Marketing para pequenas empresas: devo fazer no meu negócio?

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Marketing para pequenas empresas: devo fazer no meu negócio?

Muitos empresários cogitam se o marketing deve entrar nas rotinas do seu negócio logo de início. Grande parte deles considera que o marketing é algo muito complicado e custoso para pequenas empresas, quando há tantos outros detalhes para se preocupar.

Neste post, vamos esclarecer que o marketing deve ter o seu lugar na definição do seu negócio e que não praticá-lo é um terrível erro estratégico. No artigo, você vai ver que não é preciso investimento logo de imediato. É possível, apenas com tempo e esforço, aprender algumas técnicas de marketing que serão muito importantes para o crescimento da sua empresa.

Com as novas possibilidades criadas pelo digital, o marketing para pequenas empresas se tornou uma realidade. Antes, pequenas empresas tinham o desafio de concorrer com as grandes. Com a Internet, o terreno está mais nivelado e o cenário virou.

Quer saber como o marketing para pequenas empresas pode ser inserido em sua rotina? Continue com a gente.

 

Presença digital é lei

Se sua empresa ainda não está online, você deve (depois de ler este post, é claro) mudar esta realidade imediatamente. Pessoas buscam informações sobre produtos e serviços na Internet a todo momento. Considere criar um site de imediato, um local que os visitantes, além de conhecerem sua marca, possam interagir com ela, dar feedback sobre produtos e serviços e sugerir melhorias.

Uma boa ideia é também estar onde a maioria das pessoas está: nas redes sociais. Crie perfis e insira sua empresa nas comunidades online. Você vai ficar surpreso com o tanto de informação que você pode descobrir sobre seu mercado e público apenas observando as interações no meio digital.

 

Busque parcerias

Uma forma simples de iniciar o marketing na sua empresa é por meio de parcerias. Identifique empresas com clientes que também possam se interessar pelos seus produtos. Por exemplo, se você vende softwares de gestão para empresas, buscar escritórios de contabilidade como parceiros pode ser uma boa opção já que ambos têm empresas como clientela, certo?

Além da indicação de clientes, ao criar ações conjuntas com empresas já conhecidas na região, você fortalece sua imagem e aumenta o alcance do seu negócio!

 

Venda benefícios, não apenas produtos

Ao realizar ações de marketing, lembre-se sempre que produtos similares existem aos montes. No entanto, benefícios que de fato resolvam um problema do cliente ou facilitem sua vida não são tão comuns. Portanto, é essencial buscar este norte ao criar sua estratégia de marketing.

Já que falamos das alternativas abertas pelo meio digital, uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, tem duas excelentes vantagens. Ao mesmo tempo em que é um canal de massa, com a opção de enviar mensagens para milhares de pessoas, ele também é um meio pessoal e um ótimo jeito de ter uma conversa um a um com seu possível cliente.

Ao entender como seu público pensa e no que ele está interessado, você pode nutrir este relacionamento através de e-mails marketing e outras ações e, assim, começar a vender para estes potenciais clientes.

 

Marketing para pequenas empresas TAMBÉM deve ter um cronograma

Não é porque seu negócio é pequeno que ele não precisa de planejamento, certo? A mesma coisa se aplica à sua estratégia de marketing. Para que ela apresente resultados, é preciso primeiro que você defina seus objetivos e como o marketing pode te ajudar a cumpri-los.

O segundo passo é planejar como e quando executar as ações que te levarão aos seus objetivos. Por isso, a importância de definir um cronograma que indique um responsável para cada ação. Desta forma, todos sabem o que e quando fazer, otimizando os resultados para o alcance das metas.

 

Viu como é possível começar a investir em marketing a partir de agora?

Não use o desconhecimento como desculpa. Se quiser saber mais sobre técnicas de marketing digital, sugerimos clicar aqui.

Se você tem alguma dúvida ou pergunta sobre marketing para pequenas empresas, deixe seu comentário que vamos te ajudar!

 

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