Como vender mais e melhor? 6 ideias para começar hoje mesmo

Como vender mais e melhor

Conhecer o segredo de como vender mais e melhor é o objetivo de todo negócio. Para isso, existem diversas estratégias, e cada uma delas deve ser pensada de acordo com o seu produto ou serviço oferecido, assim como o público-alvo. 

Antes de tudo, o mais importante é conhecer a fundo o mercado em que se atua, pois somente assim será possível saber em quais técnicas você deverá apostar. 

Afinal, mais do que correr atrás de clientes, o primeiro passo é tornar o seu negócio atrativo. 

Dessa maneira, existe maior garantia de atrair clientes e, mais do que isso, os clientes certos para a sua empresa.

Segundo pesquisa do LinkedIn com mais de 500 profissionais de vendas e compradores B2B entre dezembro de 2019 e abril de 2020, 57% das empresas no Brasil devem aumentar seu investimento na área de tecnologia de vendas em 10% ou mais.

Isso mostra que vender mais é consequência de vender melhor, e investir em formas assertivas de fazer isso é um passo importante. 

Por isso, separamos 6 ideias sobre como vender mais e melhor para você começar a colocar em prática no seu negócio o quanto antes. 

 

Tenha objetivos simples e claros

Para traçar a melhor estratégia, é preciso saber onde você pretende chegar a fim de entender como vender mais e melhor. 

Primeiro, aposte em um planejamento simples e claro que contemple os passos para atingir os principais objetivos do negócio.  

Essa estratégia garante maior assertividade em todas as ações da empresa. 

Portanto, fuja do erro de criar metas muito abstratas e inalcançáveis. 

 

 

Saiba quem é o seu cliente ideal

Não tem como vender mais e melhor sem conhecer a fundo o seu público-alvo. Em outras palavras, se você ainda não definiu a sua buyer persona, faça isso agora.

Isso significa que é preciso definir e segmentar as estratégias de acordo com o comportamento de compra do cliente ideal. 

Além de dados como sexo, idade e onde mora, pesquise quais são as necessidades que o seu público procura atender ao comprar seu produto ou serviço.  

Evite perder tempo com clientes que não são ideais, que podem não ter suas expectativas atendidas e trazer muitos problemas para o negócio. 

Mirar no alvo certo é fundamental para que suas ações sejam mais efetivas. Todas as estratégias das equipes de vendas e marketing dependem disso. 

 

Ressalte o seu diferencial

Qual é o diferencial da sua empresa em relação ao mercado em que atua? Por que o público vai preferir comprar de você? Essas são perguntas essenciais para vender mais e melhor. 

Você já pode saber as respostas, mas é preciso saber ressaltar o seu diferencial. 

Antes de tudo, é importante dizer que apenas preço baixo não garante maior taxa de conversão de vendas. 

É fundamental destacar todos os benefícios que você pode entregar ao seu público. 

A partir disso, crie estratégias para que o cliente saiba que está fazendo a melhor compra. 

Além de ressaltar os seus diferenciais, você pode, por exemplo, oferecer demonstrações grátis, aproximando o cliente do seu produto ou serviço. 

Mais do que isso, você também pode oferecer a melhor experiência da jornada de compra, fortalecendo o relacionamento da empresa com os clientes. 

Para isso, aposte em treinamento dos vendedores e ferramentas de inteligência de vendas para que eles tenham a base para serem bem-sucedidos em bater as metas. 

Isso porque um bom atendimento também depende de informações atualizadas dos clientes e de formas de alcançar contatos de interesse. 

Segundo o LinkedIn, 77% dos vendedores que bateram suas metas consideram as ferramentas de inteligência de vendas essenciais. Pense nisso como um importante diferencial para a sua empresa. 

 

Invista em estratégias de marketing

As estratégias de marketing ocupam um lugar central em como vender mais e melhor, pois foram criadas para despertar o interesse do cliente no seu produto. 

Dessa forma, o alinhamento de vendas com o marketing traz o suporte necessário para multiplicar as formas de atrair clientes. 

As técnicas incluem desde ações como propagandas pagas até marketing de conteúdo para atrair usuários para o seu site ou blog, além de ferramentas de e-mail marketing e bom uso das redes sociais. 

Além do mais, não é segredo para ninguém que o consumo pelas plataformas digitais está cada vez maior, e o marketing digital tem papel fundamental nesse cenário. 

Ainda de acordo com o estudo do LinkedIn, o suporte de marketing multiplica o valor das redes sociais e insights de vendas, já que 71% dos vendedores de alta performance classificam a qualidade dos leads de marketing como excelentes.

Assim, o investimento em marketing é essencial para alavancar as vendas e aprimorar a prospecção de clientes.

 

Continue estudando, sempre 

Estudar o seu mercado de atuação é essencial não só para se manter atualizado, mas também para trazer inspiração para engajar as equipes.  

Essa é também uma forma de conhecer as tendências e as diferentes maneiras de vender mais e melhor. 

Ademais, todos os envolvidos com a empresa precisam buscar treinamentos e formas de se manterem atualizados. Com tantas mudanças acontecendo no mundo dos negócios, é fácil ficar para trás. 

Uma forma de fazer isso é a partir de livros sobre o tema. E são muitos! Existem alguns títulos essenciais para a sua equipe de vendas como, por exemplo, Receita Previsível, A Bíblia de Vendas e A Venda Desafiadora.

 

Tenha um sistema de gestão perfeito para o seu negócio

Um sistema de gestão irá possibilitar total controle dos processos de vendas a partir de diversas funcionalidades.

É importante entender que um sistema de gestão não serve apenas para organizar e otimizar os processos do dia a dia do negócio, mas é também uma importante ferramenta estratégica para vendas. 

Por exemplo, o sistema pode auxiliar na análise de rentabilidade de orçamentos para uma venda realmente lucrativa. 

Um sistema de gestão também auxilia os gestores a lidarem com a inadimplência a partir da análise e controle de crédito e centralização de informações de clientes, facilitando o trabalho dos vendedores. 

Com isso, é possível ter uma visão completa do negócio por meio da análise de dados fundamentais para entender onde e como é possível melhorar as estratégias de vendas.

 

Entender como vender mais e melhor não é tão simples e depende de diferentes ações, que devem ser o centro do seu negócio. Não deixe para depois e comece hoje mesmo colocando essas ideias em prática. 

 

E você, já aplicava alguma dessas estratégias no seu negócio? Comente sobre a sua experiência com a gente!

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