fbpx

Tomada de decisão: 5 segredos para você acertar

Tomada de decisão: 5 segredos para você acertar

Muitas vezes em nossa vida tomamos decisões no modo automático. No entanto, ao gerir um negócio, o processo de tomada de decisão pode significar o sucesso ou fracasso de um empreendimento.

É como dizem … cada escolha que fazemos é uma renúncia. Por isso, a tomada de decisão deve ser algo consciente, embasado nos seus valores e nos de sua organização.

O que fazer para que esse processo seja mais ágil e certeiro?

Continue lendo esse artigo para aprender como realizar uma tomada de decisão embasada em dados e informações relevantes para o sucesso do seu negócio.

Busque sempre conhecimento

Uma boa tomada de decisão é formada por dados e competências. Um gestor experiente deve utilizar a maior quantidade de informações disponíveis para se decidir.

Você precisa estar ciente de como seu negócio está indo, onde você imagina que ele deve chegar e o que você está fazendo no presente para alcançar esse patamar.

Para ter essas informações em mãos, você deve utilizar Indicadores de Desempenho. Com esses números, é possível prever tendências e ajustar as ações da sua empresa para seguir o projeto que você desenhou para o negócio.

Saiba quem é o responsável pela tomada de decisão

Não importa se sua empresa é pequena, média ou grande. Você não é o único que deve tomar decisões. Afinal, você pode não ter a expertise necessária para tomar uma decisão no nível operacional, por exemplo.

Por isso, aprenda a dividir as funções. Identificar os reais responsáveis por cada nível de tomada de decisão (estratégico, tático e operacional) é fundamental para que os papéis sejam respeitados e para garantir que as escolhas serão feitas pela melhor pessoa no momento, com conhecimento acerca do problema.

Decisão individual x Decisão em Grupo: como escolher?

Você deve compreender que as decisões no ambiente empresarial podem ser tomadas por uma única pessoa ou coletivamente. Mas, afinal, quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar com as duas opções?

Ao realizar uma tomada de decisão individual, você tem mais velocidade e liberdade para tomar decisões impopulares. No entanto, se o “tomador” da decisão for indeciso ou não estiver bem embasado em suas informações, ele pode paralisar ou até mesmo prejudicar o andamento dos negócios da organização.

Ao decidir em grupo, você toma decisões mais elaboradas com base nos dados trazidos por diversos segmentos da empresa. Além disso, seus colaboradores sentem-se reconhecidos por contribuir para a evolução do negócio e ficam mais motivados para continuar a perseguir soluções inovadoras. No entanto, o processo pode ser mais lento e burocrático já que convergir personalidades e egos diferentes para um mesmo ponto é algo bem desafiador.

Faça uma análise SWOT

A análise SWOT é um conceito bem conhecido pelos profissionais de marketing. Ela avalia as forças e fraquezas (características do ambiente interno) de uma empresa, assim como suas oportunidades e ameaças (elementos externos ao negócio).

Uma de suas forças pode ser, por exemplo, algum diferencial do seu produto. No entanto, a falta de organização interna da sua empresa pode prejudicar o processo de venda e entrega do produto ao cliente.

Já uma oportunidade pode ser o aumento da demanda pelo seu produto ou serviço. Uma ameaça pode se referir a decisões políticas ou judiciais que impactem seu ramo.

Como já explicamos em tópico anterior, é essencial que um gestor esteja bem informado tanto sobre o seu negócio quanto sobre os fatores externos que o influenciam. Com esses dados, é possível prever os próximos passos da empresa e tomar decisões mais acertadas.

Tenha o respaldo da tecnologia

Independentemente do tamanho da sua empresa, você precisa organizar dados e informações de maneira precisa para apoiar sua tomada de decisão.

Para ter a resposta certa, é preciso primeiro fazer a pergunta correta. O que e por que você quer medir alguma coisa no seu negócio? Como esse dado vai te ajudar a fazer escolhas? Esse quesito é algo fácil de ser mensurado e confiável para apoiar uma tomada de decisão?

Você deve levar em conta todas essas questões no momento de analisar informações. Por essa razão, vale a pena investir em uma solução de tecnologia que ofereça dados precisos sobre a situação da sua empresa. Um software de gestão pode automatizar a reunião desses dados e fornecer gráficos e relatórios de fácil compreensão para apoiar a tomada de decisão.

No fim, observar relatórios de desempenho, conversar com a equipe e traçar possibilidades se torna natural. Afinal, ninguém conhece melhor o seu negócio do que você e seus colaboradores.

Pronto para realizar a próxima tomada de decisão em seu negócio?

Se você gostou do artigo, não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse diretamente em seu e-mail!

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!