Muitas empresas ainda encontram bastante dificuldade e insegurança na hora de contratar um sistema de gestão. Isso acontece porque existem ainda muitas objeções sobre a real eficiência de um sistema ERP. Mas, com a escolha certa, os resultados podem ser surpreendentes, como o foram os da Soton Farma.
Neste post, você vai conhecer a história da Soton Farma, grande distribuidora mineira de produtos farmacêuticos com mais de 4.500 clientes, e entender como o nosso sistema de gestão auxiliou o aumento dos lucros da empresa em até 70%.
Confira!
Soton Farma e Adaptive Business: o início da parceria
A parceria teve início em 2018, quando os gestores da Soton Farma estavam buscando no mercado o melhor sistema de gestão para acompanhar o crescimento da empresa, já que a ferramenta que estavam utilizando não atendia mais às expectativas.
O Adaptive Business não foi a primeira opção. É isso mesmo. Afinal, são muitas as alternativas no mercado.
A distribuidora já tinha, inclusive, fechado negócio com uma grande empresa de softwares brasileira, com a certeza de que seria a melhor escolha.
Porém, como tomar essa decisão é um passo muito importante para uma empresa, a Soton Farma resolveu avaliar mais uma última possibilidade: o sistema de gestão da Adaptive.
Depois de conhecer o sistema como um todo, mudaram de ideia por completo e voltaram atrás na decisão pela grande empresa.
“A escolha começou pelo atendimento diferenciado e personalizado. Além disso, o Wesley Toledo, vendedor executivo da Adaptive, apresentou um grande conhecimento sobre a ferramenta e pude ter a certeza de que o Adaptive Business tinha o que precisávamos, além de um melhor custo-benefício para nós”, afirma Anderson Vinhal, co-fundador da empresa.
Como o Adaptive Business aumentou os lucros da Soton Farma
Para a escolha de um sistema ERP ideal para o negócio, foi importante um conhecimento do próprio momento e do contexto da empresa. A Soton Farma já investia no seu crescimento, não só adquirindo novas ferramentas de tecnologia, mas também em força de vendas e mais espaço físico.
Assim, a escolha, a troca e a implantação do nosso ERP foram facilitadas pela gestão madura da distribuidora.
A proposta como resultado da parceria com a Adaptive era de um crescimento de 60% dos lucros da empresa. Por isso, o alcance de 70% foi um resultado ainda maior do que o esperado.
“O aumento da lucratividade era esperado com o Adaptive Business. Mesmo assim, sair da zona de conforto traz impacto, mas estávamos bem focados em conhecer o sistema para que funcionasse na prática. É preciso dedicação, boa gestão, estrutura e maturidade”, afirma Vinhal.
Além disso, a distribuidora investiu no treinamento da equipe. Assim, os funcionários internos foram preparados para usar o sistema.
Como consequência, a equipe possuía bastante conhecimento sobre as funcionalidades do sistema de gestão e como elas poderiam trazer os melhores resultados para a empresa.
Vale ressaltar que o resultado significativo não aconteceu por causa do tamanho da empresa, mas veio a partir de sua gestão inteligente e consolidada.
Dessa maneira, devemos acrescentar, é possível escolher um sistema ERP desenvolvido para atender às necessidades da empresa, com os módulos e funcionalidades que possam ser adaptados para o tipo e tamanho do negócio.
A seguir, confira quais foram as principais funcionalidades e serviços do sistema de gestão da Adaptive que conquistaram a Soton Farma.
Principais funcionalidades do sistema ERP da Adaptive para distribuidoras
A Soton identificou que o sistema de gestão da Adaptive oferecia o conjunto de funcionalidades e a automatização dos processos que mais se adequavam às necessidades da empresa.
Por exemplo, a distribuidora procurava um sistema que permitisse integração eficiente com outras ferramentas de tecnologia, como o e-commerce.
Além disso, outro objetivo importante era automatização dos processos comerciais e aumentar a velocidade de obtenção de informações para negociação com clientes e tomada de decisão.
Ainda, o Adaptive Mobile, aplicativo de Força de Vendas, era imprescindível, já que a Soton tem dezenas de representantes comerciais, além de televendas.
“A gente precisava de um sistema de gestão dinâmico e que fizesse e facilitasse a integração com outros sistemas. Encontramos isso no Adaptive Business”, diz Vinhal.
Abaixo, confira as principais funcionalidades e serviços do sistema de gestão da Adaptive que auxiliaram a Soton a aumentar sua lucratividade:
- Atendimento próximo e personalizado durante a venda e no pós-venda;
- Facilidade de implantação;
- Facilidade de integração com outros sistemas;
- Gama de funcionalidades específicas para o tipo de negócio, como o app de Força de Vendas;
- Melhor custo-benefício
Mais do que isso, Anderson Vinhal também deu dicas e destacou algumas ações indispensáveis para que uma empresa se adapte a um sistema de gestão:
- Acreditar na parceria;
- Ter um processo de gestão consolidado;
- Treinamento da equipe para uso do sistema de gestão.
A parceria da Adaptive com a Soton Farma mostra que a utilização de um sistema ERP adequado faz toda a diferença no crescimento de uma empresa.
A escolha pode deixar muitos gestores inseguros, mas com uma boa gestão consolidada e total conhecimento das necessidades do negócio, é possível fazer a opção certa.
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