Invista na segurança do seu posto – seus funcionários e clientes merecem!

Publicado em:

Invista na segurança do seu posto - seus funcionários e clientes merecem!

Postos de combustíveis são estabelecimentos que lidam com equipamentos e produtos de alta periculosidade. Além disso, estão sempre ao lado de ruas movimentadas ou grandes avenidas. Como se não bastasse, a ausência de paredes ou muros deixa o estabelecimento ainda mais exposto a diversos perigos.

É por esses e outros motivos que você deve investir na segurança de seu posto. Funcionários e clientes que passam por ele todos os dias merecem ter a tranquilidade de que tudo está sob controle.

No post de hoje, você verá por que e como investir na segurança do seu posto de combustível.

 

Por que é tão importante investir na segurança do posto de combustível?

Todo posto de combustível está sujeito a diversos riscos. Alguns deles podem ser previsíveis, outros nem tanto. O que é certo, é que todos podem ser evitados se os gestores investirem na segurança do posto. Veja abaixo alguns motivos para investir na segurança.

 

Periculosidade dos produtos

Para começar, os produtos comercializados em um posto de combustível são, em sua grande maioria, altamente inflamáveis. Além disso, boa parte deles libera gases nocivos ao organismo. Os líquidos também podem causar danos à pele com o contato físico.

Portanto, os perigos estão no contato físico, inalação, ingestão (mesmo sendo improvável) ou explosão. Com tantos riscos, investir na segurança do seu posto se torna algo óbvio e obrigatório.

 

Movimentação de carros

No dia a dia é muito comum vermos exemplos do quão perigoso o trânsito pode ser por si só. Imagine, então, o grau de risco envolvido no trânsito dentro de um posto de combustíveis, onde há bombas de combustíveis que podem explodir com uma batida de automóvel.

O trânsito é extremamente imprevisível, mas você pode adotar medidas de segurança que visam minimizar os riscos envolvidos e garantir a integridade dos funcionários e clientes tanto quanto possível.

 

Localização

Devido à natureza do negócio, todos os postos de combustível estão localizados próximos a vias movimentadas, como ruas, avenidas, rodovias ou estacionamentos de grandes estabelecimentos, como shoppings ou praças de serviços rodoviários.

A simples localização dos postos já representa um aumento de risco relacionado aos imprevistos que podem ocorrer externamente. Nesse ponto, os perigos envolvem tanto riscos com o trânsito, quanto com qualquer outra adversidade que aconteça nestes locais.

 

Ausência de barreiras

Nenhum posto de combustíveis possui muros ou paredes que impedem a entrada ou aproximação de qualquer pessoa. Pelo contrário. O objetivo é que os motoristas tenham facilidade de entrar e sair do posto.

Porém, essa facilidade abre também uma área de risco envolvendo sinistros de todos os tipos, inclusive assaltos e outros crimes.

Armas de fogo representam um enorme risco dentro de um posto de combustível, e este é mais um motivo para investir na segurança do seu posto.

 

Normas regulamentadoras

Existem algumas normas que regem o trabalho em postos de combustíveis, e em outras empresas de forma geral. No caso dos postos, a principal delas é a NR 20, que dispõe sobre medidas de segurança contra explosões, incêndios e emissões tóxicas.

Mas, além disso, existem também outras normas e decretos que obrigam o posto a emitir diversos laudos e documentos, como o Mapa de Risco, o PPRA (Programa de Prevenção a Riscos Ambientais) e a Análise Preliminar de Risco, entre outros.

A não adequação às exigências das normas e decretos é passível de multa, processos judiciais e até mesmo interdição do estabelecimento, dependendo do caso.

 

Como devo investir na segurança do meu posto?

Treinamento da equipe

Não basta que o gestor conheça a NR 20 e suas disposições. Todos os colaboradores devem ser treinados em seu conteúdo e aplicar as diretrizes em seu trabalho. Esse treinamento deve ser feito por empresas especializadas e capacitadas.

O conteúdo varia de acordo com a função do colaborador, e a periodicidade varia de acordo com o nível do curso, entre básico (a cada 3 anos), intermediário (a cada 2 anos) e avançado (anualmente).

 

Sinalização

Uma sinalização eficiente e clara pode orientar os motoristas de forma a manter um percurso seguro dentro do posto de combustível. Investir na segurança do seu posto inclui manter a sinalização em bom estado e garantir que está orientando corretamente o fluxo.

Preste atenção também a indicadores de riscos, como placas e sinalizadores que indicam equipamentos ou produtos inflamáveis.

 

Limpeza

Algumas substâncias, como óleo de motor, podem causar acidentes ao facilitar a derrapagem dos carros. A forma mais eficiente de evitar isso é efetuando a limpeza diária, de preferência várias vezes ao dia, de toda a pista de abastecimento.

 

Manutenção dos equipamentos

É primordial manter a manutenção dos equipamentos em dia ao investir na segurança do seu posto de combustível. Falhas nas operações e nos sistemas de abastecimento podem causar incêndios, vazamentos, intoxicação ou grandes acidentes.

A melhor forma de prevenir isso é mantendo uma rotina de verificação e manutenção dos equipamentos, para garantir que tudo está funcionando como deveria.

 

EPC’s

Os Equipamentos de Proteção Coletiva, ou EPC’s, incluem extintores de incêndio, chuveiro lava olhos, kit de primeiros socorros, além das já mencionadas placas de sinalização. Também é importante que existam avisos que informem que é proibido fumar, além de orientar os motoristas a desligarem o motor para abastecer.

 

EPI’s

Por último, mas não menos importante, todos os colaboradores devem utilizar EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). Os mais recomendados são:

  • Botas de borracha;
  • Macacão de brim ou algodão;
  • Avental e luvas de PVC;
  • Óculos de proteção, boné e máscara respiratória.

A maioria das intoxicações e acidentes de trabalho ocorre pela falta de utilização dos EPI’s corretamente. Invista na segurança do seu posto e instrua seus colaboradores.

Além de investir na segurança do seu posto, fique atento à nossa newsletter para se manter atualizado e conferir as melhores dicas e práticas para seu posto.

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário