Software de gestão para loja de material de construção: leia isso antes de contratar um

São muitos os benefícios de utilizar um software de gestão para loja de material de construção. Mas, você sabe como fazer a escolha certa de ferramenta para que ela realmente traga melhorias para o seu negócio? 

Escolher um software de gestão com funcionalidades específicas para uma loja de material de construção faz toda a diferença. Afinal, cada área do setor tem as suas peculiaridades, e elas devem ser levadas em consideração. Uma empresa madeireira possui necessidades diferentes de uma de pisos e revestimentos, por exemplo.

Por isso, para que esta ferramenta traga a agilidade e a eficiência esperadas para as tarefas do dia a dia, é importante fazer a escolha certa.

Este artigo vai te ajudar a entender o que é preciso considerar para contratar um software de gestão para loja de material de construção. 

Por que você precisa de um software de gestão para a loja de material de construção?

Um software de gestão para loja de material de construção permite o gerenciamento de todos os setores da empresa, incluindo aquelas tarefas mais burocráticas. Entre essas funcionalidades, estão: 

  • Gestão das vendas;
  • Gerenciamento do caixa;
  • Controle de entregas e retiradas;
  • Controle financeiro;
  • Rotinas contábeis e fiscais;
  • Gestão administrativa;
  • Centralização de informações e controle de múltiplos CNPJs e estoques.

Com o uso dessas funcionalidades, as empresas podem observar muitos benefícios, como o aumento do ticket médio, a redução de inadimplência de vendas a prazo, compras saudáveis no volume certo de reposição, expedição mais rápida na separação de mercadorias e dados reais e atualizados das operações.  

Além da automatização dessas atividades rotineiras, o software também permite que a operação do negócio seja mais simples, rápida e eficiente, e diminui possibilidades de falhas.

Com as informações centralizadas, organizadas e atualizadas, outro benefício importante é a geração de relatórios com dados essenciais para tomadas de decisão, como, por exemplo, corte de gastos. 

Com esses dados, o software de gestão para loja de material de construção também irá auxiliar o gestor a ter uma visão completa do negócio. Assim, é possível identificar quais resultados ficaram aquém do esperado, e quais melhorias podem ser aplicadas na empresa. 

Leia também: Como fazer uma boa gestão de lojas de material de construção? 

Software para a loja de material de construção: funcionalidades indispensáveis

Para além das rotinas do dia a dia, um bom software de gestão para loja de material de construção permite um crescimento acelerado, pois aumenta consideravelmente a produtividade. 

Com um sistema com as funcionalidades ideais, também é possível potencializar as vendas, entregar produtos em menor tempo e melhorar o desempenho dos funcionários.

A seguir, conheça as funcionalidades indispensáveis em um software de gestão para lojas de material de construção:

Expedição automática

Integração direta com o setor de expedição sempre que um novo pedido for realizado, possibilitando envio para a separação do item no estoque, sem necessidade de acompanhamento manual.

Sugestão de itens agregados

Ao incluir um item no orçamento, o sistema já traz automaticamente outros itens que podem ser de interesse do seu cliente, o que aumenta o ticket médio do vendedor.

Sugestão de compras

Ferramenta de planejamento de compras que sugere as melhores opções de volume baseadas no que a empresa realmente vende.

Apuração de comissão automática

A comissão de vendas pode ser feita de forma automatizada com parametrizações de porcentagem, considerando o que foi vendido ou o que foi recebido, se há uma comissão diferenciada por produto, entre outros detalhes.

Conciliação de cartões

Conciliação automática dos processos de cartão de crédito e débito, para que você possa garantir o recebimento do valor exato de todas as suas vendas em poucos cliques.

Múltiplas tabelas de preços

Um produto pode ter preços diferentes, o que é útil para negócios que atuam em diferentes regiões ou até mesmo quando você pratica condições especiais para determinados clientes ou canais de venda.

Para além desses benefícios, existem outras funções ainda mais específicas que são importantes, tais como:

  • Conversão de unidades automatizada;
  • Venda de produto fracionado;
  • Separação de produto por acabamento;
  • Expedição com separação de entrega e retirada;
  • Controle eletrônico das garantias dos produtos; 
  • Endereçamento de estoque;
  • Cálculo médio do prazo de recebimento;
  • Controle de crédito, 
  • Relatórios de fechamento por item;
  • Análise de crédito; 
  • Análise de rentabilidade do pedido.

E, ainda, dependendo dos itens comercializados e do segmento da sua loja de material de construção, mais específicos devem ser as funcionalidades do software de gestão. 

A conversão de unidades automatizada, por exemplo, é indispensável para simplificar a rotina de uma madeireira ou revenda para marcenaria.

Enfim, neste artigo, destacamos as funcionalidades indispensáveis de um software de gestão para loja de material de construção. Com a ferramenta certa, é possível garantir mais eficiência e lucratividade para o seu negócio. 

Fale com um de nossos especialistas e entenda como o software de gestão inteligente da Adaptive pode otimizar a operação da sua loja de material de construção. 

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