Com a democratização da internet, o modo de consumir se transformou. Dessa forma, os consumidores se tornarão mais exigentes quanto às suas experiências de compra. Desse modo, a fim de escalar cada vez mais o seu negócio, é preciso aprender como a encantar os seus clientes. E como fazer isso? A melhor forma é investindo na capacitação dos colaboradores.
Dessa forma, continue a ler este artigo para ter acesso a boas estratégias de como cumprir com as expectativas de seus clientes. Vamos lá?
1. Capacitação dos colaboradores
O primeiro passo para encantar seus clientes, suprir suas necessidades, expectativas e desejos de seus clientes, é ao capacitar seus colaboradores. Dessa forma, você deve comunicar assertivamente os seus objetivos e como pretende obter lucros. Logo, segundo Cláudia Lara, nossa gerente de RH:
“Criar e gerir programas de capacitação de colaboradores é o caminho mais assertivo para adquirirmos novos conhecimentos, melhorar a performance e auxiliar a empresa a atingir seus objetivos.”
Assim, capacitar os colaboradores é prepará-lo para exercer as obrigações do cargo e auxiliar a organização a atingir os objetivos, de acordo com os valores, hábitos e normas da empresa.
Como realizar a capacitação dos colaboradores
Capacitar é um processo de aprimorar qualidades, um meio de acrescentar as competências ideais nas pessoas, para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras. Dessa forma, conseguem alcançar um bom desempenho no cargo e, assim, a impulsionar o sucesso e a competitividade da empresa.
Portanto, a capacitação dos colaboradores é importante porque aumenta a eficiência no trabalho. Além disso, os auxiliam a alcançar a proposta do planejamento estratégico. Afinal, os funcionários é que colocarão em prática os planos que os gestores traçam.
Dessa forma, quanto mais qualificados, competentes, criativos e habilidosos são os funcionários, mais a empresa conseguirá entregar serviços e produtos relevantes. Assim, ao realizar entregas significativas, os clientes ficarão satisfeitos com o que receberem e mais importância darão a sua empresa.
A capacitação dos colaboradores deve acompanhar as transformações do mercado
O processo de capacitação dos colaboradores precisa ser contínuo, pois dessa forma acompanhará as transformações do mercado.
As transformações tecnológicas do ambiente influenciam nos processos, nas tendências, nas necessidades, nos valores de uma empresa. Com isso, os objetivos organizacionais estão sempre se atualizando. Assim, o que ontem era referência na satisfação, hoje, provavelmente, precisa ser superado.
Logo, uma organização que se mantém estática está fadada ao fracasso. Haja vista que o mercado exige mobilidade. Dessa forma, para ter vantagem competitiva, um estabelecimento precisa sempre se renovar. Reciclar, por exemplo, manterão os colaboradores mais alinhados com as exigências atuais.
2. Faça uma pesquisa de satisfação
Bem, não adianta só investir na capacitação, se você não tem certeza de que ela resolveu os problemas, certo? Portanto, uma das maneiras de saber se atingiu-se o objetivo proposto é por meio de avaliações após as ações de treinamento. Assim, é ao medir os resultados, que a empresa percebe se o programa de capacitação atendeu às necessidades dela, dos colaboradores e dos clientes.
Aqui na Adaptive, as avaliações acontecem constantemente, com todos os colaboradores. Além disso, realizam pesquisas de satisfação com os clientes para identificar falhas na gestão, deficiências no atendimento e conhecer melhor suas necessidades e expectativas.
Também, implantamos a Filosofia do Melhor Atendimento do Brasil. Assim, elaboramos diretrizes de atendimento, ao documentar todos os passos que os atendentes do suporte ao cliente devem realizar. Dessa forma é possível garantir um atendimento humanizado, ingrediente chave para a satisfação dos clientes.
3. Investa em pessoas
Ter funcionários que atendam bem não é questão de sorte ou de mágica, mas sim de se investir em pessoas, por meio de capacitações, para que possam agregar mais valor à empresa. À vista disso,
Enquanto a organização investe nas pessoas que ali trabalham, em prol dos objetivos estratégicos traçados, ela está conferindo vantagens para o próprio negócio. Afinal, são esses colaboradores que, diariamente, ajudam o negócio a crescer mais. Além disso, capacitações são formas de valorizar seus colaboradores. Assim, tendem a se sentir mais satisfeitos e conseguem colocar em prática todo potencial de produtividade.
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Não se esqueça ainda, da importância de oferecer aos seus clientes uma boa experiência nos serviços, o que dependerá, entre outras coisas, de como eles são bem atendidos e têm seus problemas resolvidos.
Entre em contato e conheça a Adaptive, uma empresa de tecnologia que oferece soluções que possibilitam a automação dos processos operacionais e de gestão de Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência. Somos especialistas em criar soluções que tornam mais rentáveis os negócios dos nossos clientes!
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