fbpx

Como montar um planejamento anual eficaz para distribuidoras?

COMO MONTAR UM PLANEJAMENTO ANUAL EFICAZ PARA SUA DISTRIBUIDORA?

Um planejamento anual eficaz pode ser a peça-chave para um bom desenvolvimento futuro da sua distribuidora. Para que ele seja preciso, porém, é necessário realizar um balanço do que já foi feito, projeções para o que precisa ser melhorado, além, claro, de se pensar em como aumentar as vendas.

Mas, afinal de contas, o que pode influenciar o futuro do seu negócio? É uma pergunta difícil de se responder, mas é fato que empresários que se preparam para cenários conflituosos com certeza têm maior capacidade para superá-los.

Por isso, é tão importante dedicar seu tempo para desenvolver um planejamento anual eficaz. Saiba como implantar essa perspectiva em sua distribuidora!

 

O que é planejamento anual?

É um plano em que se assinala todas as ações necessárias para atingir os objetivos traçados de uma empresa. Serve como um documento que determina prazos, metas e outras obrigações para se cumprir no ano que se segue.

Um planejamento anual se fundamenta com dados do ano que se encerrou, ou seja, a partir dos erros e acertos passados é que se pensará o futuro do negócio.

Avaliar o que foi feito e pensar no que pode acontecer: é este o norte para acertar nas novas estratégias.

É certo que para aproveitar esse plano de gestão você precisará instituir regras, ou meios para analisar os resultados que vai conquistando.

Por isso, é essencial que aprenda a estruturar bem seu plano anual. Confira a seguir!

 

Como montar um planejamento anual eficaz para sua distribuidora?

Estar entre as rotinas de indústrias e comércios varejistas já é um desafio para gestores e empresários da área de distribuição. Basta uma alteração no mercado para todos os planos mudarem também.

Então, se antecipar ou pensar em soluções ágeis para momentos assim é fundamental. E para elaborar um planejamento anual eficaz para sua empresa, de maneira assertiva, preparamos um passo a passo bem prático.

 

  • Avaliação financeira de sua distribuidora

Em primeiro lugar, é necessário levantar como anda o caixa da sua empresa. Conhecer detalhadamente como está a situação financeira do negócio é condicionante para você que pensa em investir na ampliação, por exemplo.

Além disso, fazer um balanço fiscal também é mais que necessário para traçar novos objetivos. Essa verificação mostrará se existem gastos supérfluos para o funcionamento de sua distribuidora.

 

Leia também: Como fazer um planejamento estratégico infalível!

 

  • O que precisa ser melhorado

Outro ponto que deve constar em seu planejamento anual eficaz são os aspectos que podem ser melhorados. Nessa etapa você pode elencar aspectos como a seleção de novos funcionários até os procedimentos internos mais gerais da sua empresa.

Deve se observar, por exemplo, quais são os gargalos na execução das tarefas, e já indicar como resolvê-los. 

Anote tudo detalhadamente no documento onde você estiver redigindo o seu planejamento anual.

 

  • Projeções para o segmento que atua

Ter em mente o que vai ser novidade no mercado em que sua distribuidora trabalha é importante. E aqui podem entrar vários fatores:

  • Implantação de novas tecnologias no setor;
  • Atualizações na legislação fiscal;
  • Fusões de empresas concorrentes, fornecedores e outras empresas que podem influenciar seu negócio;
  • Determinações dos sindicatos que alterem acordos coletivos dos trabalhadores de sua empresa;
  • Aumento de insumos ou até mesmo do valor dos combustíveis;
  • Variação cambial ou qualquer mudança no mercado financeiro.

 

É uma pesquisa extensa, mas que fará toda diferença nas estimativas do seu planejamento anual. Ele será eficaz se você incluir todos os aspectos que realmente podem afetar a sua empresa. 

 

  • Defina orçamentos

Ser fiel a quanto sua empresa pode gastar é outra dica na elaboração de seu planejamento anual. Por isso, delimitar orçamentos é crucial.

Separe valores para comprar equipamentos, quanto gastará em marketing e até para treinamentos dos seus funcionários. É importante ter em mente também que esse tópico só será possível se você tiver realizado bem o seu balanço financeiro.

 

  • Estabeleça objetivos com clareza

Como você já terá dados sobre o ano anterior da sua empresa, terá parâmetros para estabelecer novas metas e objetivos. Contudo, para se alcançar bons resultados o time não pode ter dúvidas de quais são os interesses e quais as metas da empresa.

Essa etapa também pode ser útil para avaliar o desempenho de um setor ou de um profissional específico. Informações que auxiliarão na tomada de decisões, seja para novas contratações ou para investimentos em treinamentos.

 

  • Monte um calendário assertivo

Outra etapa muito importante para a realização de um planejamento anual eficaz é a montagem de um calendário. Para facilitar a montagem do seu projeto de negócios anual, você pode dividi-lo em escalas de tempo (bimestre, trimestre, etc.). Isso permitirá a adequação de algumas metas, por exemplo, durante o transcorrer do ano, sem afetar muito seu plano original.

Utilize ferramentas de calendários virtuais para facilitar ainda mais essa etapa, como o Google Calendar ou o Excel do G Suite. 

 

Assim, esses são os aspectos que não podem faltar para um planejamento anual eficaz. Aplique-os em sua estratégia para que sua distribuidora possa vencer os futuros desafios e se manter preparada em um mercado competitivo! 

Se você gostou deste post, assine nossa newsletter e siga a Razem no FacebookInstagramLinkedinTwitter e Youtube para mais dicas de negócios e gestão para sua distribuidora!

Se quiser, aproveite e conheça também as soluções da Razem para distribuidoras! Peça uma demonstração gratuita!

 

Saiba mais: Como fazer um planejamento focado em metas e resultados!

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!