fbpx

Dashboards: o que são e como ajudam na gestão de empresas?

Dashboards: o que são e como ajudam na gestão de empresas?

Dashboard significa painel de controle, igual ao que temos nos automóveis. Aliás, esse nome veio da indústria automobilística. Os dashboards nada mais são do que um conjunto de indicadores importantes para a gestão da empresa: os famosos KPIs (Key Performance Indicator – indicador-chave de desempenho). 

Dashboards são poderosas ferramentas de gestão da informação que ajudam a acompanhar as métricas e dados que indicam a saúde de um negócio, setor ou processo, como metas, mensurações críticas, projetos, itens de ação etc.

Em suma, eles são painéis de controle que, por meio de coleta e análise de dados mostram de forma instantânea, concreta e bastante visual o que está acontecendo na empresa. Tudo isso em tempo real. 

 

Para que servem os dashboards?

Muito usados pelos executivos para tomada de decisão, os dashboards mostram como está a empresa e quais são os seus pontos críticos. 

Por isso, os dashboards precisam ser customizados para atender as necessidades das empresas, pois cada negócio pede um painel diferente. 

Líderes de vários departamentos podem utilizar dashboards desenvolvidos especialmente para a área deles e cada painel de controle conta também com “visões” de KPIs diferentes.

Por exemplo, o gestor de marketing precisa analisar suas campanhas e o retorno do investimento de cada uma delas. Já o gerente financeiro quer saber como está o fluxo de caixa da empresa em tempo real.  

Enquanto isso, o diretor comercial pode visualizar como está a meta de vendas, os produtos mais vendidos, o vendedor que mais faturou etc. Assim como o presidente da empresa pode desejar saber como está o faturamento, quais os itens mais vendidos e o fluxo de caixa. 

Por isso, cada empresa, área ou fluxo de trabalho precisa ter seu próprio dashboard. Essas “visões” de negócio, processos ou departamentos fazem com que o gestor de cada área saiba exatamente o que acontece no seu departamento, facilitando a tomada de decisão e tornando a empresa muito mais competitiva.

 

Como um dashboard funciona?

Para que o dashboard traduza corretamente os KPIs importantes da empresa, é necessário que cada gestor crie sua “visão” junto com a equipe de TI, customizando o seu dashboard conforme seus objetivos e propósitos. 

Como essa ferramenta é desenvolvida para análise rápida com pontos de atenção e informações importantes para a tomada de decisão, a sua construção necessita ser feita a partir de perguntas que precisam ser respondidas para acompanhamento da performance da empresa, departamento, processo ou fluxo. 

Os melhores dashboards de dados respondem à perguntas sobre os negócios que precisam de respostas. 

Os dados necessários para compor os indicadores são fundamentais para a criação de um dashboard que ajude o gestor na tomada de decisão. O apoio da equipe de TI, um sistema de gestão e a definição dos indicadores críticos para cada negócio faz com que o desenvolvimento do dashboard traduza melhor as necessidades de cada departamento ou empresa, fazendo com que a corporação se torne muito mais competitiva. 

 

Quais os benefícios dos dashboards para a gestão de empresas?

Como o dashboard é uma ferramenta de gestão de visualização rápida dos principais KPIs de uma empresa, ele precisa ter uma interface amigável, de forma a facilitar o entendimento dos indicadores pelos gestores, ajudando a mensurar o resultado do departamento e auxiliando no gerenciamento mais inteligente e ágil. 

Segundo estudo da The International Congress University Industry (UNINDU), 83% das pessoas absorvem mais as informações por meio da visão, o que comprova a importância do dashboard para tomada de decisão, melhorando assim, o resultado do negócio, como metas de vendas, objetivos estratégicos e o desempenho do negócio etc. Os principais benefícios dos dashboards são:

 

Analisar fatores críticos de negócios da empresa

O gestor consegue ter acesso às informações mais críticas para o negócio como estoques altos, vendas em quedas, faturamento em baixa, entre outros pontos importantes. Dessa forma, o líder pode tomar ações corretivas para reverter o quadro.

 

Analisar dados em tempo real

Agilidade nas informações faz com que a empresa ganhe vantagens competitivas. As informações estão sempre disponíveis 24 horas por dia e de fácil acesso. 

Ter os dados de forma rápida e em tempo real sem a necessidade de acessar várias planilhas e fazer o cruzamento de dados manualmente torna a empresa mais ágil.

 

Melhorar a tomada de decisão

Ter acesso a dados de qualidade e com velocidade  melhora o processo de tomada de decisão e o desempenho da empresa. 

 

Otimizar tempo e recursos

Evita retrabalhos manuais e complexos cruzamentos de dados, otimizando o trabalho e o tempo das lideranças que ficam focadas na tomada de decisão e não em trabalhos operacionais.

 

Alinhamento estratégico

A sinergia entre os departamentos faz com o negócio se torne mais competitivo por meio do alinhamento entre as áreas da empresa e integração entre os departamentos. 

Todos os profissionais podem ter acesso rápido aos KPIs da empresa e a sinergia entre as áreas faz com se construam metas e objetivos em conjunto. Todos os times têm acesso às informações e isso é essencial para o sucesso do negócio.

 

O software ERP e os dashboards

Os dashboards são uma realidade para quem já utiliza software de gestão. Com os dados do sistema ERP é possível criar “visões” customizadas dos principais indicadores de negócio da empresa de forma rápida e com informações em tempo real. 

Ter esses painéis de controle junto ao ERP ajuda a ter dados mais assertivos e de qualidade, acessar rapidamente informações estratégicas para a tomada de decisão por parte dos gestores, como a queda ou aumento de vendas, valor do ticket médio, atendimentos realizados, faturamento etc.

O RZ Business, por exemplo, é um sistema de gestão completo e, por ser na nuvem, fica disponível 24 horas por dia.

O RZ Business beneficia os principais setores do seu negócio, como vendas, estoque, financeiro, área tributária, administrativas, entre outras. Quando você acessa os painéis de dashboards no RZ Business, consegue ver indicadores fundamentais para gestão da loja: vendas, estoque, ticket médio… Assim, consegue tomar decisões mais rapidamente. 

Ter um sistema de gestão com a ferramenta dos dashboards faz com que sua empresa tenha uma ferramenta poderosa para análise e tomada de decisão por parte dos gestores, tornando-a assim mais competitiva e ágil, o que impacta positivamente no seu faturamento.

Se você procura tomar decisões mais assertivas e ter uma visão completa do seu negócio com a ferramenta dos dashboards, por que não pedir uma demonstração gratuita do RZ Business? Conheça tudo que ele pode fazer por você e aprimore os processos do seu negócio hoje!

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!