Você conhece o conceito de gestão de clientes? Na verdade, ele é uma ideia antiga.
Sabe aquele mercadinho que sua família conhece há tempos e que o dono deixa você marcar a compra porque confia que irão voltar e acertar tudo? O proprietário conhece sua mãe, pai e irmãos e sabe que produtos vocês precisam toda semana.
A mesma ideia se aplica para entender como fazer uma gestão de clientes eficiente. Você precisa conhecer o perfil de quem frequenta seu estabelecimento e se esforçar para agradá-lo e, assim, garantir que seus clientes voltarão a comprar de você.
A gestão de clientes torna-se um grande diferencial competitivo, principalmente para negócios que oferecem produtos de necessidades básicas como postos de combustíveis e mercados.
Neste artigo, apresentamos algumas dicas para você iniciar a gestão de clientes em seu negócio e explicar como a tecnologia pode automatizar esse processo fazendo você poupar muito mais tempo. Vamos lá?
Desenvolva uma cultura de empresa voltada para o cliente
Muitos empresários, ao pensar em gestão de clientes, já buscam uma solução de CRM (Customer Relationship Management ou, em português, Gerenciamento de Relacionamento com Clientes).
É verdade que a tecnologia hoje pode ajudar a automatizar muitos processos e oferecer dados que ajudam os gestores de empresas a tomar decisões vitais para oferecer aquilo que seus clientes realmente precisam.
No entanto, não adianta ter uma grande base de dados sobre seu público se, nas rotinas do seu negócio, você não tem uma cultura voltada para a satisfação dos clientes.
As perguntas para as quais sua empresa deve ter as respostas são:
- Qual é o perfil do cliente: quem é ele?
- Quais são os problemas e necessidades dos clientes?
- O que ele espera do meu produto e empresa?
Se essas ideias guiarem o desenvolvimento de seus produtos e política de atendimento ao cliente, você terá criado uma cultura na empresa voltada para os clientes. Desta maneira, vai conseguir fidelizar e atrair um número muito maior de pessoas para o seu negócio.
Monte uma estratégia de negócios inteligente
Ao criar sua estratégia de atração e fidelização de clientes, você precisa agir de modo consciente.
A primeira coisa é identificar e manter os clientes mais rentáveis. Afinal, você não vai querer perder para a concorrência aquele cliente de anos e que traz muita receita para sua empresa, certo?
A segunda coisa é pensar em como atrair e manter clientes de muito potencial. No início, é provável que alguns clientes comprem pouco e com menos frequência de você. No entanto, alguns deles podem crescer junto com sua empresa e serem grandes compradores e parceiros no futuro. Invista neles também.
Você quer contatos ou clientes?
Um dos principais erros na gestão de clientes é atrair um número de contatos maior do que sua equipe de vendas é capaz de atender.
Portanto, a gestão de clientes orienta o planejamento de vendas.
Algumas das coisas que você precisa saber é:
- Quanto tempo seu ciclo de vendas dura?
- Você precisa de mais tempo ou de mais organização para efetuar maior número de clientes?
O cliente nunca deve ser tratado como um número para bater as metas dos vendedores.
Outra coisa essencial é trabalhar bem o pós-venda. Afinal, as necessidades dos clientes não terminam após a assinatura do contrato ou a aquisição de um produto/serviço. É preciso ir além para impressioná-lo.
Invista em soluções de gestão e fidelização de clientes
Os sistemas de gestão utilizam recursos da tecnologia para organizar, automatizar e sincronizar planos de negócio com o objetivo de atrair e fidelizar novos clientes. Eles reúnem os hábitos, as preferências, as necessidades e as expectativas do seu público em relatórios de fácil compreensão.
Com eles, você pode criar programas de fidelidade com pontos e gerenciar o cadastro completo de clientes para definir, por exemplo, limites de crédito e realizar promoções periódicas de acordo com o perfil de cada cliente.
Além disso, você pode integrar seu sistema com equipamentos de identificação automática de clientes para aperfeiçoar seus processos e enriquecer sua base de dados. Com estas informações, você é capaz de oferecer soluções mais próximas da realidade dos seus clientes e, assim, fidelizá-los à sua marca.
Com essas 4 dicas, finalizamos este texto sobre gestão de clientes. Pronto para investir nessa ideia?
Se você quer algo assim na sua empresa também, você pode entrar em contato com a nossa equipe por aqui e ver como o Adaptive Business, sistema de gerenciamento para postos de combustíveis e lojas de conveniência, pode contribuir para a gestão de seus clientes com soluções de fidelização e BI (Business Intelligence ou, em português, Inteligência Empresarial).