A transformação digital já é realidade para diversos segmentos em todo o mundo, e não é diferente com as empresas de material de construção. O comportamento de compra dos consumidores tem acompanhado essa tendência da digitalização, e eles estão buscando maior comodidade durante suas compras. Tudo isso torna ainda mais necessário a criação de um e-commerce de material de construção.
De acordo com a ABComm, as vendas realizadas por e-commerce crescerão 18% em 2020, em comparação a 2019. Os marketplaces, pequenos negócios e compras via smartphone serão os grandes responsáveis por este crescimento.
Mas, será que chegou a hora de começar o seu e-commerce de material de construção? Se você busca aumentar o seu faturamento e alcançar ainda mais clientes, essa é com certeza uma das melhores opções. Continue lendo nosso artigo e entenda o porquê.
Por que criar um e-commerce de material de construção?
Você não pode ficar parado em sua loja esperando com que os clientes cheguem até você. Atualmente, as pessoas podem comparar preços e realizar compras na palma da mão, sem sair de casa.
Por isso é extremamente importante que a sua loja tenha uma forte presença digital, incluindo um e-commerce, assim os clientes encontram a sua empresa quando precisarem de materiais para construção.
Na sua loja física, o consumidor possui um horário restrito para tirar dúvidas, encontrar itens e comprar os seus produtos, mas com uma loja virtual, a sua empresa fica aberta 24 horas por dia e os clientes podem comprar a qualquer momento.
Além disso, a diversificação de canais de venda é uma estratégia que pode salvar sua empresa em momentos de crise, como durante um isolamento social, onde as pessoas evitam sair de suas casas e a economia tradicional sofre grandes impactos.
Como planejar a criação do e-commerce de material de construção
Para começar a desenvolver o seu e-commerce de material de construção, existem alguns pontos de atenção que precisam ser lembrados:
1. A escolha da plataforma da sua loja virtual
Existem diversas plataformas no mercado para a criação de lojas virtuais, mas o ideal é encontrar uma que seja desenvolvida de acordo com as suas necessidades, mantendo foco no varejo.
Uma solução ideal irá trazer a granularidade que você precisa para vender muitos produtos diferentes, e ainda proporcionar a melhor experiência digital para os seus clientes.
O Amplia Vendas é uma das soluções mais confiáveis e utilizadas do mercado, com uma plataforma versátil, prática e personalizada.
A ferramenta possui todos os módulos que você precisa para seu e-commerce de material de construção, como dashboard com a visão macro das vendas, cadastro de produtos e preços, gestão de pedidos, campanhas, pagamentos e relatórios.
2. Integração com o sistema de gestão
O ponto mais crítico na criação do seu e-commerce de material de construção é a integração da loja virtual com o sistema de gestão. Isso, porque a automatização de processos irá reduzir o seu tempo gasto com a manutenção do e-commerce e você poderá manter o foco nas atividades estratégicas.
A escolha ideal para a sua loja de materiais de construção é utilizar o sistema de gestão RZ Business aliado à plataforma Amplia Vendas. Isso porque existe uma integração entre os dois sistemas que permite a gestão unificada da sua loja virtual.
Com o RZ Business, você poderá gerenciar todo o seu estoque, vendas e relatórios em apenas um lugar, e tudo será automaticamente replicado para o seu e-commerce.
As outras ferramentas de criação de loja virtual geralmente não são integradas com o ERP. Isso gera retrabalho para sua empresa na emissão de boletos, gerenciamento do estoque e demais atividades da rotina de um e-commerce, que precisarão ser inseridas manualmente no sistema de gestão.
3. Controle do seu estoque
Em uma loja virtual, um dos principais pontos de atenção é sobre a disponibilidade dos itens da loja. É muito frustrante para os clientes tentarem comprar algum produto e no carrinho de compras ele aparecer indisponível.
Outro ponto ruim para o seu negócio é realizar a venda de algum item que você não tem mais em estoque. Ocasionando o aumento do prazo de entrega e, também, comprometendo a satisfação dos seus clientes.
Por isso, é imprescindível ter total controle sobre o seu estoque, e que isso seja refletido em seu e-commerce com a integração entre o RZ Business e a plataforma Amplia Vendas.
Além da melhor gestão do seu estoque, o RZ Business poderá trazer insights de venda, indicando itens que estão parados há muito tempo e que podem ser vendidos com descontos em sua loja virtual.
4. Logística para a entrega
Mais um fator importante a ser planejado é toda a logística para as entregas. Você precisa analisar se a entrega será feita por sua empresa ou se haverá terceirização, quais serão as taxas para o cliente final e os prazos para a entrega.
Também será preciso ter uma pessoa para fazer a separação dos produtos comprados pela internet, etiquetagem e embalagem correta. Dessa forma, os itens chegam em segurança e intactos para os clientes, minimizando as trocas e devoluções.
5. Planejamento de divulgação
Após a construção do seu e-commerce, será preciso traçar um planejamento para divulgá-lo e alcançar os seus clientes.
Você pode enviar e-mails marketing para o seu mailing de compradores avisando sobre a novidade. Além disso, comunicar em suas redes sociais e fazer anúncios no Google para alavancar suas vendas.
Outra boa opção é trabalhar o remarketing no meio digital, esta estratégia irá alcançar aquelas pessoas que abandonaram o carrinho de compras. Dessa forma, aumenta a chance de trazer aquele cliente de volta para a sua loja.
Produzir conteúdos relevantes também irá atrair mais visitantes para seu site e e-commerce. Você também pode aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), para que seu site e loja estejam na primeira página do Google.
Com todas essas etapas planejadas, a sua empresa estará pronta para começar a vender pela internet.
Como você viu em nosso conteúdo, a integração entre o RZ Business e o Amplia Vendas é uma excelente solução para o seu e-commerce de material de construção. Assim, você terá a gestão completa em um único local e evita retrabalhos manuais como alteração de preços, controle do estoque e cadastro de itens.
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