A maior tendência em marketing para postos de gasolina são os programas de fidelidade. Dessa forma, destacam-se os que oferecem serviços que valorizam o consumidor. Todavia, é preciso considerar, também, outras formas de atrair mais clientes para o posto.
Isso explora os princípios de marketing que buscam capturar a propaganda boca-a-boca, bem como aumentar e tornar a sua base de clientes mais forte. Também, esse tipo de publicidade em postos de gasolina traz muitos outros benefícios. Portanto, estão alguns exemplos para aproveitar essas dicas em seu negócio:
Análise mais criteriosa
Os programas de fidelidade apresentam a chance de obter uma quantidade numerosa de informações sobre seus clientes mais valiosos. Assim, sempre que o cliente utiliza o cartão ou o aplicativo do seu programa de fidelidade, é possível descobrir os padrões, como o combustível que usa e a frequência com que abastece.
Você pode utilizar esses conhecimentos e enviar informações aos consumidores. Assim, utilize mídias sociais, como E-mail, Messenger ou WhatsApp. Logo, mantenha-os informados sobre mudanças no clima, custos dos combustíveis, produtos em destaque da troca de óleo e/ ou da loja de conveniência. Também, é importante notificá-los sobre promoções para ocasiões especiais, como datas comemorativas.
Este procedimento pode melhorar as informações coletadas tendo uma meta final e específica, por exemplo, para descobrir padrões existentes e em desenvolvimento em sua empresa. Imagine que você poderia extrair esses dados de um grupo substancial de seus clientes. Você teria a capacidade de prever quanto de combustível seria viável comprar em um período específico do ano ou em uma determinada ocasião, o que já acrescentaria valor ao seu negócio, tendo como origem, os dados extraídos a partir do comportamento dos clientes mais frequentes, informações que podem ser úteis para comprar mais produtos e oferecer mais itens na loja de conveniência.
Hábitos de Consumo dos clientes
Informar aos seus clientes que eles são muito importantes para o sucesso de sua empresa, é o principal objetivo dos projetos de fidelização. Ao capturar as informações dos seus consumidores, você pode oferecer como premiação aos clientes mais frequentes, por exemplo, um serviço de barbearia ou manicure, por meio de uma parceria realizada com um salão de beleza. Pode ainda oferecer um café cappuccino ou um crepe em uma confeitaria da região ou em locais que sejam pertinentes e significativos para seus clientes.
Se seu posto pertence a uma rede, pode capturar os dados de qual combustível é menos vendido em um determinado posto da sua rede e aplicar promoções aos clientes fidelizados, promovendo a venda na unidade que está com as margens de venda deste combustível, mais baixas.
Ferramentas necessárias
As informações coletadas com os programas de fidelidade vão muito além da quantidade consumida de produtos e serviços nos estabelecimentos, e as informações em si são, obviamente, extremamente valiosas de muitas maneiras. O problema é que pode ser difícil usar todos esses dados por conta própria.
Você pode precisar contratar uma empresa terceirizada para manipular todos esses dados, para traduzi-los em gráficos úteis de comportamentos e tendências que você poderá trabalhar posteriormente.
Também é muito importante utilizar outros meios de comunicação entre o cliente e sua empresa. Tenha um site, onde possa apresentar a história da sua empresa, a missão, a visão e os valores pelos quais preza. Pode apresentar contos e experiências dos seus funcionários, dicas úteis sobre veículos e alimentação, caso possua uma loja de conveniência.
Deverá possuir ao menos uma conta ativa em uma rede social, podendo usá-la como uma plataforma para interagir e fazer perguntas de campo, receber um feedback valioso e promover quaisquer alterações ou eventos especiais em sua empresa. É a forma mais barata de publicidade que você não pode deixar de ter no mundo digital e conectado de hoje.
Pois bem, você já deve ter percebido que as oportunidades são grandes e se você trabalhar bastante a sua criatividade, poderá também fazer parcerias com empresas que fornecerão brindes a seus clientes, em troca de aumentar a clientela deste novo parceiro.