Crédito ou débito? Essa pergunta, repetida centenas de vezes ao dia em diversos tipos de negócios em todo o Brasil, simboliza o momento final da compra. Mas nem tudo se resolve quando a transação é aprovada e o cliente retira o cartão da máquina de pagamento. Isso porque é preciso realizar, posteriormente, a conciliação automática das vendas.
Depois disso, o estabelecimento precisa certificar se todos os valores foram creditados em conta e se as adquirentes não cobraram taxas indevidas. Dessa forma, essa verificação, se chamada conciliação das vendas no cartão. Logo, é um trabalho fundamental, mas muitos varejistas ainda não dão a devida importância.
Assim, estima-se que 3% da receita mensal do varejo se perde por equívocos e falhas nos sistemas das operadoras de cartões. De acordo com informações da Concil, empresa especialista em conciliação contábil e de cartão.
Portanto, isso significa que, em um ano, o autosserviço alimentar perde em torno de R$ 12,8 bilhões. Desse modo, Leonardo Campelo, CEO e fundador da Concil, conta que o principal erro é justamente não conciliar.
“Ouvimos muitos varejistas com o discurso de que confiam nas adquirentes e, por isso, não enxergam a necessidade de fazer a conciliação. Nós costumamos dizer que também acreditamos nas adquirentes, afinal, elas não erram propositalmente, como muitos acreditam. Os erros acontecem pela complexidade do processamento”, afirma.
Assim, nada menos do que 78% dos varejistas clientes da Concil encontram divergências em taxas administrativas quando iniciam um processo de conciliação. Além disso, os problemas não se resumem à cobrança diferente do que se acordou.
Taxas negociadas e sem a conciliação automática das vendas
Em muitos casos, definiu-se essas taxas há tanto tempo, que o estabelecimento (por desorganização) sequer se lembra do percentual exato a se descontar de cada transação. Também, ocorre de confundirem a taxa por uma adquirente com a de outra. Em outras palavras, trabalha com uma estimativa e, na prática, desconta-se um valor maior, sem que isso seja um erro.
Ocorrem também casos em que a loja contratou, lá atrás, serviços como a antecipação de recebíveis e jamais o cancelou. Com isso, continua a pagar mesmo que não precisem mais receber antes do prazo. Em um setor com margens tão apertadas, todas essas situações causam forte impacto nos resultados.
Portanto, dado o volume de vendas que se realiza no cartão por qualquer supermercado, o ideal é que se automatize o processo para obter uma conciliação confiável e que realmente ajude a estancar os erros e prejuízos. Para isso, há diversos sistemas disponíveis no mercado.
A solução de concliação de cartões do Adaptive Petros, ERP da Adaptive, automatiza todo o processo, valida as vendas feitas com cartão, os pagamentos que as adquirentes realizam e os recebimentos bancários.
O sistema que realiza a conciliação de cartões recebe as informações financeiras que a adquirente disponibiliza e reporta para a plataforma diariamente ou, no máximo, a cada dois dias. O próprio sistema aplica as taxas e calcula o valor correto a se receber.
Facilidade de encontrar divergências com a conciliação automática das vendas
Com isso, é mais fácil identificar divergências e descobrir situações como cancelamentos não informados e até fraudes, comuns principalmente nas vendas online. A rastreabilidade da venda é feita de forma rápida e detalhada. O cliente recebe login e senha para ter acesso às informações via web e também mobile, por meio do aplicativo.
Informações que precisariam ser buscadas em meio a um grande relatório consolidado no portal da empresa adquirente passam a ser oferecidas de forma clara, podendo ser acessadas pelo supermercadista de qualquer lugar.
Conciliador combate as vendas perdidas com cartões rapidamente
O CEO da Concil afirma que, já no primeiro mês, cerca de 90% dos problemas são resolvidos.
Mesmo assim, recomenda-se manter o sistema de conciliação, já que, segundo a empresa, há um razoável índice de reincidência nas divergências de taxa, podendo ocorrer ao menos uma vez a cada três meses. “Em 99% dos casos de problemas identificados, a adquirente reconhece o erro”, diz.
Benefícios da conciliação automática das vendas
Mais do que conferir se os pagamentos estão sendo feitos corretamente, a conciliação automatizada permite uma verdadeira gestão financeira das vendas por meio de cartões, uma vez que os relatórios gerados possibilitam que o supermercado analise melhor o perfil das vendas pagas em cartão de débito e crédito.
Fica mais simples, por exemplo: escolher qual máquina privilegiar de acordo com as taxas cobradas por cada adquirente; definir metas para vendas em débito e crédito; observar se as opções de parcelamento oferecidas são realmente vantajosas, além, é claro, de verificar quais taxas precisam ser renegociadas.
No fim das contas, uma boa conciliação traz oportunidades de elevar as margens do supermercado.
Fontes: Infovarejo