É fato que os avanços tecnológicos não param, e a hiper automação é uma das tendências que poderá transformar o seu negócio. Assim, a digitalização deixou de ser algo futurístico há muito tempo. Hoje, ela se tornou parte das necessidades básicas das empresas, como a necessidade de uma gestão automatizada e do trabalho remoto, por exemplo.
Por mais difícil que seja acompanhar todas as mudanças, o conceito de hiper automação promete facilitar o cotidiano das pessoas, das empresas e de toda a comunidade por meio da inteligência artificial e machine learning.
Não é à toa que o Gartner, um dos mais renomados institutos de pesquisa e consultoria do mundo, posicionam a hiper automação como uma das 10 principais tendências estratégicas de tecnologia do ano de 2020.
Que tal entender mais sobre essa tendência e os possíveis impactos em seu negócio?
O que é a hiper automação?
Para falarmos da hiper automação, precisamos, primeiramente, abordar a automação por si só, em forma de conceito.
Pode-se definir “automação” como um processo sistêmico que utiliza programação computadorizada ou mecânica para realizar tarefas em que era necessário interação humana.
Os principais objetivos da automação são reduzir custos e padronizar processos repetitivos e manuais, que não exigem grande esforço intelectual.
Já a hiper automação vai muito além e engloba ferramentas, métodos e a própria automação para se desenvolver. Podemos dizer que a hiper automação é uma estratégia a se aplicar desde a concepção do processo até a análise, design, automação, medição de desempenho e monitoria, por exemplo.
Quando falamos em hiper automação, a principal vantagem é desenvolver negócios mais ágeis desde o princípio, o que permitirá que as pessoas mantenham seus esforços em atividades cada vez mais inteligentes.
Não quer dizer que as máquinas substituirão as pessoas, pelo contrário, todo esse conceito traz a ideia de que homem e máquina caminhem em conjunto e colaborem entre si.
Algumas tecnologias essenciais para a concretizar hiper automação são a inteligência artificial, machine learning e o RPA (robotic process automation).
O conjunto híbrido dessas ferramentas permite que o processo de entender e desenvolver automações atenda às reais necessidades do modelo de negócio e traga mais resultados à sua empresa.
A hiper automação aliada ao ERP
O ERP (Enterprise Resource Planning) pode se tornar um dos grandes aliados da hiper automação e transformar sua empresa ao otimizar os processos existentes no dia-a-dia.
A ideia desse conceito é justamente permitir que você reduza custos do negócio e mantenha o foco em estratégias e análise de dados, o que trará vantagens, como:
- Economia de tempo
- Informações mais precisas e seguras
- Melhoria na gestão de pessoas
- Benefícios ao controle financeiro
- Mobilidade: gerenciamento de qualquer lugar do mundo
- Facilidade no controle de estoque
Algumas soluções ERP já possuem um certo nível de automatização de processos e podem ajudar na sua jornada para a hiper automação. É claro que, dessa forma, sua empresa precisa buscar um sistema inteligente e que proporcione essa evolução.
O que buscar em um ERP para fazer parte dessa inovação?
Sabemos que existem diversas opções de sistemas ERPs no mercado, mas a verdade é que não são todos que podem contribuir com a hiper automação em sua empresa. Dessa forma, existem algumas funcionalidades que você precisa encontrar no sistema inteligente para que ele te ajude nesta jornada, como:
- Sistema que automatize as principais rotinas operacionais (como fechar caixa, controlar de estoque e conciliação automática de cartões, por exemplo)
- Envie automaticamente e-mails com alertas, relatórios e gráficos
- Centralize e integre todos os setores da empresa
- Possua Business Intelligence para uma gestão com base em dados.
Toda essa automação comercial chegou para ficar e beneficiar as empresas com o uso das ferramentas digitais, o que inclui o ERP, ou sistema de gestão. Assim, a automação reduzirá erros por processos anteriormente manuais, e que agora se tornam eficientes e exatos.
Portanto, com a chegada dessa tendência, tudo o que possa ser automatizado, deve e será. Então, cabe a você entender como esse processo será feito em sua empresa. Por isso, acompanhar a evolução é fundamental e as decisões de negócio, incluindo a escolha do seu ERP, precisam fazer parte da inovação.
Agora que você entendeu o que é a hiper automação e as suas vantagens, que tal ler nosso próximo artigo e aprender como automatizar as rotinas do seu posto de combustível?