5 etapas para ter maior liberdade como gestor de posto

gestor de posto

Ser um gestor de posto de combustível requer muita responsabilidade. Isso porque as tarefas atribuídas à função são importantíssimas para a saúde da empresa. Além disso, o gerente do posto precisa estar preparado para lidar com toda a equipe, com os clientes e com o proprietário da empresa. E, na maioria das vezes, é esse mesmo profissional que gere a loja de conveniência. 

Assim, se o gestor do posto de combustível possui todas essas funções, como seria possível ter mais liberdade em meio as suas tarefas? Se você é um gerente de posto e precisa de mais tempo para organizar as funções atribuídas ao seu cargo, criar novas estratégias e tomar  decisões, acompanhe esse artigo e saiba como conseguir essa liberdade. 

Sabemos que ao se deparar com tantas inovações no mercado, mudanças fiscais e, mais recentemente, no funcionamento padrão do posto, você pode se sobrecarregar. Por isso, preparamos esse artigo para auxiliá-lo com cinco etapas para alcançar a liberdade que deseja como gestor de posto de combustível. Assim, vale ressaltar que uma etapa precisa da outra, pois formam um conjunto de soluções. 

5 etapas para ter maior liberdade como gestor de posto

1. Automatize processos e rotinas do seu posto

O primeiro passo para ter maior liberdade como gestor é automatizar processos. Dessa forma, um sistema de gestão de postos completo oferece a automatização necessária para que as rotinas operacionais sejam realizadas com sucesso todos os dias. 

Ademais, o software engloba todos os setores da empresa, financeiro, recursos humanos, vendas, estoque, administração e outros. Assim, não é necessário se preocupar com rotinas de fluxo de caixa e LMC. Isso porque o sistema gera informações de forma automática e   contribui para a satisfação do cliente, a fim de propiciar velocidade no check out. 

Dessa forma, você pode consultar todos os relatórios disponíveis e com os dados em mãos ter mais precisão ao tomar decisão. Além disso, em caso de vazamento de combustível, o sistema envia um aviso em tempo real para o seu e-mail ou celular cadastrado, caso tenha instalado um sistema de monitoramento de tanques.  

Da mesma forma, o sistema auxilia na solução de possíveis problemas de regularização fiscal e legal. Assim, com todas informações em dia, você ocupará o seu tempo com análises e conferências do PAF-ECF, SAT-CF-e, NFC-e, NF-e, Sped Fiscal, LMC, Pis/Cofins, EFD ICMS/IPI. 

2. Prepare a sua equipe

A sua equipe precisa estar preparada para que você tenha liberdade na sua função. Com o uso do ERP, as rotinas operacionais serão otimizadas.  Passando pela compra de combustível, descarga, venda, conciliação dos pagamentos e recebimentos, todos os seus funcionários que têm acesso ao sistema de ERP recebem treinamento de uso do programa, que deve ser oferecido pela empresa do sistema de gestão. Assim, eles terão facilidade em entender o software e, com certeza, terão mais desenvoltura em suas funções.

3. Gerencie à distância

Gerenciar um posto de combustível à distância é possível com o sistema Petros. O software é integrado ao sistema de nuvem, possibilitando que você o acesse em qualquer lugar do mundo, utilizando um computador ou dispositivo mobile e internet. 

Com todos os setores do posto em um só lugar, você tem maior controle sobre as atividades da empresa e poderá efetuar as tarefas da sua função onde e em qualquer horário. Todos os dados são atualizados em tempo real para o gestor do posto e toda a sua equipe, favorecendo a tomada de decisão. 

4. Atualize as redes de internet

Mantenha as redes de internet do posto atualizadas, isso colabora bastante no atendimento ao cliente. Sabemos que os frentistas precisam ter agilidade no atendimento. Oferecer por meio da internet a atualização de preços de combustível, o estoque de mercadoria, viabilizar as formas de pagamento aceitas, se houve algum imprevisto no posto, os valores dos serviços aleatórios e a possibilidade do cliente fazer perguntas e ser respondido rapidamente é um diferencial. Isso pode fazer com que o seu posto vire referência no atendimento à distância e no atendimento presencial. 

5. Aceite a liberdade

Se você é um gestor tradicional que ainda não está habituado às inovações da tecnologia, poderá sentir alguma dificuldade no início do processo. Porém ao passar esta etapa, perceberá que as tarefas do dia a dia poderão ser desempenhadas com mais rapidez e assertividade. Você perceberá mais segurança e controle na realização das tarefas, mesmo distante do local de trabalho. 

Agora que você já sabe como adquirir uma maior liberdade como gestor de posto de combustível, peça a sua demonstração gratuita do sistema Adaptive Petros no nosso site. Realize a gestão total sobre as atividades do seu posto ou rede de postos, de qualquer lugar!

Compartilhe

Veja também

A metodologia GTD, ou Getting Things Done, existe para trazer mais organização e produtividade para

Você, gestor, já se viu pego nesse grande dilema: “preciso mudar de sistema, mas tenho

Imagine a seguinte situação: o cliente chega ao seu posto e pede para abastecer com

Um posto de combustíveis tem vários tipos de clientes, e todos merecem a devida atenção.

Fale conosco

Camada