processo de venda, incluindo a impressão do cupom fiscal, através de um smartphone conectado a uma mini impressora. 

Esse sistema permite que os clientes do seu posto efetuem pagamentos com toda a comodidade necessária, sem sair de dentro dos seus veículos ou ter contato físico com o vendedor, tornando o atendimento mais ágil, seguro e inovador.

Para finalizar este tópico, o PDV é 100% online e pode ser acessado de qualquer lugar. Além de ser conectado facilmente aos dispositivos necessários e integrar todas as informações de venda, facilitando a gestão unificada em tempo real.

Como escolher o melhor sistema para o meu negócio?

homem 40+ tomando decisão em seu tablet segurando um copo de café

Você já percebeu o quanto um PDV é capaz de impulsionar seu negócio. Agora, vamos a 5 dicas para escolher o melhor sistema para a sua empresa.

1 – Conheça as necessidades do seu negócio

Para começar, entenda quais as necessidades do seu empreendimento.

Reserve um tempo e analise quais áreas precisam de mais atenção. Assim, você consegue entender quais funcionalidades vão agregar mais para a sua empresa.

2 – Integração com diferentes sistemas fiscais

Modalidades de notas e documentos fiscais diferentes fazem parte do dia a dia de diversos negócios. Portanto, é importante que o PDV tenha suporte para diferentes sistemas. Quando for escolher seu software, garanta a existência dessa integração.

3 – Segurança do sistema

CPF, CNPJ, entrada e saída de pagamentos, valores movimentados são alguns dos dados que trafegam o tempo todo via PDV. Informações valiosas para empresa e também para o cliente.

Por isso, é essencial que esses dados estejam sempre seguros. Para isso, durante a escolha, garanta que seu sistema PDV seja o mais seguro possível, por meio de informações criptografadas. Aliás, evite ao máximo PDVs baixados pela internet gratuitamente, ou crackeados (não há garantia de segurança).

Opte sempre por contratar empresas especializadas, como a Adaptive, que podem garantir a segurança das informações e do sistema. 

4 – Personalização

Quanto maior a chance de personalização do sistema PDV, melhor para a sua empresa. Com a personalização é possível ser mais assertivo com as funções escolhidas, sem a necessidade de pagar por algo que não está usando.

Na Adaptive, você contrata módulos específicos para personalizar seu sistema e atender melhor o seu negócio.

5 – Facilidade de uso

Essencial para que empresa e equipe tenham bom aproveitamento da ferramenta é sua facilidade de uso diário e também que mostre os dados de maneira didática. 

Teste sistemas antes da decisão para escolher o que melhor atende seu negócio. Com o PDV Mobile da Adaptive você encontra esses e muitos outros benefícios para sua empresa

Por fim, resumindo o que vimos neste texto, se você deseja escolher o melhor sistema pdv para o seu negócio, conte com um que centralize informações, execute os principais recursos do Ponto de Venda a partir de um dispositivo móvel, reduza erros e garanta mais segurança e velocidade nos processos do dia a dia.

Conheça mais sobre nossas facilidades para ampliar seus lucros com meios de pagamento inteligentes.

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!