Gestão de estoque: como fazer um controle eficiente em seu posto

Publicado em:

Gestão de estoque: como fazer um controle eficiente em seu posto

Você sabe o que é gestão de estoque e por que você deve fazê-la de modo eficiente em seu negócio?

Primeiramente, a gestão de estoque é importante pois é a grande responsável pela disponibilidade dos produtos ofertados aos clientes. Quem nunca foi a uma loja e voltou de mãos vazias quando não encontrou exatamente o que procurava? É frustrante, certo? Você não vai querer que seus clientes passem pela mesma situação. Por isso, seu negócio precisa estar bem alinhado com os hábitos de consumo do seu público.

A gestão de estoque, feita de modo inteligente, contribui para a fidelização de clientes que, sabendo que podem encontrar tudo o que precisam naquele local, passam a frequentá-lo habitualmente.

 

Gestão de estoque: como fazer

O segredo para fazer uma gestão de estoque eficiente é ter em mente 3 conceitos para guiar o estabelecimento de processos e rotinas em sua empresa.

  • Giro do estoque
  • Cobertura do estoque
  • Nível de serviço ao cliente

 

O primeiro item se refere à capacidade de ter seu estoque revertido em vendas para manter o capital de giro da empresa. Dizem que estoque parado é dinheiro perdido. Portanto, o ideal é trabalhar com mínimo viável de estoque para não perder capital.

O segundo conceito é a cobertura de estoque. É preciso verificar com precisão por quanto tempo o estoque atual cobre vendas futuras, considerando que não haja um novo abastecimento. Este processo vai evitar perda de vendas por falta de produtos além de ajudar no planejamento das compras junto aos seus fornecedores.

O último item se refere ao nível de serviço ao cliente. Em um posto de combustível, por exemplo, é possível verificar qual o montante que o posto pode ter deixado de receber devido ao desabastecimento e identificar pontos de melhorias para garantir que os consumidores encontrarão os produtos que necessitam ao visitar o estabelecimento.

 

Preveja as necessidades dos clientes

É preciso muita atenção ao controle de estoque em datas festivas e finais de semana, por exemplo. Faça uma projeção de vendas para as épocas de maior movimento em seu negócio e mantenha seu estoque abastecido para efetivá-las.

 

Escolha parceiros confiáveis

Além de qualidade e preço, é preciso também verificar se os fornecedores são confiáveis. Entregam o pedido na data prometida? São flexíveis quanto às formas de pagamento? Abrem uma exceção quando é preciso fazer um pedido urgente? Todas estas questões podem lhe ajuda no momento de selecionar os parceiros comerciais da sua empresa.

 

Controle é tudo

Estabeleça um processo para registrar de forma correta e precisa a entrada e saída de produtos do seu estoque. Esta rotina deve se constituir uma obrigatoriedade e ser cobrada rigidamente. Todas as movimentações devem ser anotadas, de preferência, em um sistema informatizado.

A falta de controle do estoque pode provocar muitos prejuízos, como perdas de mercadorias, extravio ou deterioração. Se você possui um pequeno negócio, as planilhas podem até resolver o controle da entrada e saída de produtos por um tempo mas o ideal é que você busque uma forma de informatizar sua gestão de estoque.

Opte por um software para lhe ajudar a realizar estas rotinas. Os dados registrados em um sistema podem gerar relatórios com informações importantes sobre preferências e tendências do mercado, por exemplo, além de oportunidades de promoções com base no inventário acumulado. Os dados podem ajudar a delimitar estratégias para a empresa e facilitar o aspecto operacional do negócio.

 

Conseguiu entender como fazer sua gestão de estoque de forma mais inteligente?

Se você gostou deste conteúdo, clique no botão compartilhar logo abaixo e marque seus amigos e companheiros.

 

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário