fbpx

Software de gestão empresarial: Tudo o que você precisa saber está aqui!

6 minutos
Software de gestão empresarial: Tudo o que você precisa saber está aqui!

Um software de gestão empresarial, também chamado de ERP (do inglês Enterprise Resource Planning) é um sistema que ajuda não somente a gerenciar, como também a planejar ações e tomar decisões dentro de uma empresa.

Por meio da integração de recursos de diferentes áreas da organização, essa poderosa ferramenta é capaz de potencializar os resultados na gestão e na operação de qualquer empresa.

Muito mais do que uma grande oportunidade de expandir os negócios, o software de gestão empresarial já é uma necessidade para manter a empresa viva e em boas condições. Hoje, você vai ver tudo o que precisa saber sobre o ERP.

 

O que é um software de gestão empresarial?

O ERP é um sistema informatizado que funciona em nuvem, ou seja, alocado na internet. Este sistema trabalha com diversas ferramentas para ajudar a otimizar inúmeras operações que antes eram feitas manualmente.

Composto de funções específicas para cada área da empresa e alimentado com dados personalizados, ele abriga informações sobre o negócio, os clientes, os parceiros, os funcionários, os gestores, os produtos, as operações e muito mais.

O software de gestão empresarial é o centro de informações da sua empresa. Isso quer dizer que ele centraliza os dados para que sejam acessados a qualquer momento, em qualquer lugar. Dessa forma, toda a empresa funciona dentro de um padrão.

 

Para que serve um software de gestão empresarial?

Além de proporcionar maior agilidade e precisão na gestão de dados e operações, o ERP ainda conta com os mais completos relatórios, que ajudam o gestor a ter uma visão mais clara sobre diversos aspectos e tomar decisões mais concretas, precisas e seguras.

O software de gestão é como uma extensão do conhecimento e das informações sobre sua empresa. Ele pode ser utilizado para que a operação da empresa seja mais consistente, entregando sempre a mesma experiência aos clientes, fornecedores e parceiros.

Mas acima de tudo, o software ERP é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento, feita para ajudar sua empresa a crescer e otimizar operações, tarefas, atividades e, principalmente, resultados.

 

E como tudo isso funciona?

As ferramentas do software de gestão empresarial estão preparadas para serem alimentadas com os dados da sua empresa. Uma vez que seja feita a configuração, a implementação de dados e a definição de operações que devem ser realizadas, ele começa a trabalhar para fazer mais em menor tempo e com maior precisão.

Todas as rotinas diárias de tarefas que antes eram realizadas em planilhas ou em sistemas sem integração (ou seja, que precisavam ser realizados e conferidos duas ou mais vezes) são finalizados em questão de segundos.

Sempre que você precisar realizar uma tarefa, ela estará disponível no software de gestão empresarial a poucos cliques de distância, em uma interface de fácil compreensão, com informações completas, precisas e atualizadas.

Entre as áreas da empresa que se beneficiam de um ERP, podemos destacar:

  • Financeiro;
  • Estoque;
  • Frente de caixa;
  • Vendas;
  • Marketing;
  • Contabilidade, entre outros.

 

Quais as vantagens da implementação de um software de gestão empresarial?

Tenha em mente que seria impossível apontar todas as vantagens que um software de gestão é capaz de trazer para sua empresa. Porém, podemos abordar os principais e mais notáveis. Além das vantagens que você verá a seguir, certamente você encontrará muitas outras ao longo da utilização do ERP.

 

1 – Redução de custos

Reduzir os custos operacionais e de gestão é quase sempre uma das principais preocupações de toda empresa. Com o software de gestão empresarial, isso se torna possível em níveis inatingíveis anteriormente.

Com relatórios completos, uma solução única e diversas ferramentas que otimizam inúmeros processos na empresa, nota-se uma redução de custos a nível geral. Quando a empresa opera de forma otimizada, seus custos caem na mesma proporção.

 

2 – Produtividade acelerada

O grande aumento de produtividade é uma das primeiras vantagens do software de gestão empresarial que o gestor nota. Como as rotinas passam a ser atendidas pelo ERP e finalizadas em minutos, ou até segundos, sobra mais tempo para cuidar de outras demandas.

Com uma correta gestão de tempo, a produtividade da equipe pode ser elevada sem limites. Muitas tarefas que, feitas manualmente, exigem muito tempo para serem finalizadas, podem se beneficiar das ferramentas desenvolvidas para essas soluções em um software de gestão empresarial.

 

3 – Redução de erros humanos

O retrabalho e os erros definitivos estão entre as falhas humanas que mais prejudicam a empresa. Além de comprometerem a produtividade, essas falhas ainda podem causar prejuízo permanente, dependendo de sua natureza.

Com um software de gestão empresarial, é possível observar uma grande redução de erros humanos, já que boa parte dos processos são automatizados. Além disso, o próprio sistema indica erros e impede que o usuário prossiga até que esses erros sejam consertados.

 

4 – Controle de estoque

O estoque é um dos setores mais importantes da empresa, já que causa impacto no negócio como um todo. Se você não gerenciar o estoque corretamente, pode faltar um produto, que deixa de gerar faturamento e lucro. Se houver muitos produtos parados no estoque, eles geram custo e ocupam espaço que poderia ser melhor utilizado, além de correrem o risco de perder sua qualidade com o tempo.

O software de gestão empresarial é capaz de te mostrar o andamento do estoque em tempo real, ajudar em inventários, indicar o que precisa ser comprado, o que precisa ser vendido, o que pode ser colocado em promoção, entre outras funções.

 

5 – Gestão financeira e tributária

Gerenciar as obrigações tributárias de uma empresa é uma tarefa complicada. É necessário muita atenção para não cometer erros que podem comprometer o bom funcionamento da empresa e o compromisso com o Fisco.

O setor financeiro também necessita de igual dedicação, pois lida com o dinheiro da empresa o tempo todo. Qualquer erro pode ser a diferença entre ter lucro em um determinado mês ou não.

Ambos os setores podem ser otimizados e, inclusive, automatizados com o software de gestão empresarial. Com poucos cliques, você emite suas guias, efetua pagamentos, recolhe tributos e entrega tudo ao seu contador. Sem dor de cabeça, sem preocupação, sem erros.

Peça sua demonstração gratuita do RZ Business

A Razem disponibiliza uma demonstração gratuita para que você conheça o RZ Business, um software de gestão empresarial com tudo o que você precisa para otimizar seu negócio e transformar os resultados da sua empresa. Solicite sua demonstração gratuita já!

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!