fbpx

Computação em nuvem: por que ela é importante para o seu negócio?

O que é computação em nuvem e por que ela é importante para o seu negócio?

Consegue imaginar o quanto seria prático acessar as informações da sua empresa de qualquer lugar, a qualquer momento? Você já faz isso com seu e-mail pessoal e com documentos que são compartilhados com você pelo Google Drive, por exemplo. Logo, transpor isso para o ambiente profissional seria um grande ganho, não acha? Hoje, isso é possível, graças ao conceito de computação em nuvem.

Com a criação da computação em nuvem (cloud computing, em inglês), empresas e instituições em geral viram a possibilidade de armazenar suas informações de outra maneira, tornando o acesso a elas mais seguro, prático e democrático. Ter um servidor próprio se tornou, portanto, coisa do passado. 

Mas, vale ressaltar, a nuvem não é um mero data center, ela é um catalisador de inovação para as empresas. Nesse novo mundo, estar com “a cabeça nas nuvens”, há muito deixou de ser uma expressão pejorativa e virou uma necessidade do mercado.

 

Entendendo o conceito de computação em nuvem

Entender o que é a computação em nuvem não é uma tarefa difícil ou somente executável para quem é da área da tecnologia. 

Computação em nuvem consiste em fornecer serviços de armazenamento, banco de dados, redes e/ou softwares por meio da internet. Isso significa que você não precisa ter em seu escritório datacenters e servidores físicos para cumprir essa função. Basta ter o básico: acesso à internet!

Qualquer empresa, de qualquer setor ou porte, pode usar os serviços de nuvem. E são muitas as opções de uso: gerenciamento de e-mails, backup de dados, desenvolvimento e manutenção de softwares, análises de dados e muito mais. 

Para deixar mais claro, uma empresa de videogames, por exemplo, pode deixar seus jogos na nuvem para que gamers de todo o mundo tenham acesso a eles, ou uma rede de lojas pode usá-la para acompanhar as informações de estoque.

Dados da pesquisa Dell Global Technology Adoption Index (em português, índice Global de Adoção de Tecnologia), mostram que 72% das organizações pesquisadas que usam o serviço de cloud computing tiveram um crescimento de 6% ou mais nos últimos três anos. 

Além disso, as empresas ouvidas relatam que, entre os benefícios do uso desse tipo de serviço, estão a melhor alocação de recursos em Tecnologia da Informação, economia de custos e eficiência.

 

6 benefícios da computação em nuvem você e seu negócio

Como já citamos, segurança e acesso das informações são as principais vantagens de usar um serviço de computação em nuvem. Mas existem muitas outras. Confira algumas delas:

 

Você diminui custos e pode investir mais

Os servidores físicos e afins tornaram-se obsoletos com a chegada da computação em nuvem. Assim, eles se tornam um custo a menos para sua empresa. 

Além de não gastar mais com a aquisição ou locação de hardwares e softwares, você também diminui o gasto com pessoal, uma vez que não precisará de gente especificamente para fazer manutenção e gerenciamento da infraestrutura. 

Vale citar, ainda, a economia em energia elétrica e refrigeração. 

O custo com a nuvem passa a ser de acordo com o nível de serviço consumido, como a quantidade de espaço para armazenamento que você precisa, por exemplo. 

Com a considerável redução nas despesas de capital, você pode investir em outros recursos da computação em nuvem e na formação dos profissionais que a utilizarão. 

 

Você passa a ter maior capacidade inovativa

Com a nuvem, você tem acesso rápido e fácil a uma série de recursos tecnológicos que dão insumos para inovar no dia a dia. Ou seja, é possível criar novas ferramentas de acordo com a sua necessidade – ou dos seus clientes –, como serviços de computação, banco de dados e de infraestrutura.

Uma vez que implantar esses serviços se tornou uma atividade ágil, você passa a ter mais liberdade para testar novidades e, assim, buscar novas maneiras de otimizar a vida dos seus colaboradores e até mesmo de impactar na experiência do cliente.

 

Você consegue expandir o seu negócio

Em um mundo globalizado, ter contatos internacionais, para muitos negócios, é crucial para o seu crescimento. Com a nuvem, você consegue ter uma maior capacidade de dimensionamento elástico. Mas o que é isso? Isso quer dizer que é possível disponibilizar determinada quantidade de recursos de Tecnologia da Informação a qualquer localização.

Como consequência disso, você se torna apto a ampliar as atividades da sua empresa para outras regiões geograficamente distantes. 

Por exemplo, uma empresa desenvolvedora de aplicativos pode estar presente em vários países disponibilizando seus recursos via computação em nuvem para empresas que queiram criar seus próprios apps. Dessa forma, ela garante capilaridade e, consequentemente, aumenta sua abrangência. 

 

Você se sente mais seguro 

Os provedores de computação em nuvem podem fornecer medidas de segurança capazes de inibir a ação de hackers ou possíveis eventos adversos, como o monitoramento 24 horas por dia do seu servidor, a implantação de criptografias e a realização de manutenção automatizada.

No dia a dia, a segurança fica por conta da maior proteção dos dados da sua empresa e da agilidade na solução de problemas. Dessa forma, arquivos importantes deixam as máquinas individuais, onde podem ser adulterados, e passam para a rede, com maior controle de acesso e configuração.

 

Você constrói um time mais produtivo

Manter um data center no ambiente da empresa tornou-se uma tarefa bastante onerosa. Para que ele funcione corretamente, é preciso receber a devida atenção. Além de serem compostos por diversos equipamentos, precisam receber configurações, correções e outras tarefas que são executadas por um time de TI. 

Com a nuvem, necessidades como essas são substituídas por outras que não demandam tal energia. Dessa forma, os colaboradores podem investir seu tempo em outras atividades, formações e alcance de metas.

E quanto mais soluções em nuvem você usar, melhor. Segundo a pesquisa da Dell, citada anteriormente, organizações que usam três ou mais tipos de soluções em nuvem tiveram aumento de 15% na produtividade dos seus funcionários em relação àquelas que usam apenas uma só solução. 

 

Você pode usar um software de gestão empresarial em nuvem

Um software de gestão empresarial permite armazenar informações de diversos setores da empresa em um único lugar. Assim, há uma melhor visualização por parte de todos os funcionários da empresa.

Com essa ferramenta, você conta com uma série de recursos que ajudam a otimizar o dia a dia da sua empresa, como: maior capacidade de gestão dos seus recursos financeiros, controle de estoque, acompanhamento de vendas, construção e análise de gráficos e relatórios, administração da contabilidade e conciliação bancária automática.

Confira também: Soluções em nuvem: como gerenciar meu negócio a distância? 

 

E, se você gostou desse artigo, aproveite e acompanhe a Razem  no FacebookInstagramLinkedinTwitter ou Youtube para ficar por dentro de todas as novidades sobre gestão de negócios!

 

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!