fbpx

Como economizar tempo ao fazer a apuração da comissão de vendas

5 minutos
Como economizar tempo ao fazer a apuração da comissão de vendas

Se você já leu nosso primeiro artigo sobre comissão de vendas, em que explicamos o que é e como calcular, sabe que essa não é uma tarefa tão simples quanto parece. Então, agora vamos falar de uma etapa ainda mais importante: como fazer esse processo sem gastar um tempo desnecessário. 

Definir e calcular a comissão de vendas são apenas partes de toda a estratégia de vendas do seu negócio, mas impactam diretamente na meta de lucros. Por isso, essas tarefas precisam de atenção e planejamento. 

Por exemplo, para calcular o preço de venda de um produto ou um serviço, é preciso incluir todo o investimento com os profissionais que trabalham na sua empresa, as despesas com impostos, as despesas fixas proporcionais (água, luz, aluguel, etc.), taxas de cartões, taxas de juros para vendas a prazo, assim como a comissão de vendas. 

E não é só isso. Ainda é preciso uma análise da concorrência, capacidade de pagamento dos seus clientes, promoções, investimento em marketing e ferramentas de tecnologia, negociação de preço com fornecedores, entre outras coisas. E, ainda assim, garantir a margem de lucro esperada. 

Os empresários sabem muito bem que este planejamento exige muitas e muitas horas de dedicação, além de organização. Por isso, gastar muito tempo fazendo a apuração da comissão de vendas manualmente pode trazer falta de agilidade desnecessária para o seu negócio. 

 

Por que gastar muito tempo fazendo a apuração da comissão de vendas pode ser prejudicial à empresa?

Calcular a comissão de vendas é algo muito trabalhoso para ser feito manualmente e pode demandar dias de trabalho, pois exige um levantamento de uma série de dados que envolvem todo o faturamento da sua empresa. 

Não é impossível, claro. Mas, fazer o cálculo das comissões sem um software de gestão e sem a total integração com os processos de vendas e fiscais é recomendado apenas para empresas que possuem uma regra de comissionamento simples, um baixo volume de vendas e um único vendedor.  

Pense dessa maneira: um centavo pode parecer pouco quando pensamos em um único produto. Mas, se consideramos um grande número de unidades vendidas, este pequeno valor pode gerar uma diferença considerável nos resultados da empresa.

A mesma questão pode ser pensada em relação ao seu tempo. A comissão de vendas de um único funcionário pode funcionar se feita de maneira manual. 

Porém, para empresas que funcionam com um maior número de vendedores e até mesmo com diferentes formas de comissionamento, a utilização de um ERP é muito importante. Para um negócio com mais de uma loja, é impensável que este processo ainda seja feito de forma manual. 

 

Economizar tempo nos negócios é essencial. (Freepik/Reprodução)

 

Ao mesmo tempo, além de considerar todo o processo operacional do cálculo da comissão de vendas, há muitas outras questões envolvidas para sua empresa, tais como formas de manter o time de vendedores motivados e a preocupação em manter e atrair clientes. Afinal, o objetivo da comissão de vendas é estimular o comportamento desejado nos vendedores. 

Muitas empresas trabalham com diferentes tipos de comissionamento ao longo do tempo e até mesmo com estratégias de comissão desenvolvidas para cada time de vendas.

Há momentos em que é necessário investir em aquisição de novos clientes, e todos os vendedores podem ser incentivados com a mesma porcentagem de comissão de vendas. 

Mas também é preciso manter esses clientes e evitar que façam apenas uma compra. Assim, os vendedores podem ser divididos em grupos. Aqueles com a maior taxa de perda de clientes, também chamada de taxa churn, podem ter a comissão menor do que o time com a maior retenção de clientes. 

Claro que negócios que vendem produtos como calçados ou roupas podem não depender tanto dos mesmos clientes para a saúde financeira da empresa. Por isso, o modelo de comissão de vendas depende de cada negócio. 

Considerando todos esses detalhes importantes e que têm impacto significante em toda a gestão de vendas de uma empresa, gastar muito tempo fazendo a apuração da comissão de vendas ao optar por fazer esse processo de forma não automatizada é um risco desnecessário. 

 

Por que você deveria automatizar a apuração da sua comissão de vendas?

Automatizar a apuração da comissão de vendas não só traz agilidade para a sua empresa, mas também evita erros e confusões no momento de repassar o valor para os vendedores que, por outro lado, têm a garantia de receber tudo o que foi acordado com a empresa.

Um software integrado de gestão pode reconhecer e realizar o cálculo dos percentuais e dos valores da comissão de vendas de acordo com as regras escolhidas pela empresa. 

Ao mesmo tempo, um ERP que oferece esta funcionalidade pode vincular as informações sobre o comissionamento de acordo com a nota de um produto e incluir as despesas da comissão junto às contas a pagar do setor financeiro, e fazer o lançamento na folha de pagamento do vendedor. 

Um procedimento demorado pode se tornar simples e ágil. Basta investir na tecnologia correta para a sua empresa. 

Chegamos ao final da segunda parte da nossa série Comissão de Vendas. No nosso próximo post, você vai entender como um software de gestão inteligente vai fazer a diferença no seu negócio e transformar um processo trabalhoso em algo descomplicado. Confira aqui!

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!