A automação comercial veio para ficar. O que antes era um luxo disponível apenas para os grandes nomes do mercado, hoje se tornou uma ferramenta indispensável para se obter bons lucros e alcançar o sucesso empresarial.
Você não precisa mais ser um expert em informática para se beneficiar das vantagens da automação comercial. Basta estar atento ao mercado e escolher um bom sistema de automação comercial (os chamados ERPs) para levar sua empresa para um outro nível de produtividade e excelência.
Pensando nisso selecionamos 4 tópicos para você entender definitivamente o que é a automação comercial e como ela está mudando para melhor o mundo dos negócios. Vamos lá!
1 – Afinal, o que é automação comercial?
A automação comercial é a utilização de ferramentas digitais para a melhoria da gestão de uma empresa. O que antes era administrado manualmente, dentro de um ambiente de extremo risco de erros e incertezas, agora se tornou mais eficiente, confortável e exato. Antes da chegada dos sistemas de automação comercial, os ERPs, a prática da gerência empresarial era pontuada de atrasos e problemas de interpretação correta dos dados empresariais.
A automação comercial foi pensada para resolver os problemas de sua empresa com a ajuda da tecnologia, buscando um ambiente empresarial mais lucrativo e dinâmico.
2 – Como funciona a automação comercial?
Há muitos modelos disponíveis no mercado, indo dos softwares de instalação tradicional, até o modelo ERP, este mais dinâmico, conectado em nuvem e mais seguro. No caso do ERP, o cliente paga pelo modelo que melhor lhe convém, sem a necessidade de atualizações constantes e sem ter que instalar programas complicados. Todo o software ERP encontra-se em nuvem, conectado a servidores seguros e totalmente integrado.
Neste modelo é possível unificar diversas funcionalidades, tanto internas (estoques, contas a pagar, fornecedores) quanto externas (pontos de venda, leitores de preço, controle de atendimento aos clientes).
3 – Quais processos são otimizados pela automação comercial?
Integrar é a palavra de ordem da automação comercial. Sua empresa abandona o estilo desorganizado e lento e passa a operar de modo dinâmico. Num ERP é possível controlar a gestão
de um negócio em duas frentes dinâmicas:
- Assuntos pré-venda: tudo o que está nos bastidores de sua empresa. Estoques, cadastro de fornecedores, contas a pagar, fluxo de caixa, controle de folhas de ponto, funcionários, compras, cadastro de produtos e serviços. Esta é a “cozinha” de sua empresa, a parte que não está diretamente disponível aos olhos do cliente, e quando bem gerida representa mais lucratividade e menos dores de cabeça. Cuidando de modo automatizado da parte interna é possível compreender melhor como cada margem de lucro se comporta, criando estoques mais dinâmicos e evitando encalhes e compras desnecessárias. Isso mantém sua empresa enxuta e mais fluída.
- Assuntos pós-venda: tudo o que está ao olho do cliente. Controle de caixa, pontos de vendas, ordens de serviço, pedidos de compras, cadastro de clientes, promoções, descontos e acompanhamento de pós-venda. Neste setor o ERP é responsável pela gestão completa de seus clientes, visando manter seus consumidores fidelizados, evitando problemas durante e depois da venda e garantindo negociações mais assertivas e lucrativas.
4 – Quais as vantagens imediatas de um sistema de automação comercial?
Com um bom software de gestão você perceberá rapidamente os seguintes benefícios:
- Economia de tempo
- Informações mais precisas e seguras
- Encontre falhas através do software
- Melhoria na gestão de pessoas
- Benefícios ao controle financeiro
- Mobilidade: Gerenciamento de qualquer lugar do mundo
- Facilidade no controle de estoque
Créditos: www.administradores.com.br