O que toda empresa do ramo de distribuição almeja é fazer com que os produtos cheguem aos seus clientes de forma rápida e eficiente. Nesse contexto, a roteirização de entregas na distribuidora deve ser infalível, pois é ela quem vai levar os bens a serem comercializados do seu negócio para os outros.
Isso é extremamente importante, pois todo o processo logístico é bastante complexo e repleto de desafios, que vão desde a gestão de frotas ao acompanhamento eficiente das entregas.
Para além disso, o setor vem sofrendo um boom de novas empresas o que traz, consequentemente, uma concorrência maior e mais predatória. Esse crescimento de empresas já reflete o crescimento do setor.
Em 2020, o ano do início da pandemia e em que muitos comportamentos de consumo mudaram e diversos setores da economia retraíram, o mercado de distribuidoras e atacados nadou contra a corrente.
O setor registrou um aumento de 20,2% em seu faturamento em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidoras (ABAD).
Considerando este cenário positivo para o setor, não dá para ficar para trás. Portanto, uma das missões dos gestores é cuidar das áreas da empresa para que tudo funcione bem e a torne competitiva.
A roteirização de entregas, portanto, é um fator importante na distribuidora e que precisa de atenção.
O que é a roteirização de entregas na distribuidora?
A roteirização de entregas na distribuidora é uma etapa de otimização de todo o processo logístico de uma empresa.
Como o nome sugere, é a criação de roteiros para realização das entregas de forma sustentável, segura e eficiente.
Para isso, os gestores devem considerar alguns fatores que estão diretamente relacionados com a área logística, tais como:
- frota a ser escolhida;
- tipo e quantidade de mercadoria a ser transportada;
- local de coleta e de entrega e
- as condições de trânsito e das vias.
Além dessas informações, outras também podem ser consideradas na hora de criar essa roteirização, como capacidade dos veículos e rentabilidade dos clientes.
De posse desses dados, os responsáveis pela área logística devem criar roteiros de entregas para que todo o trabalho seja otimizado e o custo por transporte de produtos seja o melhor possível. Ou seja, nem tão barato que prejudique o deslocamento dos materiais e a satisfação do cliente, nem tão caro a ponto de trazer prejuízos para a distribuidora.
Qual a importância desse processo para a empresa?
Em linhas gerais, a grande importância da roteirização de entregas na distribuidora se dá pelo fato de ela otimizar toda a programação das entregas com base nas informações de cada cliente e pedidos de compra.
Além disso, também contribui para a boa utilização dos recursos financeiros da empresa.
Isso se dá pelo fato de os gestores buscarem formas de reduzir tempo de entrega, distância percorrida e, consequentemente, os custos operacionais.
Por que você precisa ter uma roteirização de entregas eficiente na distribuidora: 6 benefícios
Como já falamos, a roteirização de entregas é um elemento fundamental para manter firme toda a cadeia de supply chain da empresa (cadeia logística). Com isso, ela traz uma série de benefícios que podem ser enxergados imediatamente após a sua implementação.
#1 Otimização de viagens:
Otimizar viagens não é necessariamente encurtar caminhos, mas sim fazer chegar ao destino da melhor forma, o mais rápido possível, sem gargalos.
É o estudo das informações das viagens que vai balizar as decisões para cada entrega. Ou seja, o gestor precisa saber o caminho a ser percorrido, as condições das estradas, a melhor opção de modal e até o melhor período para deslocamento.
Outro fator bastante importante diz respeito às necessidades do cliente. Por exemplo, se um cliente só recebe os produtos de tarde, o roteiro deve ser feito para que as entregas só aconteçam neste período. Caso contrário, os entregadores apenas perderão tempo e sua empresa perderá dinheiro.
Cabe ao gestor, portanto, saber os detalhes de cada cliente para que as entregas sejam realizadas da melhor forma possível. Assim, seus entregadores só fazem viagens quando realmente houver necessidade.
#2 Melhor produtividade
Ao trabalhar com uma roteirização de entregas assertiva, sua equipe tem em mãos, a todo instante, as informações essenciais para o seu trabalho.
Além disso, ao fazer esse processo por meio de uma ferramenta de gestão, como um ERP, tudo se torna ainda mais fácil.
Dessa forma, os colaboradores têm acesso fácil a informações de itinerário dos carros, produtos em trânsito, valores por carga, entre outras.
Eles podem, ainda, utilizar outras ferramentas de tecnologia que permitem unificar as informações já colhidas pelo próprio sistema. Neste caso, podemos citar instrumentos que ofereçam a análise da situação de avenidas e rodovias, condições de trânsito e até o acompanhamento em tempo real da performance do motorista.
#3 Segurança para carga e motorista
Com a roteirização, gestores têm controle sobre as rotas que seus motoristas farão, envolvendo, por exemplo, o conhecimento sobre o veículo utilizado, estradas percorridas e situação das vias.
Essas variantes devem ser consideradas pelo gestor ao montar a roteirização. Logo, a melhor escolha a ser feita deve ser aquela que apresenta melhor segurança para o motorista e para a carga a ser transportada.
Por exemplo, se você sabe que precisa escolher entre uma via mais rápida, porém com buracos e diversos casos de assalto e outra um pouco maior, mas segura, qual escolheria?
A roteirização ajuda justamente a fazer com que os gestores façam as melhores escolhas, considerando estado da via, tempo e distância percorridas e segurança no caminho.
#4 Redução de custos e despesas
Claro que não poderíamos deixar de falar da economia financeira que a roteirização de entregas proporciona às distribuidoras.
Com toda uma cadeia de logística sendo feita de forma ágil, a empresa consegue otimizar processos e recursos, o que traz uma redução de custos.
Um dos pontos a se destacar é a economia de combustível, uma vez que as rotas criadas permitem que entregas sejam feitas em menos tempo e com mais agilidade.
Além disso, você sabe por onde enviar os veículos da sua frota e evita estradas esburacadas. Sendo assim, garante um aumento no tempo de vida do veículo, o que elimina gastos de última hora com manutenção.
#5 Diminuição de erros
Quando a roteirização de entregas na distribuidora está funcionando de forma plena, as falhas nas entregas são potencialmente reduzidas. Tais falhas envolvem tanto as entregas feitas com atraso, bem como os extravios.
Os roteiros servem para prever quando os produtos chegarão a determinado cliente e como se espera que tais produtos cheguem.
Com o apoio de um software de gestão, o colaborador pode fazer o acompanhamento em tempo real para evitar quaisquer problemas durante o trajeto.
#6 Garantia da satisfação do cliente
Clientes de distribuidoras apenas querem que os produtos comprados – e que, em muitos casos, serão revendidos em breve – cheguem no tempo certo.
Logo, a roteirização contribui para que de fato a sua empresa cumpra com o combinado e entregue as mercadorias conforme a expectativa do cliente.
Claro que entregar os produtos no prazo é a obrigação de qualquer distribuidora. No entanto, em um mercado tão grande e em um país com diversos desafios logísticos, o ato de simplesmente entregar no prazo já é bem-visto pela clientela.
Eleve o nível de qualidade da roteirização de entregas com um ERP
As distribuidoras também podem contar com um sistema de software de gestão para revolucionarem a forma como lidam com seus processos internos e externos.
O ERP para distribuidoras ideal é aquele que cumpre a missão de otimizar processos, reduzir danos, eliminar gargalos e gerar insights para tomadas de decisões mais assertivas.
Entre esses processos impactados por um software de gestão também está a roteirização de entregas.
Um ERP eficiente é aquele que contribui com esse processo ao fornecer um ambiente propício para a criação de rotas de forma segura, ágil, prática e confiável.
Ao contar com um sistema para isso, você precisa que o software ofereça algumas funcionalidades que farão a diferença na hora de montar a roteirização, como:
- sistema de geolocalização;
- ambiente de pedidos;
- visualização das viagens e
- informações do estoque.
Com tudo isso integrado no mesmo ambiente e acessível de qualquer lugar, a qualquer momento, fica muito mais fácil ter controle sobre esse processo logístico.
Aliando essa ferramenta a esta área, você consegue construir processos cada vez mais eficientes, trazer mais agilidade e assertividade às suas entregas, reduzir custos e, claro, aumentar seus lucros.
Agora está na hora de você conhecer de vez o produto que vai revolucionar a sua distribuidora ao trazer processos mais assertivos e seguros para a sua roteirização de entregas.Conheça o Adaptive Business, o sistema de gestão para distribuidoras. Você também pode agendar agora pelo WhatsApp uma consultoria gratuita com um especialista, para conhecer os recursos que vão otimizar os resultados da sua distribuidora. Dê o primeiro passo para tornar sua empresa ainda maior!